Dos EUA para o México (I)

Javier Colorado prossegue a sua viagem ao redor do mundo, dentro de seu projeto Colorado World Tour. A sua última etapa cruzou os Estados Unidos de norte a sul.

Entrar nos Estados Unidos foi nada mais do que emocionante. Um país em que tanto tenho ouvido falar e quantas vezes tenho desejado visitar, e sobre toda a costa oeste.

Em meu caminho para Seattle, onde eu estava esperando que Elena uma incondicional follower andares, tudo o que cruzei foram pequenos vilarejos. Pouco a pouco eu costumava mais os cruzamentos em X, mas tenho de reconhecer que eu sou mais do que uma boa rotunda. A espera de 30 minutos para que os longos comboios cruzassem a estrada cada vez eram mais calmas, e as duas manhãs que eu acordei na loja de campanha antes de chegar à capital, Washington, dava-me os bons dias um policial muito encantador a cada vez que me dizia, “Tio, aqui é proibido acampar, pírate já”.

Quando chegar a Seattle, Elena veio para me pegar para me levar para sua casa, localizada no meio das montanhas de Redmond, onde vive com seu marido americano Tomi, seus cães e gatos.

Depois de uma boa farra com uma cerveja fresca, cada vez ia conhecendo mais a Elena, suas origens em Denia, o seu desejo pela viagem e da aventura, o seu amor pelos animais e a natureza, a história de como conheceu Tomi aos 18 anos, e algum tempo depois voltaram a se reencontrar.

colorado_on_the_road_eeuu(Colorado On The Road almoçando na casa de Elena)

Na manhã seguinte, Elena me preparo um café da manhã carregado de energias e fomos de visita às antigas vias de comboios que transportavam toneladas de madeira décadas atrás, e contemplamos a cachoeira mais alta de todo o estado, Snoqualmie Fall, com 82 metros de queda. Sem demorarnos muito voltamos para casa para descansar e acordar cedo no dia seguinte, porque o tour que eu tinha preparado pelo Seattle era para ser completo.

colorado_on_the_road_usa(Colorado On The Road ao lado de Elena em Snoqualmie Fall)

Começamos o dia com uma parada muito significativa para mim, o Viretta Park. Neste parque normal, tinha perto de sua casa familiar, uma das pessoas que mais influenciou a música, marcando um antes e um depois. Este artista saía de sua casa, e costumava-se sentar em um banco para beber cerveja, fumarse um charuto e pensar sobre a sua música. O momento em que me sentei no mesmo banco que ele, eu me senti mais ligado ao músico que mais me influenciou na minha vida, Kurt Cobain.

Nossa próxima parada foi a Pioneer Square, de onde saíram os pioneiros que viajaram para o Alasca, pela febre do ouro. O Konklide Gold Rush Museum, se aproxima mais da realidade em que muitos mineiros perderam a vida nas duras subidas à montanha, e apenas alguns poucos conseguiram se tornar ricos.

A cidade de Seattle deve o seu nome ao chefe dos nativos americanos, que povoaram estas terras antes da chegada do homem branco e negocie com o seu transporte para uma reserva em um lugar isolado, e com algumas extensões de terras muito menores. Na Pioneer Square, encontra-se a estátua comemorativa ao chefe Noah Settle.

colorado_on_the_road_viajar(Estátua de Noah Settle)

Esta inovadora cidade em constante expansão, tem um contraste entre o moderno e o tradicional. Sua fortaleza empresarial centra-se na Sede da Microsoft, viu nascer o primeiro Starbucks dos milhares que existem hoje em dia por todo o mundo, e a natureza torna-se um componente a mais da cidade, banhada pelos lagos Washington, Union e Puget sound.

Conhecemos o Pike Market Place, um mercado antigo, que quando esteve a ponto de fechar as suas portas, os cidadãos através de suas doações realizaram os trabalhos de restauração, e hoje em dia, os seus nomes permanecem as telhas do mercado.

Perto do mercado encontra-se The Seattle Gum Wall, onde se faça a minha pequena contribuição e um chiclete sabor menta, enquanto eu me perguntava quem tinha sido o artista que pegaría o segundo, já que tenho certeza de que o primeiro foi considerado um vândalo.

colorado_on_the_road_travel(Colorado On The Road e um chiclete no The Seattle Gum Wall)

Elena me mostra, antes de voltar para casa o Gás Work Park, uma antiga fábrica transformada em um parque à beira do lago, dando por concluído um dia completo de turisteo.

Depois de um dia de descanso e de organizar todos os meus afazeres na linda casinha da montanha de Elena e Tomi, me coloquei de novo em marcha. Pouco a pouco fui deixando as montanhas atrás e tudo virou verdes prados e uma infinidade de campos de cultivo.

Naquela noite, dormi em um camping habilitado apenas para lojas de campanhas, um Campground, o primeiro de muitos ao longo de minha viagem pelos Estados Unidos.
A manhã do dia seguinte, não fui consciente da surpresa, que teria ao final do dia, tudo parecia que estava a desenvolver com normalidade e assim foi até chegar à cidade de Vantage. Com a intenção de evitarme o pagamento da quota por uma parcela no campground, pergunte aos jovens a ver se conseguia dormir em seu terreno e compartilhar os custos. Matt e sua namorada, junto a outro cicloturista, Luster, não me colocaram nem a mais mínima cola. Eles tinham se conhecido horas antes de minha chegada, e tínhamos algo em comum, todos íamos para o Sasquatch Music Festival, e eu me incluo porque Luster não demorou muito em regalarme um bilhete que lhe foi inundada para viver três dias de festival.

Ficamos várias horas reunião para nos conhecermos sentados ao redor do fogo e bebendo cerveja, mas poupando energias por que, no dia seguinte começava o bem. Enquanto Matt e sua namorada estavam no carro ao festival, Brilhante e eu fomos juntos de bicicleta. À medida que nos se aproxima mais e mais a cidade de George, estávamos jovens que, como nós, andavam atrás de Sasquatch.

colorado_on_the_road_bike(Colorado On The Road ao lado Brilhante e Matt a caminho do festival)

Era quinta-feira, 22 de Maio, e o festival não começava no domingo pela manhã. Alguém poderia pensar que seria dos poucos que chegariam para instalar a loja e o campo um dia antes, mas a realidade é que não cabia nem um alfinete na área de camping.

Fiz boas relações com os meus vizinhos, Nick e Samantha, e simplesmente passamos a tarde de muito bom humor, contemplando, como quase a maioria das pessoas havia trazido da casa sobre rodas. Minha pequena loja de campanha era uma formiguinha diante das autocarabanas totalmente equipados, a implantação de fogões, geladeiras, sofás, tendas…se apresentava muito bem.

Quando o sol saiu, todos nós acordamos para iniciar o festival, juntamente com uma pequena ressaca. Pela frente tínhamos um fim de semana, com 12 horas de música ao vivo por dia, 5 cenários e a jóia da coroa, o palco principal localizado junto ao canhão do rio Columbia, simplesmente incrível.

A primeira música tocou e o descontrole prendeu todos os presentes. Não conhecia muitos dos grupos de música, mas o show da banda The Naked & Famous, libero toda a minha adrenalina.

usa_colorado_on_the_road(Colorado, On The Road, levantando a única bandeira espanhola do festival)

Mergulhado entre os míticos vasos vermelhos de cerveja, comida rápida, jogos de beber, rock & roll, o melhor bom rolo que eu poderia ter imaginado conhecendo pessoas de todo os Estados Unidos e Canadá, e ostentando a única bandeira espanhola de toda a colina. Me passaram os três dias voando.

A manhã de segunda-feira parecia uma travessia de zumbis pegando o acampamento e, voltando à vida real, sou um deles, mas era um dos poucos que faria em bicicleta. Me despedir de todos os meus novos amigos, foi mais uma vez um passo difícil, mas cada vez me custa menos graças a que sempre olho para trás com carinho, e para a frente, com emoção.

Voltar de novo para a estrada se tornou um pouco difícil os primeiros quilômetros, tinha muita cerveja que suar, mas, logo que recupere o meu ritmo de pedalada tudo voltou ao normal, ou pelo menos acreditava.

Pedalei 152 km George até a cidade de Riztville totalmente ausente do que acontecia na estrada, tinha a mente completamente divagava em uma série de pensamentos minando minha motivação com uma série de dúvidas. Não deixava de pensar nos momentos que vivi no Camboja ao lado do meu amigo Diego Morodo, junto ao cicloturista alemão Johannes, os bons momentos em Banguecoque perto Pier, os recantos naturais, que conheci graças a Darren na Ilha Victoria, a cidade de Vancouver, que tanto me maravilho e como junto com Jorge me senti de volta em Madrid. As energias que recobre na casa de Elena e que havia fundido o Sasquatch Music Festival ao lado da longa lista de novas amizades que cada segundo. Naquele dia eu me senti mais só do que em toda a minha vida, vinha de viver tantas experiências boas com tantas pessoas boas, que agora eu tinha medo de continuar a viagem porque não sabia quando ia conhecer alguém mais.

Quando chegar em Ritzville, esgotado emocionalmente, não vi outra solução para passar a noite que pagar por um quarto em um Motel. Tive tempo de reparar uma série de câmaras que havia visitado, mas meu pau emocional não tinha como consertá-lo. Pela manhã me ficar deitado na cama ouvindo a cada cinco minutos, o alarme que tinha me programando para se pôr de novo em pé, mas não podia. O único esforço que fiz foi o de fazer a ligação por telefone para o escritório para dizer que eu ficaria mais um dia.

Passe o dia todo deitado na cama mudando de canal na televisão constantemente, e me custou muito encontrar novamente a motivação para seguir em frente na manhã seguinte, mas mais uma vez eu encontrei um rastro de luz que me ajudou a seguir.

A minha chegada noturna e sob os aguaceiros ocasionais para a cidade de Spokane, levaram-me a procurar um acampamento nos arredores da cidade, não queria gastar mais dinheiro em motéis de beira de estrada, mas não foi tão fácil como de costume. Quando tinha encontrado uma área segura, próxima a um bairro residencial, os momentos que antecederam a martelar a primeira picareta da loja, uma agradável gambá decidiu fiquem atentos meu acampamento descrevendo círculos ao redor da minha posição.

O Colorado On The Road, que se cruzou Turquia a -20 ° C, que atravessou o deserto iraniano, sem pestanejar, que aguento o calor, a umidade, o caótico tráfego e todos os desconfortos possíveis do sudeste asiático, tivesse travado a doninha e a mandaria para fritar pedaços. Mas agora não me via a mim mesmo, não com essa moral. Derrotado pela presença de um corpo animalillo fui para o primeiro motel que eu encontrei, e passe a noite tentando lembrar onde tinha perdido a minha coragem.

Poucos quilômetros faça pela manhã para chegar até a loja de bicicletas, e fazer-lhe uma afinação para o meu cavalo. Em Fitness Fanatics lhe deram um bom acabamento para minha querida suma soma poupanças, mas tanto tempo sem passar pela oficina fez com que a lista fosse muito longa e que o aro da roda traseira, tardando em demorasse um dia para ficar pronta. John e Robin, casamento e proprietários da loja, me hospedaram em sua casa, para que na manhã seguinte eu pudesse continuar com a bicicleta em condições de suportar outros 17.000 quilômetros.

Depois de alterar a roda traseira, as duas tampas, as pastilhas de freio, tornar-me com mais câmeras de reposição, ajustar a suspensão, mudar o sistema de rodas dentadas anus e a cadeia, limpar e lubrificar as peças móveis, o potro voltou para a carroça bufando como nunca. Bucéfalo voltou a recuperar a sua força, força que me transmitiu mais uma vez.

EEUU_colorado_on_the_road(Colorado On The Road em Fitness Fanatics, ao lado de John e Robin)

Despedi-Me de John e Robin muito grato por todo o seu esforço para devolver-me à estrada com as energias renovadas, e por ter me hospedado em um momento em que eu precisava mais do que nunca. Voltei a sentir o vento soprando a meu favor, mas uma boa notícia ainda estava por vir.

Minha irmã mais velha, que há alguns dias havia saído de contas e estava a ponto de dar à luz, ela teve seu primeiro filho, e graças a Deus, tanto ela como meu segundo sobrinho estavam perfeitamente. Foi o empurrão que eu precisava, não ia deixar passar os anos e contar ao meu segundo sobrinho que o dia em que nasceu, seu tio estava em um momento de depressão em sua volta ao mundo, NÃO! Era o momento de ser forte, e voltar a ser a besta que aguentava tudo.

Depois de sair de Washington e entrar em Idaho, comecei a encarar a primeira das quatro vezes que tinha previsto a atravessar as montanhas Rochosas. Desta vez, seria para entrar em Montana e avançar para atravessar o Parque Nacional de Yellowstone. Foi o porto de montanha que mais rápido escale em toda a viagem, tinha fome de quilômetros e precisava de mais…tinha voltado!!!

“Para chegar ao topo, você tem que começar desde o mais baixo.”
colorado_on_the_road_iaho(Colorado On The Road madrugada a manhã que acabar as Rochosas)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *