cicloturismo route des cols tour de france

Cruzar os Pirineus de mar a mar, dando pedais por aqui portos de montanha do Tour de France, é uma das aventuras que todo ciclista sonha em fazer um dia.

Poder passar o dia fazendo o que mais gosta... Isso sim é a verdadeira zona de conforto.

Cruzar os Pirineus de mar a mar, dando pedais por aqui portos de montanha do Tour de France, é uma das aventuras que todo ciclista sonha em fazer um dia. Há uma infinidade de possíveis itinerários e variantes, mas talvez a mais interessante e atraente é a que percorre toda a cordilheira, pela sua vertente setentrional. Conhecido e sinalizada como Route des cols, esta rota de cicloturismo cruzar o Pirineus franceses ao longo de mais de 1.000 km, em uma viagem que te faz sentir-se como um pioneiro do ciclismo.

A TRANSPIRENAICA, UM CLÁSSICO ENTRE OS CLÁSSICOS

Trata-Se de passar entre 7 e 10 dias pedalando por estradas de montanha, de traçado sinuosa e asfalto velho e remendado, subindo e descendo sem cessar, coroando os míticos portas do Tour de France: Peyresourde, Aspin, Tourmalet, Aubisque… Mas também uma infinidade de outeiros estranhos que não passa quase ninguém e o contato com a natureza é tão estreito como a própria carreterilla, que parece mais um caminho pavimentado que uma auto-estrada.

O cicloturismo minimalista é a expressão máxima da vida simples: pedalar, comer, dormir, andar, comer, dormir...

Para mim, a aventura começou em Portbou e em uma primeira fase cheguei até Vielha. Não dispunha de mais tempo livre, e Vielha era um ponto ideal para voltar para casa no ônibus. Minha intenção é retomar o caminho, logo que tenha quatro ou cinco dias e seguir em direcção à alemanha nazi.

A rota é uma gangorra constante: dezenas de portos acorrentados em poucos dias.

  • GUIA DA RUTAInicio: Portbou (é possível chegar de trem Renfe de Barcelona).Final: Vielha (é possível voltar no ônibus Alsa para Barcelona, por Lleida).Curso: 507 km Desníveis: 11.300 m+.Duração: 4 ou 5 dias.Orientação: track para GPS.

Entrando em França por Portbou, com a bicicleta carregada para a aventura.

7 DICAS BÁSICAS
  1. BICICLETAEs uma rota pensada para bicicleta de estrada, mas também se pode fazer com uma híbrida, um tipo de desporto ou uma mountain bike com pneus lisos ou de viagem. Eu usei a minha moto touring –uma Surly Straggler de aço com rodas de 700 mm–, a que lhe montei um jogo de pratos de 38-24 que, com um conjunto de rodas dentadas 11-32, me permite subir as ladeiras mais longas e duras sem ficar atrancado.
  2. NEUMÁTICOSSi o passo de roda do quadro de sua bicicleta permite, melhor monta pneus largos. Você ganha conforto, apesar de serem mais pesados, e também segurança nas descidas. Acha que a qualidade do asfalto em uma rota de este tipo é muito variável. Você pode encontrar longos trechos com pavimentos remendados, cascalho, buracos… Eu usei umas tampas de Schwalbe Marathon Mondial de 1’6 polegadas e me pareceram muito corretas.
  3. EQUIPAJEEn uma travessia assim, em que o objetivo é avançar muitos quilômetros e ganhar muito desnível cada dia, é fundamental escolher bem o equipamento e ser capazes de eliminar tudo o que não é imprescinbible.Se o plano escolhido é dormir em hotéis, B&B, etc, a bagagem se simplifica de forma radical: não vai fazer falta nem saco de dormir, nem tapete, nem luva de bivalves, nem fogão… Isto representa uma economia de quase 2 kg de peso e um volume mínimo, sobre a bicicleta.Eu sim pensava dormir ao ar livre, assim que ele usava tudo isso –com a exceção do pack de cozinha– dentro de um saco fechado colocado no guiador com o Revelate Chicote de fios, um sistema que me convence plenamente. Não se move em absoluto e não afeta a condução da bicicleta, nem as posições das mãos no guiador. O resto de coisas que as levava, distribuídos entre uma bolsa especial de selim de grande capacidade, um Revelate Viscacha, e o Camelbak (isso foi o único que me pareceu um erro, pois, com o calor úmido, esses dias tinha sempre a volta encharcado de suor).
  4. VESTUARIOEscoge sempre roupas que sejam versáteis e que não se sobreponham umas com as outras. Inclui uma muda leve e confortável que ocupa pouco volume para depois das etapas –servirá de pijama se dormimos ao ar livre–. Pode consistir de um par de meias, umas malhas, uma t-shirt de merino de manga longa e, só quando vamos a lugares frios, um casaco de penas –você pode comprimir e é muito leve e quente–; há também que levar uma capa de chuva, uma muda de ciclismo de substituição e umas sandálias tipo havaianas (as mais leves que possa encontrar), para arejar um pouco os pés após as fases.
  5. HIGIENEEl n.º de higiene pessoal é, efectivamente, muito pessoal. Eu para saídas curtas uso um par de lenços umedecidos no final da etapa. Não se esqueça de um pequeno escova e o tubo de dentífrico. Outra opção é dormir perto de uma fonte e dar-nos uma “ducha”, mas existe o risco de destemplarnos.
  6. FERRAMENTAS E RECAMBIOSPor claro, é obrigatório o uso das ferramentas e peças básicas para solucionar possíveis falhas na bicicleta, que deverá passar por uma revisão mecânica completa antes de partir. O básico são câmeras de substituição (um par), patches, multillave com tronchacadenas, elo “mágico” para reparar uma possível ruptura de cadeia, lubrificante para a cadeia…
  7. NUTRICIÓNEn uma viagem assim eu me del chianti por comprar e consumir a comida sobre a marcha. O desgaste é elevado e há que cuidar deste aspecto, se não queremos venirnos para baixo, segundo e terceiro dia da partida. Para o pequeno-almoço e jantar –ou pós-jantar–, eu tenho um mini-fogão que funciona com pastilhas de combustível sólido. A água é aquecida em um par de minutos e permite que você prepare chás, sopas instantâneas, aveia, rações de cus-cus ou refeições liofilizadas.O pack de fogão, panela e combustível para uma semana ronda os 150 gramas. A panela de titânio Esbit de 750 ml pesa 106 gramas. O fogão, do mesmo material, é muito simples e pesando apenas 11 gramas (onze). E com 6 gramas de combustível sólido (um comprimido e meia) esquentava água para dois cafés solúveis de 150 ml cada um.Por último, eu recomendo levar algumas barrinhas de proteína, como sobremesa para o jantar (barrinhas de cereais é mais fácil encontrar pelo caminho).

Um pequeno fogão permite aquecer a água e preparar chás ou refeições liofilizadas facilmente.FacebookSergio Fernández TolosaEscrito por Sergio Fernández Tolosa

Jornalista, aventureiro, escritor & “bunda de mau lugar”. Barcelona, estabeleceu-se no bairro de Gràcia, mas nômade por natureza. 42 anos. Gosta de ler, correr, pedalar em todos os lugares, subir montanhas, olhar mapas, realizar as viagens que sonha… A aventura que mudou sua vida? Atravessar de bicicleta, e na paciência os sete desertos maiores e mais emblemáticos do mundo: Austrália, Atacama, Mojave, Namibe, Kalahari, Gobi e do Sahara. Pedaleó 30.000 km durante quatro anos e aprendeu que os desertos são mais do que lugares vazios e planícies inertes. Todas as suas peripécias aparecem no livro 7 desertos com um par de rodas, com mais de 200 fotografias que ele mesmo fez durante as sete expedições. Este blog que começou quando ele se preparava para participar da Titan Desert compartilhando tandem com o castelhano. Superado o desafio, surgiu um outro, e depois outro, e mais outro… e aqui ela nos conta. Seu web site pessoal é www.conunparderuedas.com

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