Como cumprir (de verdade) os propósitos de ano novo

Quantos anos você leva a querer deixar de fumar no início do ano? Quantos Pais Noeles e Reis Magos lhe trouxeram material esportivo para entrar…

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Quantos anos você leva a querer deixar de fumar no início do ano? Quantos Pais Noeles e Reis Magos lhe trouxeram material esportivo para entrar em forma, aumentando a custa de janeiro? Quantas vezes você já se apontou para o inglês? Quantas você proposto comer de forma saudável? E o que é igualmente significativo: há quanto tempo você levou em abandonar esses propósitos de ano novo?

Gostaria de saber há que se anotar todos os anos a algo, e logo o abandone?

Bem, as pessoas comuns sabem muito melhor o que não querem em suas vidas do que o que você realmente quer. Todos nós sabemos muito melhor o que não queremos. Por exemplo: não queremos olhar barriga ao olhar no espelho, não queremos asfixiarnos ao subir uma escada, não queremos pagar as aulas e depois não ir…

Este é o primeiro erro de iniciante, antes de transformar-se em mega-monstro dos objetivos. Porque um objetivo formulado em negativo produzirá resultados negativos. Se nos perguntamos “será que sou capaz de não pensar em um porco voando?”, o que pensamos? Pois com os objectivos passa igual. Mas, na realidade, é muito fácil dar-lhes a volta.

Não ter barriga = ter abdominais visíveis

Não asfixiarme quando subo a escada = melhorar o meu cardio

Não faltar às aulas de inglês = melhorar o meu nível de conversação

Quando perguntamos a qualquer pessoa aleatória que se proponha um objetivo (propósito) você pode dizer: deixar de fumar, ir ao ginásio ou se inscrever para o inglês. Os propósitos de ano novo por excelência! Mas por que esses propósitos não passam pelo filtro dos objectivos inteligentes? Este filtro é o acrônimo SMART, e encerra os segredos de como deve ser um objetivo. Como se de uma conversa imaginária com alguém que pergunta por um desses propósitos, vamos ver o que significam:

SpecificEspecífico, os objetivos devem ser específicos.

  • Com isso, de ir ao ginásio, o que pretende alcançar, exatamente?
  • Pois… perder a barriga, não ter barriga.
  • Bem, como você pode colocar isso positivo?
  • Ter os abdominais marcados
  • O que quer conseguir isso?
  • Para estar melhor ver (esse é o verdadeiro objetivo, na verdade)

Mensurável, Mensurável, deve haver alguma forma objectiva vista à sua medição e saber que foi realizado.

  • Como você saberá que está começando a ficar melhor ver?
  • Pois que possa usar um furo mais de meu cinto
  • Qual seria o primeiro passo para aproximar-se para isso do cinto?
  • Apuntarme ao ginásio.
  • Muito bem! Aqui sim, aqui é um passo em vez do típico finalidade. Qual será o segundo passo?
  • Quantas vezes por semana seria o ideal?
  • Quatro vezes.
  • O que o treinamento seria o mais adequado?
  • Pois me disseram que fazer treinos tipo HIIT…

Achievable Possível, os objetivos devem poder ser executadas. Nem muito fáceis nem muito difíceis.

RealisticRealista, devem ajustar-se à sua realidade pessoal.

  • Como são seus semanas? Você tem quatro dias por semana para treinar?
  • Bom, talvez melhor, três… (aqui começa a se ajustar à realidade)
  • Você sabe como ele treina em HITT?
  • Pois a verdade é que não.
  • Quem pode recorrer para conseguir isso?
  • Bom, eu posso ler Men’s Health ou consultar com um treinador…..

TimeProgramado no tempo, que propor-lhe um prazo fechado. Como aqui a quanto tempo você gostaria de estar melhor ver?

Podemos fazer o mesmo com qualquer um dos propósitos típicos e que, no fundo, são muito gerais e pouco específicos, pois quando os temos em migalhas é mais fácil de colocar o primeiro tijolo para construir isso que nós queremos.

Uma vez que você tenha redefinidos os teus propósitos de ano novo, eu recomendo que você tenha, por escrito, e, se possível, torná-los públicos, tuitéalos, ponha-os no seu mural do Facebook… Quando o compromisso é público, você vai pensar duas vezes antes de te passar para trás.

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