Diário de viagem: Relato da fatídica etapa de Paquistão

Se haveis seguido os meus diários de viagem, já vai estar ciente das dificuldades que encontrei a minha passagem pelo Irã. Mas, ao final, resultaram não ser nada em comparação com o que me esperava no seguinte caminho de minha viagem de volta ao mundo: o Paquistão. Um atentado à metade do caminho, arma na minha cabeça e vários mortos resumo de uma experiência que vou tentar explicaros a partir de um princípio.

Nada mais passar a fronteira e entrar no Paquistão, um agente dirige-me ao quartel de polícia. Falo com o comandante e lhe comunico minha intenção de viajar em ônibus até a cidade de Quetta, para depois chegar a Lahore no trem. Em seguida me comunica que o ônibus não é um meio seguro e que a partir desse momento, até a minha chegada a Quetta, estaria sob a escolta dos Levis de Beluchistan.

colorado_on_the_road_3

Essa noite passei no quartel, sob sua proteção, e, na manhã seguinte, eu subo junto todo o meu material em um veículo de Levis de Beluchistan. Em cada ponto de controle, registraram o meu passaporte, me mudaram de escoltas (a medida que tinha acabado a juridisticción de uns e começava a de outros) também de veículo.

colorado_on_the_road_2

Na manhã de meu terceiro dia no Paquistão, me escoltaron em um novo veículo. À medida que nós avançamos para Quetta, os postos de controle eram mais numerosos devido à zona de risco que atravesábamos, e nenhum veículo circulava sem a proteção das forças de ordem paquistaneses.

colorado_on_the_road_4

Ao pôr-do-sol e a poucos quilômetros de chegar ao meu destino, comecei a fazer um último câmbio de veículo em um novo posto de controle. Mas a situação era diferente: a presença de militares era a mais numerosa do que tinha visto até o momento, e uma longa caravana de veículos penetraram na estrada entre as montanhas rochosas. Tirei minha câmera de vídeo para gravar uma tomada do vídeo documentário que estava sendo eu da região. No momento em que foi levantado no porta-malas da kombi pick up, que aconteceu a tragédia. Uma ensordecedora detonação, seguida de uma enorme bola de fogo, destruindo um autocarro de passageiros e levando-os a morte de 24 inocentes.

colorado_on_the_road_5

Paralisado pelo terror evento, permaneço imóvel durante alguns segundos, observando a devastadora explosão. Só o som dos tiros e o assobio das balas, fazem com que reaja, salte do porta-malas e correr para salvar a minha vida, pondo-me a coberto por trás de uma pequena casa que estava a poucos metros de minha posição. Todos os civis abandonaram rapidamente a área, todos menos eu. Estava sob a proteção dos Levis de Beluchistan e deveria ficar com eles. Me disseram que voltasse ao veículo e esperei por horas, observando o contínuo ir e vir de militares e forças de segurança paquistanesas, para que possam mover-se de forma segura a um quartel localizado a poucos quilômetros e passar a noite sob a sua tutela.

Uma vez no quartel, eu tentei dormir algumas horas, mas tinha a mente povoada de imagens do horror da guerra. Os Levis de Beluchistan conseguiram acalmar meu estado, amargaram-me a todo o momento com tremendo amor e carinho. Os Levis de Beluchistan, para mim, os heróis de Beluchistan, me acolheram em seus braços, em qualquer momento, partilharam a sua comida comigo oferecendo as porções mais abundantes, eu tinha sempre o lugar mais quente e confortável da sala para dormir, e em nenhum momento me pediram nada em troca. O seu único desejo é que toda pessoa que passa por esse lugar, possa fazê-lo de uma forma livre e segura.

Pela manhã, passamos em frente aos restos do ônibus que sofreu o atentado do dia anterior, e seguimos por uma estrada que chega a Quetta atravessando a montanha. Só o meu veículo se envolveu na área; em seu interior apenas indo o motorista e um acompanhante que viaja na parte de trás ao lado da minha. No momento em que deixamos para trás os restos metálicos do veículo carbonizado com 24 almas, todo o meu corpo fica rígido e em tensão, ao tornar-se consciente da perigosa zona que nos dispúnhamos a atravessar. Em poucos minutos, explode uma granada de mão o nosso passo, alcanzándome um inspirado no metal de estilhaços na cabeça. Rapidamente nos colocamos a escolta e eu a coberto, tumbándonos no assoalho do porta-malas, enquanto o condutor acelera a fundo para fugir das rajadas de tiros.

colorado_on_the_road_6

O sangue começa a jorrar da ferida e logo forma uma poça de sangue. O motorista me leva a uma clínica próxima, sem perder um só segundo, onde me fazem uma primeira análise e receber cuidados médicos. Graças a Deus, a escolta e o motorista saiu ileso e apenas portador de uma ferida leve.

colorado_on_the_road_7

Logo que me foi possível, me transferiram para o hospital militar de Quetta, onde eu havia concordado um check-up completo e recebi a atenção do alto comando militar; o que me colocou em contato imediatamente com a minha embaixada. O exército militar do paquistão, tomo a decisão de me pôr a salvo evacuándome em um avião de passageiros até a cidade de Lahore, onde me hospedei em um hotel.

colorado_on_the_road_8

Passei a noite em claro sem conseguir dormir nem um segundo. Às 10:00 da manhã, foram apresentados vários homens do serviço de inteligência militar paquistaneses, para me dizer que era notícia em todo o país, que a minha imagem, a minha localização e minhas intenções de ir para a Índia, eram de domínio público. Podia novamente ser o meio para enviar a mensagem de terror por parte de criminosos que assolam o país do Paquistão. Mas não ia dar nem um só passo sem consultar a minha embaixada, a qual decidiu que, antes de ser transferido, deveria recuperar emocionalmente, para evitar ser enviado por skock pós-traumático, sem estar sob a tutela de minha embaixada. Por isso que eu fiquei naquele dia no hotel, fui escoltado em todo momento pelos serviços especiais de segurança do governo paquistanês, e às 23:00, depois de mais de 52 horas, estando acordado, consegui encontrar 7 horas de descanso. Pela manhã me escoltaron até a fronteira, onde eu saí do Paquistão e entrei na Índia.

Infelizmente, esses eventos só tem eco nos meios de comunicação internacionais, quando um turista estrangeiro se vê envolvido neles. Mas a realidade é que o conflito bélico esta às portas das casas dos cidadãos paquistaneses, e diariamente policiais e militares, dão a vida para proteger os cidadãos a pé do terror da guerra. Sempre serei eternamente grato às Forças de Segurança Paquistanesas, a Embaixada Espanhola e ao Ministério de Assuntos Exteriores Espanhol. Em meu coração sempre levarei aos 24 mortos no atentado do dia 21 de Janeiro, os policiais que perderam a vida nos ataques do dia 22 de Janeiro, e a todos os Levis que protegem dia-a-dia da liberdade de Beluchistán.

Quando entrei na Índia, acabou-se a jurisdição da escolta. Eu subi de novo para a bicicleta, a qual não tinha montado desde a minha ultima etapa a Zahedan, e pedaleé até a cidade de Amritsar. Apenas foram 30 Quilômetros, mas em cada pedaleada uma mensagem cobrava cada vez mais força na minha cabeça: “Se eu viver com medo”.

colorado_on_the_road_

Na noite que passei no hotel de Dalbandin, me deixaram ler um livro de um fotógrafo europeu, que viajo de carro até Bangladesh, recolhendo as idéias de liberdade das pessoas que fotografiaba pelo caminho. Essa noite eu pensei muito na minha idéia de liberdade, e escrevi em meu diário de viagem, que ser livre significa:

Viver aprendendo com as derrotas, e compartilhando as vitórias pessoais,

viver sem ter medo de perseguir um sonho, lutando por cada dia,

viver nos mostrando ao mundo, tal como somos,

viver gratos, de ver um novo amanhã,

viver, sem medo.

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *