Estilo de vida: a necessidade do equilíbrio entre nutrição e exercício

Como sabem, vivo da minha paixão. Em KOA Center conto com a ajuda de 25 profissionais especialistas em diferentes áreas da saúde. Carlos Sirvam…

Como sabem, vivo da minha paixão. Em KOA Center conto com a ajuda de 25 profissionais especialistas em diferentes áreas da saúde. Carlos Sirvam é um dos treinadores pessoais de KOA com a categoria de especialista. Carlos é Formado em Ciências da Atividade Fïsica e do Esporte, conta com um mestrado em prevenção de lesões e não lhe resta muito para terminar a sua titulação oficial de Osteopatia. Para este post, e com a idéia de aportaros o maior conhecimento possível, eu gostaria que leyeseis esta reflexão sobre o estilo de vida e a necessidade do equilíbrio entre nutrição e exercício. Vos dar uma visão ampla e profunda da importância deste equilíbrio.

Obrigado a todas as mudanças culturais e sociais, o ser humano transformou a natureza de seu trabalho e as suas necessidades de esforço físico. Este fato, e as mudanças na alimentação, nos têm conduzido ao aparecimento e proliferação de muitas das doenças que são atribuídos à nossa sociedade. A inatividade física foi associada com uma infinidade de doenças: obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão, diabetes tipo 2, câncer, doenças pulmonares, disfunção imune, doenças músculo-esqueléticas, motilidade intestinal, inflamação crônica, sarcopenia e vários tipos de doenças neurodegenerativas.

Por outro lado, não só as doenças que incidem na qualidade de vida. Outros aspectos, como a diminuição da força, da capacidade para realizar tarefas diárias, a redução da mobilidade e da possível perda de desempenho cognitivo, entendido como aquela faculdade para processar informações a partir da percepção. Estes, são elementos que também foram capazes de se vincular com a inatividade física.

Os dois fatores principais que interferem e determinam o estado de saúde das pessoas são as características genéticas e o estilo de vida adotado. Estes são definidos como processos sociais, hábitos, condutas e comportamentos que levam a satisfazer suas necessidades. Um baixo rendimento desportivo ou até mesmo a predisposição a doenças têm uma alta base genética, mas é o estilo de vida do indivíduo, o fator chave que determina o seu desenvolvimento.

Neste sentido, apresentamos os fatores nocivos que determinam se o estilo de vida é saudável ou não.

• Consumo de substâncias tóxicas.

• Dieta.

• Stress relacionado com o trabalho.

• Sedentarismo.
• Sono.

• Lazer e descanso.

• Exercício físico.

Dois dos principais fatores modificáveis que determinam o estilo de vida do indivíduo são o exercício físico (atividade que melhora a aptidão física e a nutrição (aproveitamento de nutrientes para desenvolver actividade).

No entanto, a chave do sucesso é o adequado equilíbrio entre os dois fatores. Existem dois processos metabólicos, cuja função são a síntese e transformação de componentes celulares. O primeiro deles, “anabolismo” (do grego ana ‘para cima’, e ballein ‘jogar’) é o responsável pelo aumento de massa muscular e, portanto, crescimento mais vinculado ao processo de (nutrição). O segundo deles, mais associado ao (exercício) é o “catabolismo” (do grego kato ‘para baixo’, e ballein ‘jogar’) responsável por degradar a massa para obter energia. Em caso de não obtê-lo do exterior cataboliza sua própria, começando por gordura e terminando por músculo.

A adequada gestão dos fatores modificáveis e encontrar um equilíbrio óptimo “anabolismo” vs “catabolismo”, são aspectos-chave para conseguir um bom estilo de vida, potenciar as suas capacidades , recursos e otimizar ao máximo o processo de treinamento. Um aumento considerável de cortisol (hormônio catabólico) é um indicador de estresse físico e mental muito elevado, em caso de persistência levará a uma disfunção do sistema imunológico. A testosterona e o cortisol estão diretamente envolvidas nos processos de adaptação do exercício do seu papel anabólico e catabólico, deste modo, o equilíbrio entre as duas é a chave. Em caso de predominar o catabolismo, haverá perda de massa muscular, perda de desempenho e elevação de uréia.

Insulina e glucagon, A insulina é um hormônio protéico que, entre várias funções, facilita a entrada da glicose para as células. A glicose é a principal fonte de energia para o cérebro e todas as células do corpo. O glucagon é um hormônio cuja principal função é estimular a produção de glicose pelo fígado, aumentando a glicemia. O principal mecanismo regulador para a secreção de glucagon é o nível de glicose no sangue. Quando os níveis aumentam, inibe a secreção de glucagon e um aumento na secreção de insulina, enquanto que quando a glicemia diminui aumenta a secreção de glucagon e diminui a insulina.

Porque é importante controlar a glicemia?

Manter o nível de glicose no sangue perto que o normal é a chave para evitar problemas de saúde. O exercício reduz os níveis de glicose no sangue, aumentando a sensibilidade à insulina, por isso que as células podem aproveitar qualquer insulina disponível para usar glicose, enquanto faz atividade física ou depois.

O ser humano, preparado para o exercício Da ciência foi estabelecido que o exercício de resistência pode estimular o crescimento de células do cérebro e melhorar a função cognitiva. Umas das principais características que fazem com que o homo sapiens seja uma máquina apta para o exercício de resistência e que não se encontram em nenhum outro primata são: eficiência energética, determinada pelo comprimento de certos tendões, pernas longas, com comprimento de passada larga, grande músculo glúteo maior, glândulas sudoríparas, redução de pêlos do corpo, o que facilita a dissipação do calor e a respiração através da boca.

Porque treinar a força?

Tradicionalmente em treinamento esportivo, a força foi identificado como a qualidade que nos permite manter, superar ou opor-se a uma resistência externa. Mas há muitos benefícios associados à sua formação:

• Obter uma melhora da sensibilidade frente à insulina.

• Melhorar a densidade óssea, prevenção sarcopenia e osteoporose.

• Aumentar a amplitude de movimento, preparar-nos para o esporte e reduzir predisposição para a lesão.

• Equilibrar a composição coporal e melhorar a postura.

Okinawa e sua longevidade o Acaso?

Os okinawanos têm tumores de pele escura são mais finos e ágeis entrada da terceira idade. as doenças crônicas do ocidente estão nos níveis mais baixos do mundo. 34 centenários cada 100.000 habitantes e um número incomum de pessoas acima dos 105 anos. São oficialmente as pessoas que mais vivem do planeta.
Os okinawanos têm 80% menos ataques cardíacos do que os americanos, também têm 40% a menos de câncer do que os ocidentais. Outros dados interessantes são os sistemas imunitários jovens, elevados níveis de hormônios sexuais e uma excelente saúde mental.

Todos os dados foram publicados pela ordem dos médicos Bradley e Craig concluindo que os resultados eram passíveis de repetição para o ocidente. Muito relacionados com os seus hábitos, dieta, atividade física e estilo de vida.

A população de okinawa baseia a sua dieta em uma alimentação baseada em vegetais de folha verde, peixe, batata e soja fermentada baixa em sal. Não consomem açúcares nem farinhas refinadas. Seguem uma clara restrição calórica, 40% menos do que a média americana. Combinam uma dieta anti-inflamatória, limitada em calorias, mas densa em vitaminas, minerais e gorduras anti-inflamatórias. Ao mesmo tempo realizam atividade física, atividade de trabalho e mental, com baixos níveis de stress.
Em suma, a longevidade não é por acaso, mas porque o estilo de vida os coloca na direção certa.

Conclusões
As mudanças na alimentação e alarmante inatividade física na sociedade actual nos têm conduzido ao aparecimento e proliferação de muitas das doenças que são atribuídos à nossa sociedade. Dois dos principais fatores modificáveis que determinarão o estilo de vida do indivíduo são o exercício e nutrição, a adequada gestão deles são considerados como aspectos chave para melhorar sua saúde e otimizar o seu desempenho. Manter o nível de glicose no sangue perto que o normal é a chave para evitar problemas de saúde. Restrição calórica, controle nutricional, o exercício físico e mental são os principais aspectos para diminuir esses níveis. Neste sentido consideramos que a melhoria no estilo de vida recai sobre a necessidade de equilibrar o exercício físico junto à nutrição.

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