Genética e treinamento – Máximo desempenho

Genética e treinamento

genética e esporte“A Genética não pode ser por mais tempo uma ciência esotérica, a genética nos diz respeito a todos: versa sobre a vida e a morte, sobre o significado e a resposta à incapacidade física, e sobre os novos dilemas morais criados por nosso crescente conhecimento”(Alan F. Wright e A. Christopher Boyd).

Quantos tereis ouvido ou dito coisas como:

“Minha genética não me permite adelgazarme”.

“Geneticamente sou incapaz de ganhar massa muscular”.

“Eu não sou feito para isso”.

“Ele leva a treinar três meses e já se vê uma mudança brutal na sua musculatura, e eu estou aqui há um ano e ainda nem me aproximo esteticamente a essa pessoa”.

De certeza que os que acudís a um ginásio ou fazeis desporto em qualquer outro lugar, o tendes ouvido e/ou disse alguma vez. Pois bem, eu vos direi que, em um estado de forma ideal, de acordo com o somatotipo (tipo de corpo que temos, somos feitos para um tipo de esporte específico. Ora, no domínio da actividade física e da saúde, a maioria da população (não profissional do esporte), há uma margem de melhoria muito amplo, seja na força, resistência e outros tipos de qualidades. Logicamente, se você é uma pessoa que tem uma herança genética para exercícios explosivos, como uma corrida de 100 metros rasos, e quer se tornar um campeão do mundo de ultramaratones, sinto dizer-lhe que tem de cru.

Entre outras variáveis, a ter uma maior proporção de fibras lentas sobre rápidas, faz com que a pessoa “x” que você possa começar a considerar em fazer algo em esportes de resistência. Mas, pensando na gente a pé, quem quer ser campeão do mundo de nada?. O que nos interessa é ser saudável, sentir-nos bem de forma integral e ter uma imagem saudável. Evidentemente, o que tem muitas fibras rápidas em seu corpo, a que se coloque a treinar a força intensidades submáximas (hipertrofia), você vai notar exteriormente mais cedo do que tarde. Mas, no final, não só se trata de imagem. De que me serve a mim que meu bíceps se pode tornar grande e marcado de forma rápida, se me doem as articulações por não respeitar o princípio da progressão, se me dói as costas porque eu não tenho compensadas as correntes ou mas posso desfrutar de uma excursão com meus amigos da montanha, porque me sufoco. As adaptações no corpo ocorrem a longo prazo e deve avançar progressivamente até atingir o objetivo universal: estar saudáveis de forma integral. No final, em grande parte dos casos, trata-se de reduzir o % de gordura, para evitar problemas em sua saúde, se trata de aumentar o % de músculo (para ter um metabolismo basal mais rápido que o lento), trata-se de baixar sua FC de repouso (para que seu coração em repouso lata menos vezes e, portanto, envelheça mais tarde), se trata de ter as cadeias musculares compensadas para não ter desconforto nas articulações, nem limitações em atividades da vida diária) e, por último, trata-se de levantar-se com vitalidade, energia e entusiasmo, essas adaptações intangíveis fruto de fazer exercício físico. Assim, como personal trainer, a mim não me importa se tu, em um estado de forma ideal, se pode dedicar para ser um lutador profissional, dançarino, da velocidade ou da maratona. O que eu quero é que seu corpo experimente mudanças positivas para a sua saúde. Trata-Se de hábitos. Na minha opinião, ter uma boa imagem, que deve ser sempre um objetivo secundário, uma vez que o ver-se bem esteticamente é fruto de um trabalho integral à saúde, baseia-se em dois pilares: A genética e o estilo de vida. E garanto-vos que o segundo ponto é muito importante. Há sociedades, como a de Okinawa), onde as pessoas vivem muitos anos e com uma qualidade de vida extraordinária. Okinawa é uma Ilha japonesa, em que habita a pessoa mais velha do mundo. Muitos pensaréis que essas pessoas sofreram, com o passar do tempo, uma espécie de seleção natural. E não vai desencaminados, mas a verdade é que as pessoas que hoje nascem e vivem neste lugar, herdou a genética velha, fruto de bons hábitos de vida de seus ancestrais. Está provado, hoje, que as pessoas de Okinawa que vão para outros países para trabalhar, e começam a adquirir hábitos nocivos para a sua saúde, morrem muitos anos antes, o que acontece, então, com a genética destes indivíduos? Perdoai, se pensais que me disperso e vou para o absolutamente geral, com um ponto quase filosófico, mas quando as pessoas me vem a se ver como profissional do treino e me diz, que quer ganhar volume no peito, ou ter mais nádega, ou adelgazarse 20 quilos, não é que nem ouvir, nem muito menos, mas como sempre, eu vou ao banco e começar des do começo, é claro, começando por não enganar a ninguém. Se você é uma pessoa com um somatotípo ectomórfico puro e duro, o que lhe custa ganhar massa muscular, eu te direi que você pode ganhá-lo, oferecendo ao seu corpo cerca de estímulos (exercícios) que vão nessa direção, mas também te digo que, se o que pretende ser é uma espécie de gladiador de raça negra enorme, sinto muito, mas não o será nunca, é melhor se concentrar em aceitar suas limitações e valorizar seus pontos fortes, que todos nós temos. O meu trabalho, juntamente com o meu grupo multidisciplinar, ao final, é demonstrar que uma boa imagem é fruto de um trabalho de hábitos saudáveis. Quando, como especialista em desempenho esportivo de MH, o diretor da revista me pediu que Jordi Cruz fora de um corpo de capa, aceitei o prazer, mais uma oportunidade para mostrar o que vos acabei de explicar acima. Alguns pensaréis que coloquei a Jordi fazer um trabalho de hipertrofia des do começo, des do primeiro dia para fazer centenas de exercícios de bíceps com muito peso, para que seu músculo crescer. Sinto decepcionaros mas não. O trabalho não se concentrar em outra coisa que não fosse adquirir hábitos de vida saudáveis. No post seguinte vou explicar, exatamente, como é o caso de Jordi Cruz foi um sucesso, trabalhando sobre a nutrição, o exercício físico e controlado, para a medicina.

A modo de conclusão, dizer-vos que, se você tem uma maior proporção de fibras lentas sobre rápidas, vos custará mais trabalho e tempo para aumentar o volume de seus músculos do que outras pessoas, mas vos direi que atendáis, por favor, a seguinte reflexão:

O corpo é um organismo que se adapta continuamente até o final de nossos dias. Qualquer ação física que façamos, terá consequências (positivas ou negativas), sempre. Se você dá a seu corpo os estímulos necessários para hipertrofiar, ou ganhar tônus muscular, ou o que quer que seja, o seu corpo, no final, sempre tenderá a adaptar-se nessa linha. Agora, eu te encorajo a que instaures bons hábitos de exercício físico, nutrição e vida saudável em geral, e você terá a melhor imagem que possa ter, começando a partir de seu interior, pois você estará tão bem consigo mesmo, que as pessoas ao redor irão notar, e não se preocupará se o seu bíceps é 5 cm mais grande ou mais pequeno.

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