O runner, um ser motivado e feliz

Atualmente, correr está na moda. Mas para ser runner não simplesmente com vontade de correr, mas ter uma força mental para completar seus objetivos.

running

O atletismo é uma modalidade que está em um momento de crescimento total. De fato, assim o demonstra a quantidade de competições que se organizam e o contínuo aumento de participantes que chegam a elas.

No ato de correr, a capacidade aeróbica é a principal capacidade física envolvida no esporte. Esta avalia o estado de seu sistema cardiovascular, metabólico e respiratório (Taylor, Buskirk, e Henschel, 1955). Ou seja, é a capacidade mais relacionada com o seu estado de saúde (Castelo-Garzón, Ruiz Ortega, e Guitiérrez-Sainz, 2007; Ortega Ruiz, Castelo e louis jourdan, 2008).

Quando corre desfruta de uma série de benefícios psicológicos , como por exemplo o aumento de sua auto-estima, auto-confiança, funcionamento intelectual e estabilidade emocional. Ao mesmo tempo,conseguirá escapar da rotina, distraí-lo, libertar tensões, tolerar as frustrações e, sobretudo, retarte continuamente.

Durante a corrida, você pode viver um estado psicológico no qual você se sinta completamente imerso no que você está fazendo, capaz de escapar de pensamentos e emoções negativas e experimentando um estado de harmonia e equilíbrio em que o seu corpo e mente se conectam para trabalhar sem esforço, para lhe fornecer uma sensação de prazer e de que você está fazendo algo especial. Sensação estranha que parece impossível durante o estresse físico, mas acontece e é muito agradável.

Esta sensação pode ser temporário; pode influenciar o quilômetro de distância da corrida em que você se encontra e o momento fisiológico de energia que está vivendo. Shüler e Brunner (2009) notaram em um grupo de atletas bem preparados do que durante os primeiros 10 quilômetros de corrida este estado psicológico óptimo se encontrava em seus níveis mais altos e iam diminuindo progressivamente até chegar ao km 30, onde a maioria dos sujeitos estudados tocavam seu teto em relação a esta sensação. Neste momento coincidia com a maior queda de energia.

Mas para ser mais propenso a sentir este ótimo estado no qual esteja totalmente ligado com a tarefa, goste dela, não pense.. só fluyas, a sua personalidade deve lhe orientar para os seguintes parâmetros:

– Definir seus próprios objetivos e que as referências externas não se desviem do caminho.

– Propor um certo grau de dificuldade em seus objetivos, mas em consonância com o seu potencial e habilidades. Devem ser acessíveis , mas que te obriguem a emplearte a fundo.

– Estar extremamente concentrado na atividade, isso vai aumentar seu envolvimento.

– Ser perseverante, mesmo que tenha metas claras sempre aparecem problemas. Pois bem, essas situações são novos desafios, ideais para tornar a desafiar.

– Manter um diálogo interno positivo.

Nunca esqueça que o mais importante não é o que você faz, se não como você faz.

BIBLIOGRAFIA

– Fernandes, M. A., Godoy-Esquerdo, D., Jaenes, J. C., Bohórquez, M. R., Vélez, M. (2015) .Flow e desempenho em corredores de maratona. (pp – 9-19). Retirado em 28 de Junho de 2015, de http://www.rpd-online.com

– Farrera, S. A importância do esporte (2015). Retirado em 28 de junho de 2015, de http://www.psicologiabcn.com

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