Descobrindo as tags: o Que te contam na realidade?

Você entende realmente as etiquetas? Você sabe o que se quer dizer ou simplesmente sucumbes o que você quer vender?

Descobrindo as etiquetas que te contam na realidade?você Vai ao supermercado e você pode encontrar uma grande variedade de produtos para você. Para escolher, a maioria o faz através de seus gostos e compra os produtos comuns. Mesmo assim, se é a primeira vez que vamos comprar esse produto ou estamos mudando alguns de nossos hábitos, muitos costumam olhar para as etiquetas. Mas…como sabes tu realmente? Você sabe o que se quer dizer ou simplesmente sucumbes o que você quer vender?

Ingredientes: a ordem é importante

Este é um dos números mais importantes dentro das etiquetas. Os ingredientes, por lei, devem ser ordenados do mais, a menos, é assim que se em um produto o segundo ingrediente é o açúcar, que leva muita quantidade deste produto, portanto, melhor evitá-lo. Uma triquiñuela habitual para evitar que o açúcar sair entre os primeiros lugares pode ser dividido 20g de açúcar 5g de açúcar, 5g de xarope de glicose, 5g de concentrado de frutas e 5g de xarope de milho. Assim, estes produtos são um pouco mais baixo, pelo que deverá ter em conta que o açúcar tem muitos nomes.

Você também pode ver através dos ingredientes, se um alimento é realmente integral. É dizer, se vem de farinha de trigo integral ou, ao contrário, é um falso integral constituído por farinha refinada, a que foram adicionados salvo. Não, não é o mesmo.

E, obviamente, você pode ver que as componentes leva seu alimento. O melhor é que os alimentos que escolhas sejam pouco processados. Como fazer isso? Pois, simplesmente dê a volta da tag, veja os ingredientes e escolhe normalmente as tags mais curtas, ou seja, as que tenham menos ingredientes.

0% gorduras / 0% de açúcares: olha a outra face

Que um alimento se anuncie como 0% de gorduras ou 0% de açúcares quer dizer que tem menos de 0,5 g de gordura por 100 g ou 100 ml. Mas isso o torna um alimento adequado? Não, para nada. Existem no mercado sobremesas lácteos 0% gorduras e ao ler o que as pessoas pensam que são pouco calóricos, mas acha que o fabricante indica o que se quer informar, e nada mais. Normalmente esses produtos são muito, muito ricos em açúcar. Assim também não vai ser o mais adequado ou até mesmo não serão precisamente pouco calóricos.

Portanto, quando você vê um produto anunciado como 0% gorduras olhe para o seu conteúdo em açúcares e, quando um produto é anunciado como 0% de açúcares, olhe para o seu conteúdo em gorduras. A etiqueta é apenas o anúncio de que o fabricante se quer mostrar, como em outros casos da vida, há que ler a letra pequena.

A ração: para jogar com os números

Muitas vezes nos indicam as calorias e teor nutricional, além de por 100g, por ração. Como conselho, te digo que sempre comparar os produtos por 100g e não por ração, já que estas podem variar (se falamos de suplementos já seria outro tema).

Deixando de lado que, às vezes, as rações são ridículas (coloque 30g de cereais numa tigela, que é o que eles dizem que é uma ração. Chora e depois me expõe, se te parece uma ração habitual) estas são utilizadas muitas vezes para colocar o que interessa. Às vezes o que fazem, para que um produto possa ser anunciado como 0% de gorduras ou 0% de açúcares é colocar uma porção muito pequena, o que não quer dizer que seja pouco calórica, mas sim que a ração que eles consideram é muito pequena. Você tem um exemplo aqui.

Light: às vezes pode engordar mais

De acordo com o REGULAMENTO 1924/2006, um alimento light é aquele que tem uma redução de 30% de calorias ou de algum nutriente em comparação com um outro similar que tenha no mercado. Portanto, um leite condesada light ou uma maionese light não têm por que serem produtos pouco calóricos, simplesmente devem ser 30% menos calóricos que o seu produto homólogo. Só com isso já vemos que os produtos light não são garantia de perda de peso, nem de baixo aporte energético.

Além disso, um paradoxo que costuma acontecer com os produtos light é que ainda tem gente que se surpreende por engordar quando começa a tomar este tipo de produtos e o que acontece é que os produtos light costumam fazer descer a guarda, e pense que, por ser light, você pode consumir em maior quantidade e, por isso, muitas vezes você acaba consumindo mais calorias do que se tomassem o produto tradicional, mas de forma mais moderada

Conclusões

Não se deixe levar pelo o que vê o recipiente à primeira vista. O que se vê a olho nu é, basicamente, o que o fabricante quer que vejas. Como no anúncio de tv que não se dizem tudo, na rotulam só enfatizam o que eles querem que tu vejas. O resto, se é obrigatório colocar, te indicarão outras partes da caixa, menos visíveis assim que, como eu disse antes, quando você vai comprar leia a letra miúda!

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