Descubra os benefícios e riscos do treinamento muscular

Não cabe dúvida de que o treinamento muscular é uma das principais atividades que se praticam os centros esportivos. Vivemos em uma época de…

Não cabe dúvida de que o treinamento muscular é uma das principais atividades que se praticam os centros esportivos. Vivemos em uma época de culto à imagem cada vez mais presente. Às vezes, os resultados destas práticas são mais do que interessantes, outras nefastos.

Continuamente, procura-se essa estética corporal bem formada, musculada, com relativamente pouca gordura corporal, etc., Esta pesquisa se faz através do treinamento de força, sumándole algumas práticas nutricionais específicas para este objetivo desejado.

Em primeiro lugar, eu gostaria de falar dos grandes benefícios do treinamento muscular a partir de um ponto de vista tridisciplinar:

  1. Mais jovem e saudável.

Normalmente, associamos o treinamento muscular metas de desempenho desportivo e/ou de estética corporal, mas também é uma ótima medida de prevenção contra diferentes doenças e problemas relacionadas à idade ou à falta desta prática esportiva como: diminuição do índice metabólico; aumento da resistência à insulina; perda de massa óssea; redução da tolerância à glicose; aumento da massa gorda; etc.

Todos estes problemas vêm por uma redução da massa muscular, o que vai alegação de que com o passar dos anos e, portanto, a diminuição da força: sarcopenia.

Além disso, os problemas anteriores também afeta a nossa funcionalidade, já que a força é importante para qualquer situação cotidiana.

  1. Mais atraente e feliz.

Acho complicado falar de atrativo físico ou beleza, é um conceito muito subjetivo como para que, neste caso, eu, opine ou recomende firmemente. Mas se eu acho que o tônus muscular, não falo de mais ou menos volume, se não de uma musculatura saudável e certamente compensada, pode nos ajudar a nos ver e sentir melhor. Este sentimento potência o autoconcepto e auto-confiança, algo que é fundamental para o sucesso em qualquer área de sua vida.

  1. Melhor desportista.

Graças ao treinamento muscular pode aumentar a taxa de produção de força e poderá realizar contrações musculares mais fortes e em menos tempo. Ou seja, você pode gerar mais força nessa tarefa ou movimento que precisa fazer em menos tempo.

O excesso, um perigo muito atual.

Atualmente, nos deparamos com uma realidade muito comum em nossa sociedade e é a preocupação com a “excessiva” por nossa imagem corporal.

Neste caso, falo de preocupação “excessiva” associada ao treinamento muscular, refiro-me a essas pessoas que percebem seu corpo mais fino ou fraco do que realmente é, são sempre pessimistas e descontentes consigo mesmos.

Como detectar se estas realmente obcecado com o seu corpo? Aqui vão algumas chaves que podem ajudá-lo:

– Se o seu treino e cuidados estéticos pessoais se antepõem à sua vida social e/ou afeta o seu trabalho.

– Se você está sempre descontente com seu físico e, além disso, escondê-lo. Ou, pelo contrário, o principal objetivo do seu treino é então exhibirte. Os extremos são sempre maus.

– Se você sentir uma profunda angústia e desconforto, quando não se treina ou você pular da dieta.

– Se você fizer dietas extremas, utiliza suplementação sem controle e em excesso, e/ou anabolizantes, etc., ou seja, se você usa substâncias e realiza práticas prejudiciais para a saúde, mas como a estética é o primeiro para você decidir correr esse risco.

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