Calçado minimalista vs amortecido – Máximo desempenho

Calçado minimalista vs Calçado amortecido

correr minimalista

O running ganha adeptos, ano após ano, seja porque parece que a tendência do exercício físico vai na linha de voltar à origem, voltar ao que sempre fizemos, como seres humanos, porque há corredores habituais que fogem das lesões ou porque, simplesmente, buscam novas experiências. O que nos repercute isso, os preparadores físicos? Pois bem, eu lhe conto.

É, por exemplo, que vem de uma pessoa (homem), de 45 anos, que trabalha 12 horas por dia sentado, com um valgo de joelho acentuado, sedentário desde há 4 anos, com um percentual de gordura de 30%, que pega seu filho de 3 anos, sempre com o braço direito, bla, bla, bla, bla,… E este homem te diz: eu sou Anotações, e eu ficaria muito contente por fazer uma maratona e já ouvi falar sobre isso de correr descalço. É bom? Bem senhores, esta é a realidade. Por muito que te encante o referente de Bikila ou Budd-que ganhavam campeonatos mundiais descalços e não se passava nada, vamos ver se no seu caso pode ser benéfico para si ou não.

Ainda me lembro de uma viagem ao meio-oeste dos EUA, onde fui me realizar uma massagem nos pés e o motivo que me fez pouco faltou para com vontade de rir. Claro, essa pessoa estava acostumada a tratar os membros de uma seita que vivem descalços. Se vamos para a África, mais profunda, vamos nos encontrar com os pés totalmente adaptados para andar e correr descalços. Mas, o que acontece conosco? Se você calçado desde que você tem uso de razão, seus pés têm menos gordura na planta do pé, menos tecido fibroso e as articulações do seu pé e tornozelo, serão mais fracas em geral. Além disso, os europeus e norte-americanos vivemos, a grande maioria, em locais onde há, por exemplo, pavimentos feitos de piche. Nosso ambiente não é projetado para ir descalços. Apenas alguns privilegiados, que têm o cuidado de previamente, em conformidade com as características adequadas para adaptar-se a correr com calçado minimalista. Eu vos direi, também, que os estudos que falam do ser humano em idade pré-histórica falam dos que viviam em situações não extremas. No pólo norte, ou em áreas montanhosas cheias de pedras, os seres humanos começaram a usar algumas peles para proteger seus pés, pois uma ferida infectada, naquela época, podia significar morrer.

Lesões associadas a correr descalços

– Pois não se faz uma boa transição no tempo de um calçado para outro, porque não se muda a técnica de corrida ou porque a transição completa para muitos casos, não é o melhor, surgem vários tipos de lesões:

– Por objetos, que em outras épocas não havia, pregadas na planta do pé.

– Queimaduras: de Certeza que muitos já jogaram Voleiball ou futebol na praia com areia bem quente durante um longo período de tempo e, o que aconteceu? Umas ampolas de narizes.

– Talalagias por não alterar a técnica de corrida. Passos muito longos, por exemplo.

– Fascite plantares.

Está Claro que há também lesões associadas a correr com tênis amortecidas:

– Multidão de lesões relacionadas com o joelho, por estar submetida a forças contínuas de compressão com a articulação absolutamente estendida ao atacar de calcanhar. A periostitis tibial é outra das lesões típicas ou fraturas por estresse também no tibia.

– Não ter medo de onde caminhar porque nós vamos sobreprotegidos não nos olhamos nem prestamos atenção na área do pé com o qual caminhar. Reduz-Se a propriocepção da articulação do tornozelo e pé e, por conseguinte, qualquer imprevisto, podemos criar qualquer tipo de lesão. Porque o pé tem deixado de sentir e está enfraquecido, com o qual também não pode reagir bem diante de imprevistos, por exemplo, em áreas irregulares.

Conclusão:

Como é normal, as marcas interessadas em vender um produto se apoiam em estudos que concretizam a parte que interessa, mas, em alguns casos, estes estudos podem ser uma verdade médias que, para muitos, é uma mentira. É lógico que se dirá ASICS ou VIBRAM e entendo perfeitamente. Deixe-me dizer: você cinzentos. Como sempre, abogo pelo princípio de variedade de estímulos. No meu caso, gosto de fazer uma sessão na esteira de alguma arte marcial, descalço, para outro dia calzarme um tênis amortecidas e sair a correr, depois eu quito e caminho 15′ por grama (que é uma prática que fizeram, há muito tempo corredores de maratonas de profissionais que correm com tênis amortecidas). Também o pode fazer pela praia. Outro dia eu vou nadar e outro realizou exercícios de força no ginásio. Calçado minimalista ou calçado tradicional. A não ser que você vá morar em uma cabañita na África mais profunda, utilize os dois e, é claro, não somente você corre, reduzirá sua probabilidade de lesões muito.

História do calçado minimalista

1960 Abebe Bikila, o atleta da Etiópia, ganha a Maratona em JJ.OO. de Roma descalço. Além disso, batendo o recorde anterior.

1985-1986 Zola Budd, atleta sul-africana, proclamou-se nestes dois anos consecutivos campeão do mundo de cross country (offroad) correndo descalço. Em 1986, também quebrou o recorde mundial dos 3.000 metros em pista coberta.

1999 Tony Post, CEO (Diretor executivo) da marca Vibram, recebe uma proposta de Robert Fliri sobre um tênis com cinco dedos e com muito pouca sola, apenas uma fina camada de borracha.

2004 Lieberman (biólogo evolutivo da Universidade de Harvard) e Bramble (biólogo da Universidade de Utah) publicam o primeiro artigo científico, na revista Nature, sobre o natural running (Barefoot). Em seu artigo explica como o ser humano, nos primeiros anos de sua existência, era correr para sobreviver.

2006 Vibram FiveFingers, empresa líder no calçado especializado, que em seu início, fabricava produtos para uso náutico, mudou radicalmente a sua estratégia para comercializar um tênis com cinco dedos e uma fina sola de borracha aderente. Produto que atraiu os primeiros corredores minimalistas dos EUA, que forneceu à empresa Vibram amplos benefícios econômicos.

2007 Lieberman e Bramble publicam um artigo explicando que o homem, na idade pré-histórica, utilizava o método correr de forma persistente para caçar sua presa, que caiu exausta, depois de vários km Nenhum animal é feito para correr muitos quilômetros seguidos, o homem sim. Apesar de que ainda ficam muitas coisas por descobrir deste tópico, Lieberman, chega à conclusão de que correr nos fez humanos. Lieberman defende que a capacidade do ser humano de correr longas distâncias a uma velocidade razoável foi uma vantagem evolutiva básica e fundamental para configurar nosso projeto atual, mas, atualmente, nós pareceríamos mais um hominídeo que um humano. O ser humano tem de correr descalço ou com sandálias rudimentares durante mais de um milhão de anos, em troca, o calçado moderno para correr foi inventado em 1970. Antes de 1970, os sapatos para correr eram muito simples, planas e quase sem amortecimento.

2009 Christopher Mc Dougall que, por sinal, atualmente escreve para a revista Men’s Health, dos EUA publica o livro best-seller “Nascidos para Correr”. Este livro sobre a cultura do natural running com a grande massa mundial. Permite entender, para os que não estão envolvidos em laboratórios científicos todo o dia, esta forma de execução.

2012 Daoud e Lieberman publicam a primeira evidência científica sobre o calçado minimalista: Os corredores que impactam com o calcanhar têm uma probabilidade muito mais alta de ferir os que se impressionam com o metatarso. Além disso:

– 30% dos que correm de forma regular são feridos a cada ano. Estas lesões estão relacionadas, na maioria dos casos, com os pés e zona inferior da perna.

– É muito provável que o ser humano, pré-história, ele pudesse correr descalço de uma forma mais segura.

– 75% dos atletas com calçado moderno amortecido aterrissam de calcanhar, gerando um impacto de travagem súbita sobre o sistema músculo-articular relacionado.

– O apoio com o mediopié/antepé, reduz-se até 7 vezes a força de impacto sobre o sistema músculo-articular na fase de amortecimento da carreira (Quando o pé impacta com o solo).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *