Dicas para fazer esporte com frio

O primeiro fator que temos de considerar quando vamos fazer atividade física em um ambiente frio é a via de contato ou influência que…

O primeiro fator que temos de considerar quando vamos fazer atividade física em um ambiente frio é a via de contato ou influência que este ambiente pode ter no nosso organismo. Esta via é a respiratória, pois é a única que não podemos proteger facilmente do exterior, como fazemos, por exemplo, com a pele, o que vestimos contra as intempéries.

A entrada de ar no nosso organismo tem de ser adaptada na medida do possível ao meio do corpo. Para isso, dispomos de uma pele especial, chamada de mucosa, obstrução das fossas nasais, a boca e a faringe, que não têm a camada córnea da pele que envolve o nosso corpo e dispõe, ainda, de maior densidade de capilares e glândulas encarregadas de adequar o ar que penetra a nossa temperatura corporal e a umidade necessária. Desta forma, todas as pequenas vias aéreas que encher os nossos pulmões podem absorver oxigênio e liberar o dióxido de carbono do sangue para o exterior.

Quando fazemos atividade física, em geral, nós aceleramos nossa respiração, assim que as funções de termorregulação e humidade do ar se tornam mais difíceis, pois este permanece menos tempo na “ante-sala de nossos pulmões”.

Tudo isso faz com que as temperaturas baixas representem um fator de estresse importante para as nossas vias respiratórias, pois se, além disso, são inferiores a zero graus centígrados, a umidade “congela” o ar é muito seco.

É por isso que devemos procurar não fazer atividade física extenuante que nos faça manter um ritmo respiratório acima do fisiológico. Em muitos casos, é aconselhável diminuir a intensidade nestas datas se a respiração forçada é algo comum em nosso treinamento. E tudo isso é mais importante em casos de pessoas que sofrem algum tipo de doença respiratória de base.

Por outro lado, é frequente falar que a tentativa de nosso organismo para vencer o frio ambiental e manter a nossa temperatura corporal pode significar “algo a mais de consumo de energia”. Este “algo”, considerado o total de consumo metabólico de um esportista durante o treinamento, é quase insignificante e por isso não deixa de ser um tópico.

O problema da baixa umidade

Voltando à baixa umidade ambiental do cenário no inverno, devemos lembrar a importância que as expedições em alta montanha é dada à hidratação constante, o que lhes ocupa muitas horas do dia a necessidade de descongelar constantemente o gelo para poder beber. Há que ter sempre em conta a grande perda que sofre o nosso desempenho quando -quase sem ter consciência disso – o nosso organismo começa a sofrer uma incipiente desidratação durante qualquer esforço. Por isso, todo atleta tem de priorizar o aviso de que temos de ingerir bebidas isotónicas antes de ser conscientes de que precisamos, no caso de esportes ao ar livre, em condições climáticas frias.

Se a temperatura corporal é comprometida durante o nosso treinamento, não é de mais lembrar que as áreas do corpo que mais facilmente perdem temperatura -em detrimento de nossos 37 graus de média – são as mãos, os pés, as orelhas e a cabeça. Nunca se esqueça de proteger essas áreas com equipamento adequado. Lembre-se que não costumam ser peças que nos incomoden para a prática de atividade física, por isso não devemos poupar esforços para isso.

Treinar em plena natureza

Quanto a fazer essa atividade em paisagens naturais, é algo que sempre aconselhamos, principalmente pelo treinamento de nossa propriocepção corporal e articular, que, no entanto, atrofiamos quando corremos em fitas ou em terrenos tão regulares como a cidade, pois não geram nenhum esforço de adaptação articular nem para o nosso equilíbrio por ser uma superfície uniforme e previsível.

É verdade que o pré-aquecimento com alongamentos e atividades macios, controlados e analíticas, cumprem uma função quando saímos para praticar esporte em um ambiente frio, perante o que os nossos músculos tendem a contrair-se para apertar os vasos sanguíneos, o que lhes acompanham e rodeiam e, assim, reduzir a exposição do sangue ao frescor ambiental.

Um fator importante que enfatizamos a prática do esporte no inverno é o tão conhecido efeito antidepressivo que as endorfinas liberadas durante a atividade física foi escrita. Ainda são datas de poucas horas de sol e diminuição das relações sociais na rua, por isso não devemos privar nosso sistema endócrino desta terapia preventiva.

Por todos é conhecido o protocolo das três camadas de roupa na montanha e que é aplicável a qualquer esporte de inverno:

  • a primeira é a resistente, para tirar o suor de nossa pele
  • a segunda é a térmica, para manter o ar quente perto de nossa pele
  • a terceira é a impermeável, para evitar a entrada de água e de ar exterior para que possa arrastar consigo a camada quente de nossa segunda peça, e que, além disso, tem de ser respirável -como todas as outras – para remover o suor.

O esporte de inverno é, sem dúvida, algo de importante para a nossa saúde, mas devem seguir uma série de cuidados importantes pelas peculiaridades que os nossos sistemas de adaptação ao meio desenvolvem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *