Bebidas energéticas: sim ou não?

A indústria de alimentos não deixa de atrair a atenção do consumidor lançamento de novos e incríveis produtos a cada dia. E o certo é que…

bebidas-cuidadoA indústria da alimentação, não deixa de atrair a atenção do consumidor lançamento de novos e incríveis produtos a cada dia. E o certo é que a maioria nos deixamos arrastar pela moda do momento, e não paramos para pensar nos riscos que podem representar para a nossa saúde. Um produto em crescimento nos últimos anos (e que não é comida nem bebida para mim, pelo menos) são as bebidas energéticas. Sobre elas publicou uma revisão na Frontiers in Public Health, em que se põe o acento sobre os riscos e efeitos adversos que o seu consumo pode ter sobre nossa saúde. Vamos rever o que é que você diz a respeito.

Algumas cifras

Apesar que apareceram pela primeira vez na Europa, em 1987, seu consumo tem crescido nos últimos quatro anos, e estima-se que suas vendas aumentaram em 60%. De fato, a European Food Safety Authority (EFSA) publicou, no ano passado, alguns números sobre o consumo deste tipo de produtos obtidos que convidam à reflexão: os consumidores mais comuns são os adolescentes (sendo comum entre 68% deles), e, destes, 12% consumia até 7 litros a cada mês. Mas o que mais me chamou a atenção é que 18% das crianças de 3 a 10 anos eram consumidores de bebidas energéticas. Meu conselho é que mantengáis as crianças longe deste tipo de bebidas.

O que abrimo-nos a tomá-los?

O certo é que existem poucos estudos sobre os riscos associados ao consumo de bebidas energéticas. Para começar, eles não têm uma definição padrão, mas costumam ser definidas como “bebidas não alcoólicas que contêm cafeína (como o ingrediente principal) e outros produtos como taurina, vitaminas, guaraná, ginseg, etc”. Suas principais riscos têm que ver com a cafeína, que é também a causa das declarações benéficas que dizem ter estes produtos. A AESA diz que 75mg de esta substância melhora os processos cognitivos relacionados com um aumento da atenção, memória e aprendizagem, mas não é bom ultrapassar 300mg diários de cafeína, já que, mas podemos ter sintomas como palpitações, nervosismo, insônia, náuseas, etc., Além disso, o consumo excessivo desta substância também pode estar associado a um maior risco de hipertensão e diabetes. Se você vai ao supermercado e vê as etiquetas, você verá que este tipo de produtos pode ter 113-160mg por lata assim que você pode ver que deverá consumir cerca de 2-3 latas para superar essa dose. Isso tendo em conta que não toma nenhum outro produto com cafeína, como o café ou o chá.

12terrones de açúcarPara mim, um dos principais riscos deste tipo de bebidas e é o seu alto teor em açúcares. Uma única lata destes produtos pode ter aproximanadamente cerca de 50 gramas de açúcar; mais ou menos umas 12 colheres de chá de café. Ou seja, com apenas uma unidade deste produto você está consumindo mais do que o dobro de açúcar diário que recomenda a OMS (mais ou menos 5% da energia total diária, o que viriam a ser cerca de 25g) e isso, portanto, favorece de maneira notável a obesidade.

Agora estamos apenas falando de consumir bebidas energéticas de forma isolada, mas o que acontece se consomem com álcool? E se para fazer desporto? Pois isso já o deixamos para o próximo post.

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