Em Montserrat também há aventura

Um excursionista aparece no topo de Sant Jeroni por via ferrata Lhes Teresines

Ontem, sábado, fomos andando por Montserrat e gerações… Os vizinhos do montasterio e o estacionamento parecia um parque temático recém-lançado da temporada. Até lá chegamos a pé, desde o Aeri (na estação de FGC-se às margens do rio Llobregat). Uma vez na praça em frente ao templo, retomamos ar e continuamos subindo para Sant Jeroni. Dizem que há 1.350 degraus (nós não os temos).

Desde o ponto mais alto do maciço montserratino vimos chegar a alguns caminhantes verticais , que subiam pela via ferrata de Lhes Teresines. O primeiro grupo chegou com arreios e bagas de casal e mosquetões de segurança. O segundo grupo, um pouco mais tarde, alcançou o topo pelo mesmo cabo, mas sem arreios. Capacete sim levavam. E luvas. Eu, que sei bem a dificuldade e o grau de exposição da via, mas que ultimamente eu estou ficando um pouco psicopata de segurança, me pareceu mais indicada a escolha do primeiro grupo.

Nós seguimos caminhando para o Camell de Sant Jeroni, já por caminhos sem escadas de concreto, e chegamos ao Canal do Migdia, onde descobrimos um desses lugares mágicos de Montserrat, longe das multidões, os pavios e balaustradas. Para percorrer todos esses caminhos, é imprescindível levar um bom mapa. Nós tínhamos um exemplar do guia-mapa de Alpina, em que aparecem todos estes itinerários pouco costumes que já não são normalmente se arriscar os turistas.

A floresta canal do Migdia, do l'Ajaguda.

Por este canal subimos toda a serra e cruzamos o setor norte, onde nos esperava outro caminho em que apenas nos cruzamos com meia dúzia de caminhantes e escaladores em quase 2 horas de viagem de volta.

Então, de novo, no mosteiro, antes de descer outra vez até a estação do FGC, nós comemos os merecidos bocatas. No total, nem a idéia dos quilómetros percorridos. Um dado temos: o desnível positivo acumulado somou 1.760 metros (e de descida outros 1.760 metros). E uma conclusão: no Brasil há muitos caminhos solitários. Ficamos com a vontade de explorar a zona oeste, além de Els Ecos e perder entre as agulhas do Els Frares Encantats, que supomos que são do estilo da íngreme caminho do Portell do Migdia. E uma briga: os que quebram e/ou pintar os sinais dos PR e GR. O que narinas pensam?

Comentários FacebookSergio Fernández TolosaEscrito por Sergio Fernández Tolosa

Jornalista, aventureiro, escritor & “bunda de mau lugar”. Barcelona, estabeleceu-se no bairro de Gràcia, mas nômade por natureza. 42 anos. Gosta de ler, correr, pedalar em todos os lugares, subir montanhas, olhar mapas, realizar as viagens que sonha… A aventura que mudou sua vida? Atravessar de bicicleta, e na paciência os sete desertos maiores e mais emblemáticos do mundo: Austrália, Atacama, Mojave, Namibe, Kalahari, Gobi e do Sahara. Pedaleó 30.000 km durante quatro anos e aprendeu que os desertos são mais do que lugares vazios e planícies inertes. Todas as suas peripécias aparecem no livro 7 desertos com um par de rodas, com mais de 200 fotografias que ele mesmo fez durante as sete expedições. Este blog que começou quando ele se preparava para participar da Titan Desert compartilhando tandem com o castelhano. Superado o desafio, surgiu um outro, e depois outro, e mais outro… e aqui ela nos conta. Seu web site pessoal é www.conunparderuedas.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *