Dieta Dukan e esporte – O blog de fitness

Todo mundo que trabalha no mundo da saúde, não pode escapar da pergunta “o Que você acha da dieta Dukan?”, no meu caso…

Todo aquele que trabalha no mundo da saúde, não pode escapar da pergunta “o Que você acha da dieta Dukan?”, no meu caso, me vêm perguntando, quase que diariamente, assim que, desde o ponto de vista que me cabe, o de treinador, eu acho.

O tema não é fácil, exige muita extensão para falar dos detalhes, mas vou tentar resumir para que permaneçam as idéias gerais.

Basta ver algumas das classificações dos médicos e nutricionistas para ver que não há acordo sobre se vale a pena ou não, mas algumas coisas você está claras. A dieta não é saudável, mas funciona, o que é mais insano, ter excesso de peso ou obesidade, ou submeter o corpo a um período de dieta desequilibrada?

A dieta dukan, sem obedecer aos cânones de saúde a que estamos acostumados, conseguiu-se que milhões de pessoas no mundo tenham perdido muito peso, e apesar de muitos doutores tildan esta dieta insana, seus seguidores são mais saudáveis depois de ter tirado esses 10 quilos do que antes, isso é inegável. Em uma sociedade com excesso de peso, este é um ponto muito positivo. A dieta não é saudável em si, mas sim os resultados a curto prazo.

Quase 100% de médicos e nutricionistas comentam que esta dieta pode causar doenças por sobrecargas renais ou hepáticas, mas com os exames médicos adequados se pode controlar. No entanto, não acho que nem 1% de seus seguidores se submeter a esses controles, por isso alguns de seus seguidores sofrerão alterações em sua saúde a médio prazo. Já depende de cada um avaliar se é positivo este benefício de muitos, a mudança de prejuízo de uns poucos.

Ainda assim, há uma parte importante de exagero nesta dieta, qualquer pessoa que, de repente, parar de comer hidratos perderá imediatamente entre 2 e 5 quilos de água, necessários para manter o glicogênio dentro do corpo. Essa água, e, portanto, esse peso é recuperado no mesmo momento em que acalma de novo a dieta. Além disso, esse líquido perdido é intramuscular, por isso que, após um par de dias sem carboidratos, os músculos perdem o tônus e pegar esse aspecto suave de balão vazio.

Para os que fazemos desporto de forma regular, esta dieta é inadequada a todas as luzes, pois, além de reduzir o tônus muscular, que é o oposto do que buscamos, impede que o corpo tenha energia suficiente para fazer esforços intensos, porque qualquer esforço anaeróbico precisa consumir glicogênio muscular, e se este não existe, estamos carentes de força e, portanto, não podemos treinar a um nível suficiente para que o treinamento produza uma melhora corporal. Claramente, desceremos o desempenho.

Minha opinião: se você é um senhor ou uma senhora de certa idade que estão acima do peso e não se está a pensar perder com o exercício, que seria o mais saudável, você pode fazer esta dieta, mas sempre com um controle médico, se você não quer jogar a roleta russa da saúde. E se você é um/uma jovem desportista, ou se a plantees, dará um passo para trás em praticamente todas as suas qualidades físicas, como resistência, força, potência, etc.

Por favor, não me façais perguntas de casos pessoais, pois além de não poder atenderlas todas, se precisa de muita informação e estudo rigoroso para dar uma resposta correta para determinada pessoa, do contrário, seria pouco profissional. Sobre as questões ou temas gerais que mais vos interessam, vou escrever em breve e de forma ordenada. Todos os posts que contenham propaganda serão excluídos. Obrigado. Mais informações no Twitter @Juanrallo1

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