Assim são as novas recomendações dietéticas americanas

Colocamos o olho nos Estados Unidos para seguir muitas das suas tendências e novidades, e seus Guias Alimentares não podiam ser menos. Publicadas a cada 5…

nutrição-americana-consejos2OKnós Colocamos o olho nos Estados Unidos para seguir muitas das suas tendências e novidades, e seus Guias Alimentares não podiam ser menos. Publicadas a cada 5 anos, têm uma grande influência sobre as recomendações dietéticas que se darão nos Estados Unidos e que continuarão a muitos outros países.

Este guia começa enfatizando a mais triste realidade. E é que, quando conseguimos reduzir a taxa de doenças infecciosas, as doenças crônicas não-transmissíveis (doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão e alguns tipos de câncer) tiveram uma subida imparável devido aos maus hábitos alimentares e a inatividade física. A metade da população Americana sofre de uma destas doenças e o excesso de peso e a obesidade tiveram um custo elevado na saúde e na economia, tendo em 2008 um custo médico de 147 milhões de dólares.

Para resolver este problema, essas guias nos oferecem as seguintes diretrizes:

  1. Segue um padrão de alimentação saudável ao longo de sua vida.
  2. Um padrão de alimentação saudável inclui:Uma variedade de vegetais de diferentes tipos.Frutas, especialmente inteiras.Féculas, pelo menos a metade deles integrais.Lácteos com baixo teor de gordura ou desnatados.Uma variedade de proteínas, incluindo frutos do mar, carnes magras, ovos, leguminosas, nozes, sementes e produtos de soja.
  3. Um padrão de alimentação saudável limita gorduras saturadas, trans, açúcares e sódio. Portanto:Os açúcares devem representar menos de 10% das calorias diárias.A gordura saturada também deve contribuir com menos de 10% do consumo energético diário.Consome menos de 2.300 mg de sódio ao díaSi se consome álcool deve ser feito com moderação (uma taça por dia em mulheres e dois homens)
  4. As necessidades de nutrientes devem ser, principalmente, cobertas por alimentos, incluindo alimentos densos em nutrientes.
  5. Os padrões alimentares saudáveis são adaptáveis: os indivíduos têm mais de uma forma de alcançar um padrão de alimentação saudável, que deve ter em conta o seu ambiente sociocultural e suas preferências pessoais.
  6. Além de uma alimentação saudável, devemos manter uma atividade física regular.

Meus comentários sobre as Guias de recomendações dietéticas para Americanos 2015-2020

  • Eu amo o que está a recomendar hábitos alimentares ao longo da vida. Não se trata de fazer dietas. Com isso se quer transmitir a mensagem de que se trata de comer saudável e conseguir alguns hábitos saudáveis que te acompanhem por toda a vida. E vivei em acrescentar que não só o peso importa. Você pode manter o seu peso, praticar exercício, enquanto mantiver uma dieta inadequada. Manter o peso NÃO é sinônimo de saúde que escolhe comer saudável, seja qual for o seu peso.
  • Mas não há muito a tónica nem explicação, depois de toda a forma de sumos e batidos de os últimos anos, acho que era necessário incluir a anotação de que há que consumir frutas MELHOR inteiras. Os sumos e os liquefeitos devem ser de consumo limitado e não são igual a uma fruta inteira, já que eliminamos a fibra e parte da saciedade que nos produz o fato de mastigar.
  • Me surpreende um pouco a recomendação de potenciar os produtos lácteos com baixo teor de gordura ou desnatados, já que faz um tempo que está se vendo que o consumo de lácteos inteiros não é prejudicial para a saúde. Eu acho que se deve a uma tentativa de limitar as calorias totais da dieta e os que vêm da gordura saturada, outro dos elementos que o Guia recomenda limitar.
  • Em relação ao álcool. Me parece que se aquém da recomendação inicial não advertindo sobre os perigos e os benefícios inexistentes do consumo de bebidas alcoólicas. Embora no apêndice referente a este tema deixa muito claro que o álcool NÃO está incluído nos padrões de alimentação saudável destas guias e que não se recomenda começar a consumir qualquer bebida alcoólica, por qualquer motivo, ou devido a qualquer suposto benefício (sim, eu falo do vinho também…para ver se desaparece essa taça de vinho de nossas pirâmide), eu acho que uma das frases que deverá aparecer é: recomenda-se evitar as bebidas alcoólicas.
  • Acho que entre os alimentos a limitar faltam, sem dúvida, os cereais refinados.
  • Me parece um acerto o comentário de que se pode chegar a um padrão de alimentação saudável, de diferentes modos, e que não é de tanta importância, como anteriormente aos percentuais de macronutrientes, mas a qualidade dos alimentos, em que enfatizam com o termo “alimentos densos em nutrientes” e que definem com alimentos com um elevado conteúdo em vitaminas, minerais e fibra.
  • Desaparece o limite de colesterol dietético devido a que a evidência de que está relacionado com o colesterol no sangue é baixa, mas a sua recomendação continua a ser baixa devido a que se limite os alimentos ricos em gorduras saturadas (que também são ricos em colesterol). Ficam exonerados o ovo e alguns crustáceos e moluscos já que apesar de serem ricos em colesterol, não o são em gorduras saturadas
  • Muito importante também o fato de destacar a necessidade de cobrir as necessidades alimentares com alimentos (e não com suplementos), em um país onde o consumo de suplementos alimentares é excessivo.
  • Duas coisas que estão escondida entre as centenas de páginas de Guias e que eu gostei especialmente são:

– A advertência dos ingredientes escondidos em alguns alimentos. Com isso, adverte para a importância de evitar alimentos ricos em açúcar adicionado, gorduras saturadas e sal, sem que nós o saibamos. Falta-Me que sim, que acrescentem a principal recomendação para evitar estes alimentos: evite os alimentos altamente processados.

– As propostas de mudanças exemplificadas em imagens. Por fim, não se trata apenas de dizer o que a gente não deve comer, mas de dar-lhe as opções de que ele deve comer. Algo que fazemos nutricionistas-nutricionistas cada dia na consulta. Menos proibir e dar mais ideias de como levar uma alimentação saudável, saborosa e apetitosa.Consumo abaixo das recomendações ou abaixo dos limites nos EUA

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