Entender o treino de força

A força que você é capaz de exercer, em um determinado movimento vai determinar diretamente a potência.

shutterstock_103261571A força que você é capaz de exercer, em um determinado movimento vai determinar diretamente a potência, sendo este o fator determinante mais importante na imensa maioria dos esportes. Quanto maior a força exercida sobre uma determinada resistência, podendo ser uma barra ou o botão de punho, mas também perfeitamente o seu próprio corpo ou o de um adversário, o mais rápido da flora creek deluxe hotel apartments.

No caso de uma agachamento, por exemplo, se o peso da barra são 50Kg, e faço força em sentido contrário no valor de 50Kg esta, obviamente, não se moverá, se eu faço força no valor de 45, pouco a pouco me vai vencendo, enquanto que se ejerzo 55Kg a ferir-te-ei lentamente, aumentando a sua velocidade se eu aplicar 70Kg e mais ainda se fossem 100Kg. Lógico… Não É? Este mesmo exemplo razonaría a fórmula que mencionou no post anterior e que descreve a força (F=m*a). Portanto, se aumentamos nossa capacidade para gerar força em um determinado movimento, também aumenta a aceleração e/ou velocidade em que você será capaz de mover uma determinada resistência, e… o Que é se não a potência? Se a isto acrescentamos que é necessário uma intensidade de cerca de 70% do 1 RM, 60% em iniciantes, para melhorar a força (Feser, 77; Letzelter, 86; McDonagh, 84; Harre, 89; Allsen, 84; McDougall, 86) entendeu agora por que é ilógico que existam tantos atletas, profissionais mesmo, trabalhando a potência com cargas muito abaixo destes valores, mas a grande velocidade quando se tem provado uma e outra vez que a intensidade é muito mais determinante do que a velocidade no desenvolvimento da força. Se a isso lhe acrescentamos o fato de que a potência máxima é atingida quando a resistência utilizada permite a você fazer o mesmo movimento, a não mais de 40% da velocidade a que se pode chegar quando esta é mínima, que o treinamento com intensidades altas é o único que produz melhorias em toda a curva (Cormie, 2007), e que “a força máxima é um elemento necessário para continuar melhorando a potência em qualquer área da curva” (González Badillo) ainda tem menos sentido.

Ilustração de González-Badillo no módulo de Força do Mestrado em Alto Rendimento do Comitê Olímpico Espanhol

Em conseqüência, parece-me igualmente ilógica a posição daqueles que defendem que o trabalho específico de força, não tem sentido em esportes como futebol, basquete, tênis, e qualquer outro que tenha mudanças de ritmo e que com a própria prática com a bola é suficiente, sobretudo se tivermos em conta que “a combinação de diferentes cargas pode levar ao melhor resultado, já que existe a possibilidade de melhorar tanto a força como a velocidade, obtendo, como resultado, um maior aumento de potência” (González Badillo).

Hoje se sabe que aquele que tem mais força manifesta com intensidades altas, próximas de 1 rm, ou seja, o que mais peso é capaz de mover, não tem por que ser o que mais rápido se move uma resistência intermediária como pode ser uma raquete, bola ou o seu próprio corpo, na maioria dos casos e, portanto, não é o mais potente. Em contrapartida, toda melhora na força máxima repercute no total da curva, isto é, que se nós pegamos o que não é o mais forte, mas se o mais poderoso, e melhoramos a sua força máxima e, no mesmo gesto, também o fará a velocidade a que é capaz de mover qualquer resistência intermediária e, portanto, a sua potência.

Se analisarmos todo o exposto, veremos lógico que o mais importante no esporte não é tanto a força máxima que você é capaz de exercer em um determinado movimento, mas a velocidade em que você é capaz de mover uma resistência ainda que ambas estão intimamente relacionadas. Obviamente, se você é capaz de se mover mais rápido ou acelerar uma resistência em maior medida, significa que você foi capaz de exercer mais força ao mesmo tempo, ou a mesma em menos tempo. Se tivermos em conta que os gestos técnicos da maioria dos esportes onde a potência é uma vantagem competitiva têm uma duração de entre 100 e 350 milissegundos observamos que o realmente importante no desporto, excepto no powerlifting, não é o peso máximo que você é capaz de mover (1 RM), mas sua capacidade para desenvolver a máxima força possível no tempo que dura o próprio gesto. Isso é determinado pela inclinação da curva que podemos observar na imagem, e recebe o nome de RFD (Rate of force development – taxa de geração de força), que não força explosiva por mais que alguns se empenhem. Portanto, o objetivo de todo treinamento deve ser uma melhoria permanente desta curva, sobretudo, da sua verticalidade ou inclinação, mas também do pico máximo (1 RM) na medida em que isso possa ajudar a melhorar o primeiro. Lembre-se, o desenvolvimento da força não é o objetivo, mas uma ferramenta. O objetivo sempre será a potência.

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