Comida processada: por que não usá-lo?

Cada vez que comemos mais comida processada e embalada. Neste artigo vamos explicar o que é e porque é importante evitar comida processada para a sua saúde.

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Você deve ter cansado de ouvir este conselho, nos últimos anos, e já se adiantou que é um aviso de que ainda devemos repetir mais, mas é certo que poucas vezes se explicou porque você deve evitar comida processada, especialmente a comida altamente processada, porque a maioria de nossa comida é processada de uma forma ou de outra.

Processar significa submeter um alimento a um processo de transformação ou elaboração. Portanto, pode-se dizer que umas peras foram processadas por ser extraídas da árvore, o mesmo que um brócolis embalado em filme, mas, desta comida continua a ser o alimento real e a maioria das pessoas entende isso. Mas, e se eu falo de um iogurte? Pois um iogurte será altamente processado ou não se falamos de um iogurte natural, que só contém leite que foi fermentado pela adição de bactérias necessárias ou falamos de um iogurte 0%, com aromas de chocolate, açúcar, cereais, corantes, etc., por muito saudável que te diga sua marca que é.

Como identificá-los facilmente?

  1. Vão embalados: os produtos frescos, não processados não costumam ter qualquer tipo de recipiente.
  2. A etiqueta costuma ser longa: a um maior número de ingredientes e menos conhecidos, pior. Escolha as etiquetas, geralmente, curtas.
  3. Levam alegações de saúde: as maçãs não se anunciam saudáveis o que são. Em troca, os produtos processados costumam levar alguma lindeza para promover seus benefícios e jogá-lo fora um pouco. Tomemos como exemplo ao acaso um bolo cheio de gordura saturada e carboidratos refinados, que tem bem grande no seu rótulo “Rico em ferro”.

Por que a comida processada não é boa para você?

  1. O tratamento elimina nutrientes importantes para a sua saúde.

O processamento de alimentos elimina nutrientes como fibras, ferro e outras vitaminas e minerais por dois motivos principais, melhorar sua textura ou palatabilidade e fazer com que sua vida útil aumente. O consumo de fibra na dieta ocidental, especialmente a proveniente de frutas e verduras, é bastante escasso, pelo que eliminar os produtos de nossa dieta não é o mais recomendável e, além disso, você pode produzir um maior risco de prisão de ventre ou câncer de cólon.

Os alimentos que você deve escolher principalmente em sua dieta são de densidade nutricional alta. Ou seja, alimentos que contenham um grande número de nutrientes e poucas calorias, como poderiam ser as frutas e as verduras. Pelo contrário, você deve evitar alimentos com densidade energética muito elevada, especialmente se eles estão cheios de calorias vazias. E, por isso, os reis são os alimentos processados.

  1. São ricos em gordura, sal e açúcar.

Os alimentos altamente processados são ricos costumam ter sido adicionados de elevadas quantidades de sal, açúcar e gorduras, mas não da melhor qualidade. Você pode ler este artigo para saber um pouco mais sobre o nosso consumo de açúcar. Quanto às gorduras, as escolhidas para adicionar esses produtos não costumam ser azeite de oliva extra-virgem. Os principais escolhidos serão óleos vegetais de baixa qualidade e que em algumas ocasiões foram hidrogenadas, o que as transforma em gorduras trans, que demonstraram ser muito piores do que qualquer gordura saturada para o nosso organismo e a nossa saúde cardiovascular.

  1. São altamente viciantes.

O adicionar sal, açúcar e gordura não acontece de forma espontânea. Procura-Se deliberadamente melhorar o sabor destes alimentos para que nós gostamos e queremos mais. Além disso, os alimentos ricos neste tipo de substâncias ativam nosso sistema de recompensa. Este sistema é o responsável por nos fazer comer para se sentir bem, quanto mais ativa, mais dessa substância necessária, o que torna esses alimentos em possíveis causadores de um comportamento viciante com a comida e de uma sobreingesta.

  1. São ricos em carboidratos refinados.

Os carboidratos refinados, além de participar no sistema de recompensa do nosso cérebro, causando uma súbita elevação da glicose no sangue, seguido de uma súbita descida que faz com que em pouco tempo vamos voltar a estar com fome. Se você escolher alimentos feculentos (arroz, quinoa, milho…) escolhe principalmente alimentos integrais que irá atrasar a digestão e dão maior sensação de saciedade. Não confie nem de alimentos altamente processados, que dizem ser ricos em fibra. Muitos são feitos de cereais refinados para os que se lhes acrescenta fibra. Para evitar seu consumo, opte por alimentos feculentos através de cereais integrais, legumes ou tubérculos, tal como encontrado na natureza.

  1. Cada vez que uma sociedade adopta um estilo de alimentação ocidental, doente,

Cada vez que uma sociedade começa a adotar a alimentação ocidental começam a surgir nela doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, etc., O mesmo ocorre quando se retira a pessoas de sociedades com menos doenças e as coloca em um país com este tipo de cultura. Lembre-se: seus genes importam, mas o seu ambiente proferida a sentença.

Depois de tudo isso, só me resta recomendar duas coisas: comer comida real e cozinha o máximo que puder. Com estes simples conselhos, sua saúde e o seu estado físico melhorarão de forma notável. O vale a pena tentar!

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