Treinar de acordo com as emoções

Não é o mesmo que correr em uma esteira que fazê-lo na praia. Treinar de acordo com as emoções pode ajudar

sensações e treinamentoPodemos dizer, de modo geral, o sistema nervoso (SN) capta, processa e responde a informação que nos vem tanto do exterior do nosso corpo como do interior. O SN controla e relaciona todo o nosso corpo. Este tem vindo a evoluir ao longo dos anos em todos os animais, alcançando sua máxima expressão, possivelmente, no homem. O SN em cada um de nós é plástico, e não apenas coordena o inato, mas que também se adapta, aprenda e responde perante as experiências vividas (estímulos) que temos ao longo de nossa vida. Diríamos, pois, que o SN não só coordena funções internas, mas que também se adapta ao ambiente que nos rodeia. E que melhor maneira de enriquecer o nosso corpo, através do SN, que treinando tendo em conta as emoções e sentidos.

Eu sou um chato, eu sei, sempre falo do maldito princípio de formação variedade de estímulos. Para isso, e para demostraros o importante que é, a forma de divulgação, vos farei alguns exemplos simples em forma de questões.

Será que alguém acredita que é o mesmo fazer flexões de braços, com frio ou calor, ou com mais ou menos luz? Como na praia, na areia úmida ou seca, ou tocando a água, no alto da montanha, em um parque, em um ginásio bonito ou feio, no asfalto ou em qualquer outro lugar? Alguém acredita que tem os mesmos efeitos em nosso organismo correr para ajudar alguém economicamente (ação solidária), para ganhar uma corrida, divirta-se, observar boas vistas, ou outra coisa qualquer? Será que alguém acredita que é o mesmo fazer flexões em um ginásio em que nos atendem bem ou mal ou são mais ou menos educados na recepção? Bem, mas entendo que as respostas às minhas perguntas são óbvias, se alguém tiver alguma dúvida, vos digo que não, e não, não é o mesmo. Para ter uma boa experiência de treino e estimular o seu corpo a 150% de suas possibilidades, o que você faz e tem o objetivo que se tenha, vou recomendar que, a partir da leitura deste post, atiendas os seguintes pontos:

Trabalha, aguça e enfatiza seus sentidos

Ouvido

Correr ou fazer circuitos de resistência de força estimula o ouvido. Eu prefiro a natureza. Durante a semana, que há pouco tempo, eu prefiro os ginásios na própria praia ou parques, mas de modo nenhum te negarei que são as manchas, remédios alternativas antes de ir para o fim de semana ao local mais próximo onde há um ambiente mais natural do que urbano. Se você olhar, em cada estação do ano e em diferentes horas que tem o dia, há sons diferentes, seja na cidade ou em terreno montanhoso. Seja o tipo de animais, plantas, ou porque há menos carros circulando, ou mais ou menos gente passeando.

Se for a primeira hora de treinamento para um parque ou para a praia, poderá desfrutar da pouca gente que há, a gente não costuma ir a passeio ou a gritar às 6:30h da manhã. Se você tem alguma área perto de sua casa mais natural do que urbana, vê-la em moto ou carro e aproveita mais tempo nesse ambiente. Também, olhe para o som de teus passos quando corre pela praia, um dia depois de ter chovido, quando você está na terra e pedras, quando corre o cimento, quando corre na areia da praia, ou por qualquer tipo de pavimento. Se você tem a praia a seu alcance, eu recomendo que corra perto do mar (não na margem inclinada, pouco antes), ouvindo as ondas. Se você estiver em um parque, e ouvir o movimento das folhas das árvores. Atende a estas coisas, é realmente agradável.

De qualquer forma, eu gostaria de falar de dois tipos de ouvintes. O que nos permite ouvir os carros, claxons, conversas, pássaros, folhas, ramos e a que vai diretamente para os nossos pensamentos, de alguma forma, para a nossa alma. Quando você corre ou faz exercício pouco intenso, prolongado no tempo, de forma contínua, ouça dentro de você conversas que você teve recentemente com pessoas que te traz, que te ensina, que te valoriza, ouça a voz do seu parceiro, a gente que gosta de você, as boas notícias que você tem tido ultimamente, escuta essas coisas também. Mas acima de tudo, ouvir coisas positivas, em suas mãos está.

Olfato

Não deixe de atender ao cheiro das plantas, árvores e grama em um parque ou na montanha. Se o fizer na montanha pegue terra, frótatela entre as mãos e o cheiro por onde você está treinando. Desperte os seus sentidos. Se você faz exercícios na praia cheira o mar, o iodo, que vem através da brisa que costuma haver em áreas de praia.

Você também pode sentir o cheiro do alcatrão da estrada, da poluição, uma rua cheia de carros funcionando, isso sim, para perceber nocivo que é para ti e para vestir uma máscara da próxima vez, ou fazê-lo em outra hora a menos movimentada ou para ir para um pequeno oásis natural da cidade chamado parque.

Gosto

Pense nas sensações que você tem quando um pequeno-almoço ou um lanche ou comer, antes de um treino. Relaciona esses alimentos saudáveis, com o cuidar de si, o que você sente e a energia que você tem para desfrutar de um bom treinamento. Mesmo concentre-se em como se sabe, os alimentos que leve durante o treino, mesmo que seja apenas água. Atende a seu gosto no meio das respirações fortes provocadas pela intensidade do exercício.

Sente, durante o treinamento, como estas refeições ajudam a continuar, sente o quanto é importante ingerir esses alimentos, porque os efeitos de bem-estar são um pouco menos imediatos, ao recuperar de seu treinamento logo depois, ou durante, ou antes, e toma consciência da sua forma de alimentarte, pois seu desempenho vai diretamente relacionado. Mas há um outro tipo de sensações relacionadas com o gosto enquanto treinamos.

Quando superamos certas intensidades temos que abrir a boca para inalar mais oxigênio em uma única inspiração. O que acontece é que também entram sabores. Os de seu próprio suor e do ambiente que te rodeia. Pense, por exemplo, em uma lufada de ar quando estiver perto do mar, ou na montanha, ou no ginásio.

Toque

Eu recomendo que você hop, brinques, faça flexões, faça flexões de braços, corra ou vá de bicicleta por muitos lugares diferentes. Veja e observe as sensações que você tem quando você apoia as mãos ao fazer flexões de braços em uma pedra, lisa ou rugosa, na terra, em um colchonete, em um tatame ou apoiado na raiz de uma árvore. Estimula os receptores sensitivos da pele desta forma. Além disso, eu recomendo que você não se sobreprotejas.

Não utilize luvas, nem faixas ou joelheiras, nem nada que não seja estritamente necessário para o seu caso. Seja para pegar uma barra olímpica fria para fazer um supino, ou para fazer uma dominada em uma árvore. Seu corpo se adapta e tomará consciência de todo o seu ambiente com muito mais facilidade. Além disso, fazer uma dominada em uma árvore fará com que seu corpo se exercido de outra forma, se o fizer em uma barra no ginásio, ou em um corrimão mais grossa em qualquer passeio que tiver ao seu alcance.

Vista

Depois de alcançar um estado de forma aceitável para correr, te animo a que indagues caminhos pedregosos ou de terra com grandes sulcos. Você sabe o que acontece quando você vai por este tipo de pavimentos? Que seu corpo centra a atenção na vista, pois um passo em falso pode significar prejudicá-lo, então você vê exatamente como é, cada pedra, cada sulco, cada montículo de areia ou terra. Por outro lado, delicie-se enquanto corre por um pavimento mais seguro ou faz qualquer tipo de exercício físico com uma das melhores vistas que você pode encontrar em sua cidade.

Quando você treina, atende a um sentido, depois a outra, depois concentre-se em dois, em seguida, retorna para o outro e descubra a quantidade de coisas que se pode definir como fazer exercício físico, é absolutamente divertido e emocionante. Mas aproxime-se de ti, pouco a pouco, respeitando o princípio de formação de progressão (ainda a atenção para os sentidos), pois o que você pode descobrir que nem sempre é aceito rapidamente pelo nosso cérebro. Em nossas vidas, temos pouco tempo para pensar e sentir, usa o esporte pare de fazer isso e escarba até recontrate, pouco a pouco, com o que você é.

Atreva-se a viajar para a sua máxima essência treinando-os, conheça-se bem e utilize-o em todos os âmbitos de sua vida. Seguro, têm que dirigir ao longo e sair ganhando tu e todos os que te rodeiam. Você pode imaginar o mar de possibilidades que você pode abrir, simplesmente, treinando atendendo a suas emoções, pensamentos e sentimentos? É necessário desembozar os sentidos, vaciarnos das más energias que nos causam emoções negativas, que nos isolam do que somos e do verdadeiro sentido do por que nós fazemos ou não as coisas. Descubra por si mesmo, límpiate e abre sua mente, treinando atendo-se, também, às sensações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *