As dietas depurativas de depois do Natal

As dietas depurativas que prometem ‘milagres’ representam uma agressão mais para o nosso organismo que, após o Natal, convém evitar ainda mais.

dieta-purificação de-natal-nutriçãoDepois dos excessos do Natal, é comum que os meios nos bombardeen com as típicas dietas depurativas (também chamadas de desintoxicação) que, supostamente, limpam o organismo e ajudam a perder peso. Muitas dessas dietas depurativas convidam-nos a fazer um “semiayuno”, obligándonos passar o dia à base de uma fruta ou de sopas. Mas isso só significa uma agressão mais para o nosso organismo ao qual, depois de os excessos, se obriga agora a funcionar com uma dieta que apresenta múltiplas carências nutricionais. Resultado: uma redução considerável de seu desempenho esportivo.

O que se pode fazer então? Minha recomendação é promover hábitos alimentares baseados em uma dieta equilibrada: que nos façam sentir melhor, mas que não impliquem uma dieta que seja deficiente em determinados nutrientes ou que é base de um único alimento ou grupo de alimentos. Algumas diretrizes que você pode seguir os dias pós-Natal são:

  • Consome tanto no almoço como no jantar verduras ou legumes como prato principal. Ajudam a reduzir os menus já que são alimentos de baixa densidade calórica, ou seja, que fornecem poucas calorias, muito, muito, muito volume.
  • Leva cerca de 3 porções de frutas por dia. Você pode tomar como sobremesa ou entre as refeições e nesses dias vai trazer um extra de vitaminas e minerais.
  • Preferir os alimentos integrais aos refinados. Depois de alguns dias de excessos de doces e alimentos refinados (em poucas mesas de Natal vejo eu integrais) fornecer esses alimentos nos fornece fibra que ajuda o trânsito e a saúde intestinal.
  • Evite as carnes processadas ou muito gordas e opta estes dias por carnes magras e peixes como segundo prato.
  • Consome 1,5 a 2l de líquidos por dia. Você pode fazer isso através de uma alimentação rica em frutas e vegetais com água e chás de ervas como bebidas principais. Tenta evitar refrigerantes, bebidas alcoólicas ou excessos de bebidas excitantes como o café ou o chá.
  • Reduz o sal e usa, para dar sabor aos pratos, especiarias suaves, como o louro, o orégano, endro, etc.
  • Consome os alimentos em cozimentos suaves, como cozidos, placas, fornos, etc. e impede por alguns dias, os fritos e rebozados.
  • Compra comida e planeje-se para levar frutas ou sanduíches para o escritório e foge dos lanches que você pode encontrar nas máquinas. Se você tem a geladeira cheia de produtos saudáveis, mais fácil será manter uma alimentação saudável.

O certo é que todos esses hábitos fazem parte de uma alimentação saudável e equilibrada. Se os mantiver em sua vida diária, mesmo que seja de forma mais descontraída, contribuindo para melhorar sua alimentação e sua saúde. Deixemos de pensar que um único produto pode ajudar a depurar, para perder peso ou para qualquer outro objetivo que temos. A alimentação em conjunto e os hábitos que pode é o que vai ajudá-lo a obter os resultados que deseja.

Só me resta dizer que, se este ano um de seus propósitos é comer melhor, que não seja simplesmente isso. Vamos começar o ano cumprindo objetivos e que tenham todos um Feliz e saudável 2014!

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