Do Canadá para os EUA – Colorado on the road

Preparada e pronta a bicicleta, saí do Guest House Bangkok às 03:00 da manhã para pedalar meus últimos quilômetros na Ásia até o aeroporto, e chegar a tempo para embalar a minha mesa e pegar o avião às 08:00 da manhã com destino ao continente americano.

Às 06:00 da manhã já estava no balcão para despachar a bagagem, mas algo não estava bem. Um problema com a venda do bilhete que me deixou sem assento no avião, e uma estúpida política da companhia aérea me impedia de comprar um novo nesse momento. Ao que parece, não podiam me vender um bilhete de avião, sem ter uma carta de convite por parte da embaixada Canadense, que ridiculez, o único que precisa de um cidadão espanhol para conseguir o visto de turista, no Canadá, é ter o passaporte em regra e nada mais, mas apesar de minhas insistências o avião despego sem o meu.

Durante toda a manhã chutei o aeroporto em busca de um novo bilhete de avião com outra empresa diferente, e finalmente eu consegui e ao mesmo preço que o original, mas a hora da saída me levava para passar mandado para o aeroporto, um total de 42 horas desde a minha tenra chegada.

Sem mais coisas em que pensar mais do que descansar, procurei um banco no terminal e dormi 12 horas, interrompido constantemente pelos contínuos ruídos do intenso movimento de passageiros.

Imagem(Colorado On The Road no aeroporto de Bangkok com toda a bagagem embalado)

Sem pressa mas sem pausa, fui recolhendo caixas de papelão em todos os comércios para, posteriormente, desmontar e embalar a minha poderosa suma soma poupanças. Uma vez registada a bagagem, fui um dos primeiros a entrar no avião, abrocharme o cinto de segurança e esperar impaciente, olhando pela janela o pássaro se existe do solo e poder, agora, se você voar com a imaginação e pensar em todas as novas aventuras que me muitos nesta segunda etapa da viagem.

Depois de uma escala de 11 horas em Seul (República da Coreia), fui de novo 10 horas, fiz a terra em Vancouver (Canadá), estampé sem problemas, o novo visto em meu passaporte, montei de novo a bicicleta e dirigi-me como um raio no ferry que me levava a Ilha Victoria, onde me esperava o convite de um follower para conhecer esse grande paisagem natural, Darren.

Darren e seu amigo Emil, vieram em suas bicicletas para me pegar no porto e pedaleamos juntos até a casa de Darren, onde saboreé a primeira cerveja do novo continente, enquanto compartilhávamos anedotas, mas o momento de descansar e fazer-me à nova faixa de horário chegou cedo, já que nos esperava, um dia muito intenso.

Imagem

(Colorado On The Road ao lado de Darren e Emil)

Acordamos às 06:30 am, nos metemos entre peito e costas um pequeno-almoço de legionários para carregar o corpo com energia, e às 08:00 da manhã já estávamos na praia preparados para uma excursão marina, eu a bordo de um Caiaque e Darren de uma prancha de Paddle Surf.

Minutos antes de se atirar à água, Darren e eu mantivemos uma conversa em português que me explicou as regras de segurança do Caiaque, e me disse que as chances de avistar focas, baleias, águias e até mesmo de ver um lobo que vive solitário em uma pequena ilha.

Imagem

(Colorado On The Road ao lado de Darren antes do passeio em Caiaque)

O momento de remar não se fez esperar e uma calma corrente favorecia o nosso avanço. As águias nos sobrevoavam, que a brisa do mar era tranquila e acolhedora vez, era um momento ideal para desfrutar de uma manhã ensolarada, fazendo esporte e carregar os pulmões de ar fresco. As curiosas focas não se fizeram rogar, e nos acompanharam em todos os momentos, mantendo uma pequena distância, a caridade para poder observar com toda a clareza.

Tanto remar deu o seu fruto, e não fizemos da terra em uma pequena ilha em que vivia um lobo solitário, o qual havia chegado nadando em direção a alguns anos e se tornou a maior curiosidade de todos os canadenses, já que poucos eram aqueles que tinham visto.

Antes de entrar na ilha, Darren me deu uma série de instruções sobre o comportamento que devemos ter no caso de, de repente, o rei da ilha.

“Fala-lhe alto, com voz grave, com segurança, tenta aparentar ser maior do que você é, abre os braços, recua lentamente, mas nunca tente fugir correndo e aconteça o que acontecer, não perca o contato visual e olhe o seu bebé sempre os olhos, caso contrário, um olhar baixa daria a entender que você se sente vencido e o ataque seria iminente”, disse Darren. “Se isso não dava resultado, não restava outra opção que tirar a faca e lutar por sua vida”. Esta lição me valeria também para o caso de cruzarnos com um urso, mas naquele momento só conseguia pensar em o lobo.

Começamos a entrar na pequena ilha, a contemplar a natureza intacta do lugar, até que chegamos a uma área de camping, onde a entidade de conservação canadense tinha deixado umas caixas de metal para que os campistas guardassem toda a comida, produtos de higiene pessoal, ou qualquer coisa que possa ter um cheiro interessante para um animal selvagem, e, assim, evitar que este se aproxime sua loja enquanto você dorme.

De novo nos fizemos ao mar e felizmente não tivemos nenhum desagradável discussões com um animal, mas uma fortuna maior estava para vir. Contornando a ilha e sem aviso prévio, apareceu sobre o topo de uma imensa rocha. Mostrando a sua brilhante pelagem acinzentada e esbranquiçada nos miro, se sentou sobre suas patas traseiras, como se uma corrente canino se tratasse, ladeo a cabeça e em seguida se deitou, sem deixar de olhar fixamente. Em poucos segundos ela se levantou e entrou novamente na floresta. Não dávamos crédito, tínhamos visto mãos do lobo, tão difícil de ver que muitos achavam que era uma mera lenda, e o melhor de tudo é que eu tinha gravado com a minha câmera.

O tempo nos é feito em cima e uma forte corrente nos fez lutar cada conjunto para subtrair metros e chegar à praia. Por sorte, alguns pescadores nos pegou e nos levou a águas mais calmas. De novo em terra firme, pegou a Emil e fomos à cidade para recarregar as energias com um bom almoço e uma cerveja.

A cidade era tranquila, com pouco tráfego, sem ruídos massacrante, prédios baixos, ruas limpas e o ar puro proveniente da densa floresta que a rodeava. Curtindo o sol da tarde e saboreando uma cerveja no terraço, Emil, de origens dominicanos manteve uma conversa em português com Darren, a quem lhe contou o interessante vídeo que tinha visto recentemente na rede sobre umas baleias perseguindo umas focas. Rapidamente, pergunte, o Baleias?O perseguindo focas?O que?, para comérselas me respondeu Darren, Mas se as baleias não comem focas? Pergunte de novo. Emil saco de seu telefone e me mostrou o impressionante vídeo sobre algumas orcas… espera um momento, isso são orcas assassinas baleias não, Não me diga que o que íamos ver hoje com o caiaque eram orcas assassinas?, perguntei a Darren, pois se me respondeu ele.

O momento nos valeu para rir durante vários minutos, mas tenho de reconhecer que de ter visto a enorme barbatana dorsal de uma orca assassina assomando à superfície da água, pelo menos eu tivesse queda do Kayak do susto.

Após a longa e proveitosa jornada, voltamos para casa para descansar e acordar cedo na manhã seguinte. Antes de ir trabalhar, Darren eu tinha organizado uma manhã de natureza e ar puro. Primeiro subimos a pé topo de uma pequena montanha, atravessando uma floresta de imensas árvores, era a primeira vez que vi um cenário natural tão impressionante. O respeito e o cuidado que os canadenses depositam em seus meios naturais estava me deixando sem palavras.

Imagem

(Colorado On The Road ao lado de Darren no topo da montanha)

Antes de me deixar na balsa e um novo começo, visitamos duas de suas praias favoritas. Cada vez que Darren compartilhava qualquer aspecto de sua mentalidade comigo, não deixava de asombrarme e de me identificar com ele, uma mentalidade que era uma declaração de amor à vida mesma. Deite-se logo e acorda bem cedo todos os dias me dizia, em um mesmo dia que você pode ir trabalhar, estar com a mulher, com os amigos, desfrutar de uma bicicleta e fazer esportes ao ar livre, tudo que você precisa fazer é acordar cedo, organizar e carregar o corpo com uma alimentação saudável.

Desde logo, o início da minha segunda grande etapa da viagem estava sendo totalmente reveladora, para não dizer da mudança de contraste de passar de um continente a outro.

Depois de um grande abraço e dar-lhe o meu mais sincero agradecimento a Darren por ter me dado a oportunidade de conhecer a Ilha Victoria, navegou de volta para o ferry de volta a Vancouver, para entrar de novo na bicicleta e pedalar até Downtown, onde me esperava o convite de um follower português, Jorge.

Já no portal do prédio e, antes de tocar o telefonillo, Jorge saiu pela janela e gritou: “Espera macho que agora baixo”. Para uma pessoa como eu, que leva tanto tempo a viajar, ouvir essas palavras da parte de outro espanhol, e me fizeram sentir como em casa.

Após a pequena ajuda para subir a bicicleta pelo elevador, Jorge me apresentou a Marta, e a sua namorada e companheira de apartamento. Este casal de arquitetos em madri, veio há um mês em Vancouver, em busca de uma oportunidade de trabalho e poder abrir caminho em sua vida profissional.

Aparentemente, Jorge e eu tínhamos mais coisas em comum do que a paixão pela bicicleta. Ele também fez Erasmus em Itália e no mesmo ano que eu, e, além disso, seu companheiro de escola era um grande amigo meu do Catering em que trabalhei para pagar meus estudos e este grande viagem, o Senhor Costa.

Naquela mesma noite, saímos para jantar uma boa hambúrguer em Granville, e o que mais me chamou a atenção, naquele momento, era o grande número de pessoas sem-abrigo na rua. Jorge me disse que o clima de Vancouver foi o mais suave de todo o Canadá, e as pessoas que não tinham onde viver vêm a esta cidade para poder superar os duros invernos.

Na manhã seguinte, me olhe no espelho e me dei conta de que a horrível pinta que ele tinha com essa longa e barba malfeita e abarrotada cabeleira, era hora de investir algum dinheiro em cuidar um pouco a imagem e pagar um salão de cabeleireiro.

Imagem

(Antes e depois de Colorado, On The Road, ao passar por um salão de cabeleireiro em Vancouver)

A tarde fiquei com Thor, um amigo de minha irmã mais velha, que veio há um mês, coincidentemente no mesmo avião que o Jorge e Marta, e a quem a minha irmã lhe tinha metido na mala uma série de presentes para mim, entre outras coisas, um novo computador, para poder trabalhar melhor.

No meu último dia em Vancouver, Marta, Jorge e eu, saímos para dar um passeio pelo Stanley Park em bicicleta. A meio da manhã eles voltaram para casa para continuar mandando currículos, e eu continuei a minha visita indo até o Lynn Canyon Park, para atravessar um enorme ponte pênsil e pedalar por trilhas de terra da floresta.

Bangkok_Canadá_Vuelta ao mundo_Bicicleta_Colorado On The Road_Vancouver_Isla Vitória (6)(Colorado, On The Road, juntamente com Marta e João no Stanley Park)

Em apenas 40 minutos, estava rodeado de natureza e ar puro, pode parecer exagero, mas depois de ter atravessado a Índia, Tailândia, Laos, Vietnã e Camboja, de haver suportado o calor úmido da selva, de saturar os meus pulmões com a poluição mais densa, que jamais tenha visto e de suportar o aglomerado de lixo, a experiência de conhecer um lugar natural tão impressionante e cuidado como o Canadense, estava me deixando maravilhado.

Bangkok_Canadá_Vuelta ao mundo_Bicicleta_Colorado On The Road_Vancouver_Isla Vitória (7)

(Colorado On The Road no Lynn Canyon Park)

Naquela mesma tarde aproveitamos para jogar um jogo de Vôlei na praia, e assim me despedir dessa cidade e de minhas novas amizades com um pôr do sol perfeito.

Bangkok_Canadá_Vuelta ao mundo_Bicicleta_Colorado On The Road_Vancouver_Isla Vitória (8)

(Pôr-do-sol na praia de Vancouver enquanto jogávamos um jogo de Voleibol)

Na manhã seguinte, os abraços e as palavras não foram suficientes para agradecer, não só a hospitalidade do casal de moradores, mas pelo que me fizeram sentir ao estar de novo junto aos espanhóis.

Pedalando para a fronteira norte-americano, a classificação de minhas primeiras experiências com o novo continente eram claras. Escolher viver em Vancouver foi escolher viver em uma cidade que incita à vida saudável, ao esporte, onde uma bicicleta não é uma formiga na estrada, mas um veículo mais, onde a mistura de nacionalidades te faz descobrir o mundo sem ter que sair de um mesmo ponto, onde a 40 minutos da cidade, você pode encontrar parques naturais onde poder desconectar-se, e se isso não é suficiente, em um barco de uma hora destas na Ilha Victoria. Não há falta que reconheça o que cativou, me deixo Vancouver.

Na fronteira com os Estados Unidos di obrigado por ter corrigido a minha descuidada imagem perante a infinidade de perguntas que eu tive que responder. Pela primeira vez em uma fronteira registraram a minha moto, mas antes de isso lhes mais de duas facas que usava nos meus alforjes, e de uma tangerina que eu guardava no alforje do guiador. As facas não pareceram se importar com o facto, mas a tangerina me foi confiscada e meu lanche desta vez tinha ficado sem Vitamina C, mas não me importou, meu visto já estava estampado em meu passaporte e na frente tinha três meses para conhecer toda a costa oeste… nos Estados Unidos! Here we go!!!

Bangkok_Canadá_Vuelta ao mundo_Bicicleta_Colorado On The Road_Vancouver_Isla Vitória (9)

(Bem-vindo aos Estados Unidos)

Desde que eu conheci o Darren eu tenho pensado muito sobre a passagem do tempo, sobre como aproveita o seu máximo, sobre quantas vezes eu tenho reclamado e eu ouvi queixar-se às pessoas a rapidez com que avança o tempo. Há apenas uma coisa que você pode dizer sobre a minha mudança de mentalidade:

“Se o tempo avança depressa, avança o seu mais rápido do que ele”

Bangkok_Canadá_Vuelta ao mundo_Bicicleta_Colorado On The Road_Vancouver_Isla Vitória (10)

(Colorado On The Road ao lado de Darren em uma praia de Ilha de Vitória)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *