O segredo para manter a motivação alta

Se praticas desporto de forma regular, já sabe como é fácil perder a motivação. Isso ocorre, em parte, porque muitos atletas costumam fixar-se…

motivação-ginásioSe práticas esporte de forma habitual, já sabe como é fácil perder a motivação. Isso ocorre, em parte, porque muitos atletas costumam estipular metas difíceis de alcançar para seu nível. Há que ser realistas e ter consciência de que o caminho vai ser longo. Assim que começa por propor-lhe objectivos a curto prazo, que se ponham à prova constantemente. Essas metas, a curto prazo, se abordarem o objetivo final desfrutando do processo.

De acordo com a Teoria de Metas de Realização (Nicholls 1989), o ser humano avalia suas ações e definem suas realizações através de duas perspectivas de chegada: de tarefa e ego. A metas de tarefa promovem um clima de motivação baseado no próprio progresso, diversão, aprendizagem e o objetivo é superar a concorrência de si mesmo. Neste ambiente motivacional o prêmio é a execução correta e não o resultado.

As metas do ego propõem um clima motivacional caracterizado pela comparação social, a maior preocupação é com o resultado acima do processo. Este ambiente avalia a própria competência em função da comparação de sua execução com a de outros, com o fim de demonstrar ter maior habilidade que os rivais.

É normal que, se você fizer desporto junto a outras pessoas, você pegou como referência algum usuário ou técnico que tem uma estética corporal que impressiona. Este sentimento de competência ou referência externa pode te fornecer uma motivação muito elevada, mas também se acentua um sentimento de pressão importante, já que você está tão focado em superar os outros e que os outros reconheçam esse triunfo que não gostou, com todo o processo de treinamento, nem o aprendizado seja tudo enriquecedor que deveria e pode ser muito negativo a nível emocional, se não conseguir o objetivo desejado.

Na minha opinião, é interessante experimentar os dois climas motivacionais comentados, mas o mais interessante é concentrar a superação pessoal: concentre-se em superar suas próprias marcas, melhora seu equilíbrio entre massa muscular e massa gorda, avalia seus próprios progressos, etc. Para o sucesso você deve concentrar toda a sua atenção na tarefa, em fazer cada movimento corretamente, respeitando os tempos de recuperação, concentrado na correta execução técnica do exercício e com uma atitude apropriada. Isso tornará positivo e você vai se divertir diariamente com o seu treinamento. Além disso, a superação pessoal o ajudará a estar mais preparado e ser mais efetivo para essa competição ou para realizar qualquer atividade.

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