Da Índia, a Tailândia – Colorado on the road

Nada mais cruzar a fronteira e entrar na Índia, subi de novo para a bicicleta pedalando até a cidade de Amristar, onde você vê pela primeira vez todas as imagens que eu pego com a minha câmera em terras Paquistaneses. Não tive tempo de me recuperar emocionalmente de tudo o que vivi, a necessidade de esclarecer a realidade dos fatos era mais urgente, e poder mostrar ao mundo a realidade terrível que vive diariamente a população do Paquistão.

Trabalhe dia e noite na edição do vídeo, na redação do jornal e no quanto eu tinha tudo preparado, eu subi de novo para a bicicleta pedalando com força até Nova Delhi, com angústia e ânsia por revelar tudo.

Uma vez na capital indiana e me sentindo mais seguro, publicar toda a informação que tinha em minhas mãos, mostrando a realidade dos fatos, e fiquei vários dias atendendo a imprensa.

O estresse não largo do meu corpo e a minha mente em qualquer momento. Só encontrei um pouco de calma, quando retomar a viagem. Era o momento de olhar para o futuro, seguir em frente e continuar com a rota, mas sendo sempre consciente de que nunca poderei esquecer tudo o que eu vivi.

O primeiro dia em que deixar para trás em Nova Delhi, a cada segundo em cima da bicicleta, que me levava cada vez mais paz, já que é quando estou pedalando quando encontro meus momentos de reflexão mais profunda.

Na primeira noite, convidaram-me para acampar no jardim de um hotel de luxo. Voltar a dormir na barraca de campanha me fez sentir velhas sensações que você pensou que tinha esquecido. Havia retomado o caminho, minhas pernas voltavam a pedir-me descanso depois de quilómetros percorridos, voltava a sentir o suor em minha testa e o vento no meu corpo, com cada pedalada, e a encontrar o repouso necessário em minha fiel loja de campanha. Tinha-se voltado para o que considero a minha casa desde que inicie a viagem, estava de novo na estrada.

Com apenas uma etapa a mais, o alcance da cidade de Agra e pude contemplar o Taj Mahal. Eu fiquei impressionado, a arquitetura mogola da obra, que preciso de mais de 20.000 homens e 22 anos para levá-la só, mas ainda me fascino mais a história que há por trás. O imperador Shah Jahan, desolado pela morte de sua mais querida esposa, Mumtaz, ordenou a construção do incrível mausoléu, como tributo a seu eterno amor.

(Colorado, On The Road, para visitar o Taj Mahal)

Depois de contemplar o Taj Mahal durante horas, chegou o momento de entrar de novo na sua bicicleta, e continuar com a viagem até a minha próxima parada, Varanasi.

Circulando pelas estradas indianas, observei uma infinidade de animais. Macacos, gansos camelos, burros, búfalos de água, porcos, cabras, corvos, da águia…e como não, vacas por toda a parte. Os mosquitos me atormentavam, por noite, e ao não encontrar a eficácia desejada do repelente, optei por a decisão de dormir com a loja dentro dos quartos dos hotéis económicos em que me hospedava.

O trânsito da índia é um equilibrado caos, em que se misturam todos os tipos de veículos na estrada, comunicando-se constantemente com a buzina e circulando sem seguir nenhuma norma de circulação. Tão logo eu ganhava um louco Tuk Tuk, vinha em direção contrária um caminhão, saindo da estrada para evitar ser atingido, mas topándome com um carro puxado por burros e uma enorme montanha de fezes de vaca e lixo. Apesar do louco tráfego, logo eu fiz a ele, mas há algo que não se pode adaptar, a excessiva poluição do ambiente.

No meu caminho para a Varanasi encontrei um novo obstáculo, o qual já havia assumido que, sem dúvida alguma teria que superar. Na minha chegada nocturna da cidade de Fatehpur, minhas pernas me pediam mais quilômetros, mas o meu estômago grita repouso. Foi então que conheci um jovem indiano Raj, que me levou a um hotel próximo e negociou o preço consiguiéndome uma econômica quarto de hotel, em que passe 36 horas, superando a mãe de todas as diarréia.

colorado-on-the-road-índia(Colorado On The Road ao lado Raj, em Fatehpur)

Graças ao descanso e a bondade de Raj, que me acompanhou os “restaurantes” para que me preparam arroz e sopa em condições de higiene, pude voltar a ficar em pé e por estar em cima da bicicleta para pedalar dois estágios de 122 e 134 quilômetros praticamente em jejum, para, finalmente, chegar a Varanasi,

Fascinado pela espiritualidade que há ambiente para a cidade de Varanasi e o rio Ganges, passei vários dias conhecendo mais sobre a religião Hindu.

colorado-on-the-road-vanarasi-índia-rio-ganges(Colorado, On The Road, às margens do rio Ganges)

Contam que a cidade de Varanasi surgiu a partir de uma lágrima de Shiva, que foi derramado no rio Ganges, há mais de 7000 anos. É o destino que todos os Indianos querem, para serem incinerados depois de morrer e ser libertos do ciclo de morte e renascimento (Samsara), atingindo, por fim, a paz eterna (O Nirvana). Mas há cinco exceções que não são cremadas, as crianças menores de 10 anos, as mulheres grávidas, os considerados santos e mortos por causa de uma picada de cobra, pois são considerados puros, e, por último, os que tenham contraído a lepra.

Na cerimônia, o corpo do falecido é transportado em uma maca até as margens do rio Ganges, onde é mergulhado para purificá-lo, enquanto o Dom, que se pode considerar um mestre de cerimônias, prepara a pira funerária no Ghats, uma passarela de pedra construída às margens do rio Ganges. O filho mais velho do falecido acende a pira, e o fogo é supervisionado por um Dom em todo momento.

colorado-on-the-road-rio-rio-varanasi(Familiares despedindo-se de um ser querido, antes de acender a pira funerária)

Passadas as três horas necessárias para realizar a cremação, o Dom recolhe as cinzas dos ossos do quadril, que não se consomem no fogo, e os lança ao rio Ganges, para, finalmente, encerrar as últimas chamas com um vaso de barro, deixando-o cair no chão.

As cremaciones estão abertas para todo o mundo, e é parte de sua cultura que compartilham com tudo o que queira saber mais sobre o Hinduísmo. Mas houve algo que me chamou a atenção depois de acordar de 30 minutos que estive absorto contemplando as chamas da pira funerária, não havia mulheres locais presentes. Depois de perguntar, um senhor indiano me explicou que as mulheres são mais propensas a chorar, e os seus clamores interrumpirían jornada da alma ao Nirvana. Aquela explicação me fez perceber que não havia ninguém triste ou pensativo, pois apenas estavam se despedindo de um ente querido, que descansaría alcançando por fim a paz eterna.

Passados cinco dias em Varanasi, continue atravessando o norte da Índia para alcançar meu último destino, Kolkata. No começo eu marquei o objetivo de pedalar em cinco etapas 680 km, mas a noite de meu segundo dia depois de deixar para trás Varanasi, um motorista de um jipe estacionado no bermas da estrada, teve o detalhe de abrir a porta exatamente no momento que estava excedendo. Não tive tempo nem de parar nem de contudo, riccardo por isso que impacte de cheio contra ela.

A roda dianteira foi a primeira a fazer contato, seguindo meu joelho e ombro esquerdo, antes de ir para o chão, passando de 25 a 0 Km/h em décimos de segundo. O golpe foi duro, mas por fortuna, não passava nenhum outro veículo, neste preciso momento, por isso não fui atingido no tempo que permaneci deitado no chão. O senhor gentil, mais preocupado com a sua querida porta que o meu estado, subiu a seu carro o mais rápido possível, deixando-me para trás, sem me prestar qualquer tipo de ajuda.

Não era o momento para lamentações, era o momento de entrar de novo em pé, tirar forças para apagar a dor física e substituí-lo pela superação pessoal.

Com a roda dianteira inútil e totalmente dobrada, carregue com o meu fiel cavalo até uma oficina próxima, onde me pus mãos à obra. Encontrar um pneu na medida, não foi tarefa fácil, e ao instalar uma peça totalmente ultrapassada no primeiro mundo em uma moderna bicicleta, as horas de trabalho se arrastaram até que caiu a noite.

colorado-on-the-road-oficina-bicicletas-índia (Colorado On The Road na oficina de bicicletas, cercado por curiosos índios)

Em nenhum momento eu passado despercebido na minha viagem pela Índia. Pare pare onde, em poucos segundos eu tenho vários curiosos índios observándome, e em poucos minutos, dezenas deles, por isso que a minha estadia na oficina não ia ser uma exceção. Ao terminar a reparação e devido à impossibilidade de retomar a estrada a essas horas da noite, um senhor gentil chamado Ranapratap, chegou-se à oficina e me pediu para segui-la a um restaurante próximo, onde ele me convidou para jantar, e onde conversou com o gerente para que me deixassem dormir em um canto do local .

Na manhã seguinte, Ranapratap veio despedir-se e a desearme boa sorte com a minha aventura. Ao entrar de novo na bicicleta, logo me dei conta de que a roda não era uma circunferência exata, e que a cada rodada, eu acompanhava constantemente a sensação de pedalar sobre infinitos buracos, mas não dei importância, pois havia conseguido superar o obstáculo, podia seguir em frente, podia continuar a lutar.

As quatro etapas que empleé para chegar a Calcutá, cheguei ao fim de cheio na vida da Índia. Cada noite, pedia permissão para dormir com a loja, os restaurantes de estrada e em postos de gasolina, recebendo sempre uma hospitaleira afirmação. Dividiam a mesa comigo, me alimentavam-se com a real comida Indiana, não a que encontramos em um restaurante para turistas, mas a humilde comida que eles têm em seu dia-a-dia. Dormia ao lado deles, fugindo do voraz apetite dos insufribles mosquitos sob a proteção de minha loja, e evitando o lixo e os ratos para fazer minhas necessidades em metade do campo. O que para mim era uma parte mais da viagem e da aventura, que para eles era o seu dia-a-dia

Desde que entrei na Índia, vivi experiências que fizeram balançar meus ânimos. Vigor durante horas as longas entrevistas em Nova Deli para esclarecer os fatos do Paquistão, reviviéndolos constantemente. Me integré no caótico trânsito da Índia até fazer parte dele, voltei a erguer as costas depois de me encogieran as dores da tremenda diarréia em Fatehpur, voltei a ficar em pé quando a porta de um carro lançou-me ao chão, voltei a pilotar a moto a cada manhã, depois de dormir rodeado por ratos, voltei a me deixar claro que, aconteça o que acontecer, sempre terei confiança em mim mesmo para continuar a lutar, para seguir em frente. Mas ainda me restava ver a face mais dura da Índia.

A minha chegada à cidade de Kolkata, eu me hospedei em um hotel económico em Sudder Street, onde, para minha surpresa, encontrei um café português. Quando me aproximei para saciar minha curiosidade, me deparei com um ambiente internacional em que se reuniam jovens de todas as nacionalidades, incluindo a espanhola.

Imediatamente fiquei muito amigo conversa com dois viajantes espanhóis, que estavam em Calcutá como voluntários na Casa Madre Teresa. Fernando, ex-legionário, e Bernardo, ex-Guarda Civil, logo me puseram a par do grande trabalho que levam a cabo as Irmãs da Caridade, e, juntamente com a ajuda de Daniel, um voluntário norte-americano, que levava cerca de seis meses, ajudando os sem-teto, não hesitei um segundo e no dia seguinte me inscrever como voluntário na Casa Madre Teresa.

colorado-on-the-road-calcutá

(Colorado On The Road ao lado de Fernando e Bernardo, no café português)

O único que faz falta, é apresentado na segunda-feira, quarta-feira ou sexta-feira em Shishu Bhavan, às 15:00 com o seu passaporte. Antes de iniciar o registro, nos deram uma extensa conversa informativa da situação atual da cidade, e que gostaria de enfatizar, que ela nos pediam que antes de ajudar uma pessoa, por nossa conta, na rua, contactásemos com uma ONG ou um voluntário com mais experiência, já que as crianças e os adultos são explorados para levar a cabo a prática da mendicância. A comida que os turistas lhes compram para consumo, ato seguido a revendem para o final do dia render contas a seus “chefes”, e milhares de crianças e adultos com problemas físicos ou mentais são abandonados em Slum e nas estações de trens, onde com segurança acabaria falecendo ou nas mãos de traficantes de pessoas, mas fora o trabalho das ONGs e a Casa Madre Teresa.

Depois do registro, me destinaram pela manhã ao centro de Prem Dam e as tardes ao centro de Kalighat, para poder ajudar as irmãs nas tarefas de manutenção das instalações, e em atenções dos moribundos e violentamente expulsos que hospedam.

Mas teria que esperar um dia para começar o meu voluntariado, desde que eu me inscrever em uma quarta-feira e quinta-feira é o dia dos voluntários. Mas o dia não seria desperdiçado, pois Fernando foi posto em contato com duas ONGs que trabalham na cidade, e convidou-me a acompanhá-lo para poder colaborar documentar seu trabalho.

Na quinta-feira de manhã, nós nos apresentamos no centro de Hope Foundation (www.hopechild.org), uma ONG irlandesa que há anos trabalha na cidade de Calcutá. Lá nos recebeu Jenny, uma das diretoras da ONG, que colocou à nossa disposição a Gora, o nosso guia.

A primeira paragem que fizemos no hospital da fundação, onde o que para nós seria um hospital normal do primeiro mundo, lá era tudo uma realização levado a cabo com muito esforço. Longe da realidade dos hospitais do governo, em que os cães, gatos, ratos e baratas partilham o quarto com os internados em condições deploráveis, Hope Foundation tinha conseguido abrir, graças a doações, um hospital com sala de Raios-X, ultra-sonografia, centro cirúrgico e dois andares, para atender os meses, e tudo isso com umas perfeitas condições de higiene e saúde.

colorado-on-the-road-kolkata-hope-fundation (Planta de internos no hospital Hope Foundation, onde uma voluntária ajuda às enfermeiras)

Logo nos pusemos de novo em marcha para visitar os Slum, assentamentos em que as pessoas vivem em domicílios improvisados e na mais absoluta miséria., onde a ONG abriu escolas para dar educação aos filhos.

colorado-on-the-road-kolkata-slum

(Crianças de escueles de Hope Foundation em Slum)

Mas o trabalho da ONG não termina aí. Muitas crianças são abandonadas nos Slum e na estação de trem, e são recebidos em orfanatos construídos pela Fundação, onde não só se lhes fornece alimento, roupa, educação, e um lar para os menores, mas que também são tratados com ternura e carinho.

Além disso, Hope Foundation ajuda a outras 12 ONGs, para que possam realizar seu trabalho. Uma delas é Girl2B (www.girl2b.org), que nos mostrou um orfanato de acolhimento pronto para abrir as suas portas a 52 meninas abandonadas, salvando-as das ruas, dos traficantes de seres humanos e da miséria.

colorado-on-the-road-kolkata-girl-fudation

(Orfanato de Girl2B preparado para acolher a 52 meninas abandonadas)

Depois de ter conhecido a dureza das ruas de Calcutá, foi esperançoso verificar como Hope Foundation (www.hopechild.org e Girl2B (www.girl2b.org), dar um raio de esperança.

Na manhã de quinta-feira, madrugué para chegar pontual às 07:00 para a Casa Mãe, Teresa, e iniciar o meu primeiro dia de voluntariado. Depois de um breve mas grato café da manhã, que consistia em um pouco de pão, uma banana e um chá, se abriam as portas e os voluntários nos organizábamos em grupos de acordo com o centro que nos haviam atribuído.

Logo, o grupo de Prem Dam se pôs em marcha, e às 08:00 iniciamos nossas tarefas ajudando as irmãs para o duro trabalho que implica manter as instalações. Começou estendendo a roupa e limpar os pisos, para depois dar o chá com biscoitos para os moradores, adultos incurável e moribundos, com problemas físicos e mentais que foram abandonados na rua à sua sorte, e que as irmãs acolheram como salvação do trágico final que lhes deparava. Nosso trabalho não terminava aí, também as ayudábamos para servir a comida e lavar os utensílios de cozinha, e também derrubou os residentes a atenção e o amor que eles merecem. A chamada de “brother”, se aproxima de qualquer voluntário para atender o pedido do morador, que quase sempre era um simples cumprimento com a mão, um abraço ou alguns minutos de atenção.

colorado-on-the-road-kolkata-voluntariado (às portas de Prem Dam, no meu primeiro dia de voluntariado)

Depois de ver as ruas de Calcutá, de verificar a miséria em que chegam a viver das pessoas, foi o horror de ser testemunha do grande trabalho que levam a cabo as irmãs, dando um tratamento humano das pessoas rejeitadas pela sociedade, em um centro limpo, higiênico, digno e com todo o carinho do mundo.

Mas o dia continuava, e meu trabalho cruzava a tarde no centro de Kalighat, onde durante a primeira hora, tivemos um contato mais próximo. Dávamos massagens para as pessoas que tinham os músculos atrofiados, ayudábamos na higiene pessoal e nos momentos livres, simplesmente fazíamos companhia para os moradores, que davam um tapinha na cama como sinal para que te sentasses ao seu lado. A comunicação era difícil, todos falavam Hindi ou Bengali, e poucos eram os que falavam inglês, mas havia uma palavra que aprenderam rapidamente:”Thank you”.

A segunda hora-lhes dávamos jantar e ayudábamos as irmãs a limpar os utensílios de cozinha. A Cada dia depois de terminar o voluntariado, reuníamo-nos jovens de todas as nacionalidades, em Sudder Street, para jantar juntos e dividir uma cerveja em um ambiente internacional, no que se respirava o bom ambiente.

colorado-on-the-road-kolkata-grupo-voluntariado (Colorado, On The Road, junto com outros voluntários em Sudder Street)

Meus quatro dias de voluntariado passaram normalmente, mas em uma das tardes em Kalighat, havia um voluntário japonês que trouxe bolos para todos os moradores. No momento em que estava junto com Fernando atendendo a um homem, este pegou o doce com a mão, partiu em três e nos deu um pedaço a cada um. Eu não tenho que imaginar a cara que me colocou, pois era a mesma que tinha Fernando pelo imenso gesto de generosidade que tínhamos recebido.

Meu último dia em Kalighat, fui testemunha de algo que não estava preparado para ver. Quando estava dando uma massagem a um homem com o corpo paralisado depois de ter sofrido três avc, vi, duas camas, mais tarde, como um voluntário norte-americano lhe segurava a máscara de oxigênio a um residente em um estado crítico, o qual lutava por cada sopro de ar. Nesse momento, não era consciente de que estava presenciando seus últimos segundos, já que minutos depois, o homem morreu.

As irmãs rezaram uma oração pela alma do falecido, e todos os voluntários concordaram em que, pelo menos, esse homem não tinha morrido sozinho na rua e sem cuidados, viveu seus últimos momentos com atenção, com dignidade e teve ao seu lado, uma pessoa que, sem saber de nada, ele demonstra seu amor.

Terminei o meu voluntariado e depois de me despedir de todos os amigos, era o momento de continuar a viagem, de pilotar um avião e alcançar o sudeste asiático. Fui pensativo em minhas ultimas pedaladas na Índia a caminho do aeroporto, onde embarcaria com destino a Bangkok. Uma clara visão levo de tudo que testemunhei em Kolkata:

“Aquele que realmente morre pobre, é aquele que vive sem amor.”

Facebook Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *