Diário de viagem: Vietnã, Camboja

No meu primeiro dia no Vietnã, procurei um lugar para acampar perto da floresta. Como sempre, pedi permissão na casa próxima, para avisar da minha presença e minhas intenções, mas desta vez foi uma daquelas ocasiões em que não me deixaram o acampamento, e recebi o convite de dormir em sua casa.

Tinha visto esse tipo de casas, em muitas ocasiões, no Sudeste Asiático, feitas apenas de madeira com vários pilares que elevam a casa e a afastar-se do chão um par de metros de distância. Subi as escadas e entre pela pequena porta, observando o detalhe tudo o que me rodeava, mas eu passei algo por alto. Na Europa os meus 186 centímetros de altura pode ser que sejam vistos como algo normal, mas no Vietnã sou um gigante, e que não tarde muito a dar em cheio com a minha frente em uma viga do teto. Os vietnamitas não se riam, realmente tinha me feito muito mal, mas quando a dor desapareceu, todos nós fizemos brincadeiras engraçada situação.

A casa consistia apenas em um quarto com um móvel para a televisão e a vida fazem-no no chão. Não tardaram em sintonizar o jogo do Manchester United-New Castle, em que o internacional Juan Mata fez dois gols autênticos e com muito orgulho dizia: os vietnamitas: “He is Portuguese”.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (1)-1(Colorado, On The Road, vendo o jogo de futebol ao lado vietnamita que lhe hospedo)

Na manhã seguinte me despedi de meus anfitriões e continue o caminho, caminhando para a costa para, posteriormente, colocar o rumo sul para alcançar o atual Ho Chi Minh, que outrora se chamou a cidade de Saigon.

Às 11:00 da manhã coincidí na estrada com um motociclista alemão, parou e conversamos por um bom tempo. Compartilhou comigo algo de fruta e nos sentamos no chão, falando sobre as experiências da viagem. Foi então que um bom Vietnã saiu de uma casa próxima e me ofereceu água de uma grande mesa. Perguntei-lhe claramente se era água, ela sorriu e me respondeu que sim. Por educação não quis tocar com os lábios da garrafa, assim que a alce e deixe cair água direto na minha boca, o único problema foi que era vodka home e dei-lhe um bom lingotazo que foi direto para a garganta. Quase vomitei de maneira instantânea qual é a garganta me ardia e em poucos segundos comecei a me sentir bêbado. Demorou 30 minutos em recomponerme, mas o motorista me fez companhia o tempo todo.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (2)-1(Colorado On The Road junto ao motorista alemão)

De novo na bicicleta e depois de me despedir do viajante alemão, consegui atingir a costa e nos dias vindouros, não me custou muito esforço para encontrar um bom lugar para acampar. Em várias ocasiões tive que encarar um porto de montanha sob o escaldante sol, mas isso me dava a oportunidade de visitar os amigos americanos que ainda permanecem em pé.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (3)-1 (Colorado On The Road”, no alto da montanha em um bunker americano)

Pedalar pelo Vietnã, não foi uma tarefa fácil. Em muitas fases da estrada estava em muito más condições, ou em obras, o pó me travava os pulmões, o sol e a umidade faziam com que hirviese minha pele, ônibus e caminhões conduziam como verdadeiros loucos fazendo soar suas potentes cláxones constantemente. O fluxo de motos era incessante e todas carregadas ao máximo de sua capacidade, transportando mesmo scooters outras scooters. Às vezes a estrada era perfeita, totalmente plana, o sol escondido pelas nuvens e o tráfego é suavizaba, mas infelizmente o vento soprava contra e com tanta força que me dava a sensação de estar subindo uma montanha. Mas eu o peguei com a filosofia, e todos os dias a meio da manhã me parava em pequenos postos de estrada, me pedia um suco de cana-de-açúcar até em cima de gelo e me tumbaba em uma rede meia hora para relaxar.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (4)-1 (Colorado On The Road”, descansando em uma rede)

Em muitos momentos eu parava nas pequenas cidades e tentava imaginar como seriam essas ruas mais tranquilas durante a guerra, e o que viveram os vietnamitas. Não me custava muito esforço, a guerra do Vietnã foi a mais mediática da história e acessar a informação está ao alcance de qualquer um. Mas o Vietnã que eu conheci era totalmente diferente. As pessoas viviam fora dos núcleos urbanos da agricultura, da pesca e da pecuária, os jovens iam todos os dias de bicicleta para o colégio e as noites e os segue davam rédea solta à diversão.

Ao final de uma etapa, aparqué a bicicleta na praia e dormi ao relento até o amanhecer. Eu levantei-Me às 05:45 am, contemplei o sol se abria caminho pouco a pouco no horizonte e comecei o dia me dando um mergulho no mar. Tudo aponta para o fato de que ia ser um grande dia, mas à noite as minhas forças me começaram a falhar. Parei a bicicleta em uma área de serviço, os suores frios e a dor de cabeça me fizeram temerme o pior e o termômetro confirmo minhas suspeitas, tinha 38º C de febre. Quase não lhe tivesse dado importância de ter estado na Europa, mas no Sudeste da Ásia há malária, é difícil pegá-la, mas é possível. Então, eu não pensei sobre o assunto e me registrar no hotel, tomei a profilaxia da malária que eu tenho, eu bebi um bom copo de leite e passe a noite encharcada em suor. Pela manhã pedaleé até Nha Trang, onde fui logo ao hospital e pedi que me fizessem um exame de sangue. Felizmente di negativo para malária, e o médico me prescreveu-lo simplesmente umas pastilhas para dor de cabeça e envelopes com Vitamina C. Me estranhou-me que não recetara nenhum antibiótico para a febre, mas eu disse que só devia descansar.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (5)-1 (Amanhecer na praia de Vietname)

Eu fiquei no hotel mais barato que pude encontrar e passei a tarde inteira deitado na cama. Pela manhã, mais ou menos, me senti melhor, mas de novo, eu passei a noite, encharcado em suor. Decidi continuar com a rota e pedaleé dois dias, com um ritmo mais suave, mas sempre ao chegar a noite a febre me subia e dormia fatal. Foi então quando atualizar meu status no Twitter dizendo que estava fraco. Uma onda de seguidores, a maioria deles ciclistas amador, me escreveram dizendo todos exatamente o mesmo. Sofria de Síndrome do Overtraining, ou seja, havia chegado ao meu limite.

Não tinha me derrubado de sua moto a partir de Vientiane (Laos), levava 16 dias na estrada e tinha avançado 1700 quilómetros, suportando o calor e a umidade, dormindo a grande maioria dos dias com a loja e segurando as dificuldades do caminho. Por isso que no Pha Ri Cua passei um dia de descanso, dormindo 12 horas da tração, comendo bem e saindo só para a rua para dar pequenos passeios. Rapidamente a energia voltou para minha e para terminar duas etapas com muita satisfação alcançando assim a antiga cidade de Saigon, que hoje em dia tem o nome de Ho Chi Minh. Passe dois dias muito tranquilos. Aproveitei para atualizar o site, lavar roupa, fazer uma afinação da moto e cada noite saía para dar uma volta para tomar uma cerveja.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (6)-1(Colorado On The Road em Saigon)

Deixar para trás o Vietnã não me custou muito esforço. Alcance a fronteira com o Camboja em apenas uma etapa e eu tinha a sensação de que neste país tinha vivido momentos muito duros da viagem, mas sempre soube seguir em frente:

“O único segredo é não deixar que nada nunca vai parar”.

Colorado On The Road_Vuelta ao mundo_Vietnam_Saigon (7)-1(Colorado, On The Road, cumprindo no Vietnã os 15.000 km pedaleados)

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *