Dos EUA para o México (II)

Javier Colorado prossegue a sua viagem ao redor do mundo, dentro de seu projeto Colorado World Tour. A sua última etapa cruzou os Estados Unidos de norte a sul.

Etapas:

01/06/2014 Superior – Clinton (139 Km).

02/06/2014 Clinton – Gregson (161 Km).

03/06/2014 Gregson – Norris (136 Km).

04/06/2014 Descanso no Norris.

05/06/2014 Descanso no Norris.

06/06/2014 Norris – West Yellowstone (133 Km).

07/06/2014 West Yellowstone – Yellowstone National Park, o Canyon Village (70 Km) (Entrada em Wyoming).

08/06/2014 Yellowstone National Park, O Canyon Village (118 Km).

09/06/2014 Canyon Village – Grand Teton National Park, Flagg Ranch (108 Km).

10/06/2014 Flagg Ranch – Jackson (94 Km).

11/06/2014 Jackson – Smoot (137 Km).

12/06/2014 Smoot – Garden City (116 Km) (Entrada em Utah).

13/06/2014 Garden City – Ogden (149 Km).

14/06/2014 Ogden – Farmington (29 Km).

15/06/2014 Descanso Farmington.

16/06/2014 Farmington – Salt Lake City (33 Km).

17/06/2014 Descanso em Salt Lake City.

18/06/2014 Descanso em Salt Lake City.

19/06/2014 Salt Lake City – Grassy Mountain West Rest Area (119 Km).

20/06/2014 Grassy Mountain West Rest Area – Oasis (153 Km).

21/06/2014 Oásis – Ryndon (110 Km) (Entrada em Nevada).

22/06/2014 Ryndon – Rest Area I80 (98 Km).

23/06/2014 Rest Area I80 – Winnemucca (147 Km).

24/06/2014 Winnemucca – Lovelock (123 Km).

25/06/2014 Lovelock – Fernley (103 Km).

26/06/2014 Fernley – Truckee (121 Km) (Entrada na Califórnia).

27/06/2014 Truckee – Strawberry (97 Km).

28/06/2014 Strawberry – Sacramento (155 Km).

29/06/2014 Sacramento – San Francisco (203 Km).

30/06/2014 Descanso em San Francisco (14 Km).

01/07/2014 Descanso em San Francisco (60 Km).

02/07/2014 Descanso em San Francisco.

03/07/2014 Descanso em San Francisco (15 Km).

04/07/2014 Descanso em San Francisco (15 Km).

05/07/2014 Descanso em San Francisco.

Estados Unidos: Califórnia, Nevada, Utah e Arizona

Nada mais entrar em Montana, a recompensa por ter escalado um porto de montanha foi instantâneo, uma longa descida entre os frondosos bosques.

O fato de ter cruzado as montanhas significava que entrava em um novo ecossistema em que o Urso é o rei. Tudo o que Darren tinha me ensinado em minha passagem pelo Canadá era hora de colocá-lo em prática, durante os três primeiros dias de acampamento. Fui adquirindo o costume de deixar sempre a 30 metros do acampamento alforges da comida pendurado no galho de uma árvore, a revisar sempre antes de dormir que nada com um rastro de cheiro de comida estivesse dentro da loja, nem sequer a pasta de dentes. Dormir com a faca perto como última medida de segurança estava se tornando um hábito que já nunca perderia.

Para os lados da estrada, os cervos selvagens pastavam tranquilamente, mas também algum descuidado cruzava a estrada ao pleno galope, e o trágico resultado algumas vezes se dava, e terminavam mortos para o lado da estrada.

O tempo estava úmido, os pastos verdes e as florestas parecem não ter fim. Atravessar o estado de Montana, na primavera foi, sem dúvida, uma escolha acertada. Chegando à cidade Norris no meio da noite e sob forte chuva, parei no único hotel que havia aberto para pedir um lugar seguro para acampar. Foi então que conheci Josh e Penélope, um casal que tinha uma fazenda a poucos quilômetros e que me ofereceram passar alguns dias em sua casa para descansar, e continuar com toda a energia possível para o meu caminho para Yellowstone.

Situada às margens de um grande lago, a casa tinha uma paisagem com a assinatura “Made in Montana”, com as vacas que pastam nos prados, montanhas com o topo coberto por neve e o poder lago reflejándolas na superfície da água. Sem dúvida alguma, o melhor cenário para encontrar a paz e a calma.

Um

(Colorado, On The Road, ao lado de Josh e Penélope em Montana)

Durante um par de dias, me alimentaram como um legionário, tive tempo de pensar, refletir e avaliar não só da experiência, mas todas e cada uma das que tinha vivido ao longo da viagem. Josh se preocupo muito com a logística, que utilizava para documentar mim, dia-a-dia, e me ajudou melhorando-a com cores de vôo. Me deu uma nova caixa à prova d’água para a Gopro, já que a minha estava totalmente esmagada, me deu uma nova bateria de reserva, uma micro SD, um sistema autônomo para carregar baterias e até mesmo um adaptador wireless para poder se conectar à internet em qualquer parte dos Estados Unidos, e falar assim diária com minha família.

Quando retomar a viagem, só me separavam de 130 quilômetros, até a cidade de West Yellowstone, e a entrada oeste do parque nacional. Passe a noite a periferia da cidade para poder acordar, entrar no Parque e chegar até o campground que estava localizado no centro do parque, o Canyon Village.

Dois

(Colorado, On The Road, entrando em Yellowstone National Park)

Nada mais pagar as taxas de entrada, poucos pedais di para cruzarme com o primeiro cervo de muitos que veria o meu passo. A estrada era estreita, e passava uma área de floresta, até que consegui chegar a uma imensa pradaria, e contemplar os primeiros búfalos a partir de uma respeitável distância.

Três

(Colorado, On The Road, observando os búfalos)

Uma das primeiras coisas que se note nada mais entrar no supervolcan maior do continente e considerado em atividade, que conta com seu próprio clima. Apesar de estar em plena primavera, o ar corria frio e havia restos de neve nas montanhas. O Parque Nacional de Yellowstone é coberto pela neve dez meses e meio por ano, mais uma vez sentiu que havia escolhido a época ideal para visitar.

Meus novos companheiros seriam o lobo-cinzento, o lince, o urso grizzly e o urso preto, bisontes, pumas, alces e veados. Quando chegar ao campground me pus mãos à obra, monte a barraca de campanha, apanhei madeira suficiente para calentarme à noite e, pela primeira vez, acendi a fogueira usando a minha rocha. Pare tudo o que tivesse um cheiro atraente para os ursos em caixas metálicas chamadas Bearbox, e manter-me a salvo para a noite. Me prepare o jantar, veja longo tempo as estrelas junto ao fogo e fui logo dormir para acordar com mais energia.

Quatro

(Acampamento no Canyon Village)

No meu segundo dia em Yellowstone comecei a fazer um tour de 113 quilômetros, mas, desta vez, deixando todo o equipamento na loja para pedalar com mais leveza por toda a região montanhosa que compreende um dos supervolcanes mais grandes do mundo.

Do Canyon Village fui até Tower Roosevelt, atravessando o Dunraven Pass com 8859 pés de altura, a maior que eu pedaleado até o momento. Pude contemplar as cachoeiras de defesa de Queda e superar e sair ileso do atropelo de marcha-atrás de um gigante todo-o-terreno, quando parei para fazer uma foto de uma puñetera cabra.

Desde Tower Roosevelt pedalei ao lado da presença de búfalos e cervos até Mammoth Hot Springs, onde pode admirar o colorido das fontes termais, produto de alta atividade geotérmica do parque. Inicie a volta ao acampamento, passando por Norris e, finalmente, chegando ao Canyon Village.

Cinco

(Colorado On The Road em Mammoth Hot Springs)

Durante toda a minha estadia em parque nacional, a presença de animais herbívoros foi constante, mas não tive a oportunidade de observar nenhum predador durante o dia, e a sorte de não vê-los em frente à minha loja à noite. A elevada atividade geotérmica do parque era um dos atrativos turísticos, constante mente via as caldeiras, fontes quentes e geiseres. Mas para mim a ideia de dormir dentro de um supervolcan ativo me roubava muito sono, e já era hora de continuar.

Minha última jornada me levaria a visitar o Yellowstone Lake e a sair do Parque Nacional, para chegar até o Grande Teton National Park. Pedalando pela estrada solitária, mais uma vez, vi como o destino seria de minha parte. Um enorme árvore caiu em frente de mim cortando a estrada, alguns segundos antes, e eu teria sido esmagado. Os carros começaram a se acumular e, em poucos minutos tínhamos formado um grupo de 30 homens, para tentar liberar a estrada à base de puro músculo. Finalmente, um dos carris ficou nublado e o tráfego é reanudo enquanto chegavam os Rangers do parque para concluir o trabalho.

Seis

(A árvore caída cortando a estrada)

Meu avanço para Salt Lake City não foi tarefa fácil, o vento contra de Wyoming, parecia que não queria que ele continuasse com a viagem e os portos de montanha não cessavam. Os dias iam passando, mas sempre iniciava com força e tinha acabado completamente esgotado. Quando entre em Utah e alcance Salt Lake City, pude relaxar depois de umas jornadas exaustivas cavalgando sem parar com o meu cavalo.

Mas o fato de que, no início de cada jornal específico, o itinerário que eu segui e que em vários dias coloque “Descanso…”, na verdade, é quando mais trabalho eu tenho para documentar a viagem. Meus pés repousam mas meus afazeres aumentam. Hospedado em uma pousada da cidade, libero minha mente de pressão de encontrar acampamento, mantenha-me a salvo dos perigos da estrada, da vida selvagem e das condições climatéricas, para substituir essa pressão por intermináveis, mas ociosas horas em frente ao computador.

Escrever diários, editar fotos, vídeos, atualizações GPS, atualizações do meu site, Facebook, Twitter, Canal do Youtube e Vimeo, escrever e responder e-mails de imprensa, entrevistas, mensagens de meus queridos seguidores e encontrar esses preciosos minutitos para falar com a minha família. Os dias dos termino consertando buracos, limpar e fazer a manutenção do meu cavalo, escolhendo a roupa e caindo na tentação da comida rápida para o jantar, e para não atrasar mais a incrível recompensa de dormir entre lençóis limpos, coberto e protegido.

Mas amasse esta aventura como eu a amo, mas disfrutase tanto documentándola e compartiéndola com meus followers, mas se me encogiera o coração com cada mensagem de apoio e admiração que me enviáis…obviamente não encontraria forças para continuar a trabalhar desta forma.

Em Salt Lake City para levar-me em frente ao televisor e protegido com a minha bandeira espanhola, a mesma desilusão que todos nós levamos, ao ver como o Chile pulverizaba nossas esperanças de voltar a ser campeões ao vencer a nossa Seleção. Mas apesar do fracasso desportivo de nossos internacionais mais queridos e admirados, o sentimento de gratidão por estes seis maravilhosos anos do melhor futebol com a empresa espanhola, é claro, e que me enche de orgulho patriótico.

Não era o momento para lamentações, uma vez limpa a minha agenda de deveres e com as pernas dançando ao som do pisa, era o momento de embarcarme em outra grande etapa para percorrer 1430 quilómetros até chegar a San Francisco, sem fazer nenhum dia de descanso para poder passar mais tempo nesta cidade californiana.

À tarde, no meio de um deserto de sal em Utah e, antes de atravessar a Nevada, às 00:00 horas de acordo com a faixa de horário espanhola, no km 19.195, completei 28 anos de idade. Naquela noite, o passe no meio do deserto de Nevada, só, sem parentes nem amigos e sem cerveja, não tinha ninguém com quem brindar. Mesmo assim, foi um momento especial sob as estrelas, rodeado pela tranquilidade do deserto.

Sete

(Colorado On The Road do deserto de Utah)

O norte de Nevada é puro deserto, com vários quilômetros sem nada mais que areia, arbustos e cascavéis. As retas são infinitas e as colinas pareciam não ter fim, de vez em quando, as montanhas estavam em meu caminho e sob o sol escaldante das superava tentando poupar o suor.

Cada noite, na hora de acampar, acender um pequeno fogo e disperso das cinzas ao redor do meu acampamento, com a esperança de evitar que as cascavéis encontrem debaixo da minha loja um pequeno buraco quente, em que dormir. Cada dia ao acordar eu saio da loja com cuidado e levanto do chão com mais cuidado ainda, para o caso de algum réptil decidiu dormir sob o meu acampamento. Apesar de que, felizmente, não me leve nenhuma surpresa matinal, se eu tive ao longo do caminho.

Oito

(Uma das muitas cascavéis que vi no deserto)

Quando levo etapas de tão longa distância entre duas grandes cidades, cada dia é importante manter a moral alta. Estar mais de dez dias de caminho, sem tomar banho, dormindo na loja e pondo-me a cada manhã a mesma roupa, os pequenos prazeres ou pequenas recompensas são fundamentais para não se sentir desmotivado. Por isso, uma vez atravessado o duro deserto do norte de Nevada, depois de ter deixado as infinitas planícies e os ventos fortes, depois de conseguir entrar na Califórnia e suas florestas verdes, de atravessar, pela segunda vez, as Rochosas, de atravessar o lago Tahoe e depois de ter cumprido 20.000 quilômetros, encontrar um momento de paz ao lado da fogueira com uma cerveja gelada, é um privilégio que nunca deixarei de lado.

Nove

(Colorado On The Road ao lado do fogo na Califórnia)

Quando atingir Sacramento, já só me restavam 203 quilômetros para alcançar San Francisco, assim, nem curto nem preguiçoso, execute a etapa mais longa até o momento em que o continente americano depois de 10 dias de caminho…Ole!!!

No bairro de Palo Alto, no sul de San Francisco estava me esperando Fernando, um follower que eu convido-o a passar dias em uma Hacker House, uma casa que aluga quartos por pessoas que vêm a São Francisco em busca de financiamento para desenvolver uma ideia tecnológica. Fernando também me ensinou a sede do Google, Facebook e Twitter, enquanto me explicava que em San Francisco se passa praticamente o mundo tecnológico que hoje em dia conhecemos.

Dez

(Colorado On The Road”, junto com Fernando)

Mais uma vez a minha mensagem de Facebook pedindo ajuda para encontrar uma casa, tinha-me deixado várias sublimes convites para ser hospedado. Depois de atravessar a cidade até chegar à zona norte, me hospedando vários dias na casa de Bárbara, irmã mais velha de uma boa amiga, em madrid, e consegui os Javier, um amigo de Madrid, que eu conheci na minha Erasmus em Itália quando chegou a visitar um colega.

Onze

(Colorado On The Road ao lado reunidas Javier)

Vivi o 4 de Julho, o dia mais importante para os americanos no dia do aniversário da independência, mas tenho de reconhecer que para um português acostumado com os fogos de artifício valencianos, não me soube a muito. A manhã que voltei para preparar a moto para voltar de novo à estrada, tive uma reunião com o Grupo Imagine para fazer-lhes uma exposição do meu projeto, e transmitir-lhes que não há nada mais bonito do que lutar por um sonho, para depois cruzar com ele na bicicleta, o Golden Gate.

Usava mais da metade de minha rota por Estados Unidos, mas ainda me restava das etapas mais duras não só do país, mas também da viagem.

“A única maneira de alcançar seus objetivos, é a base de esforço e trabalho.”

Doze

(Colorado On The Road”, junto ao Grupo Imagine visitar a Golden Gate)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *