As 10 regras do treino. Evita certas máquinas

Evita, na medida do possível, o uso das mal chamadas de máquinas de musculação, que se obrigam a trabalhar em um plano concreto….

Evita, na medida do possível, o uso das mal chamadas de máquinas de musculação, que se obrigam a trabalhar em um plano concreto.

Estas máquinas, além de que poucas vezes o plano que descrevem é o mais fisiológico, realizam por si todo o trabalho de estabilização, o que faz com que, praticamente inexistente trabalho da musculatura sinergista responsável pela estabilização do movimento, o que se traduz em um menor número de fibras recrutadas, ergo menor resposta hormonal, ergo menor adaptação. Além disso, reforçariam um desequilíbrio no sistema, o que aumentaria o risco de lesão, podendo inclusive chegar a alterar o alinhamento correto da articulação com o desgaste que isso implicaria e cujos efeitos seriam irreversíveis.

Se você está procurando imagens de centros de alto rendimento nos EUA como Athletes Performance, o IMG Performance Institute, ou qualquer ginásio de qualquer computador universitário americano, vereis como praticamente com 3 tipos de máquinas. Um rack onde poder apoiar a barra, halteres (normalmente powerblocks, uma por cada rack como você pode ver na imagem), TRX e sistemas de placas com polias livres enfrentadas e ajustáveis em altura e separação (sendo cada vez mais comuns os “Functional Trainers” com resistência pneumática de Keiser, também visíveis na imagem). Como você pode ver todo o material habitual nas salas de treinamento, mas em clara desvantagem em relação às típicas máquinas mal denominadas “de força”.

Há quem, ao ler este post, pense que estas instalações não servem para muscular para uma pessoa, mas deixe-me sugerir que, por um momento, pense na fisionomia típica das diferentes regiões de Futebol Americano. Onde você acha que um Running Back, Tail Back, Wide receiver, ou Safety desenvolveram esses físicos? Porque eu te garanto que não em um ginásio comercial com máquinas de que inundam as salas de treino habituais. De fato, na sala da foto é atingido durante o último ano, 54 dos eleitos no último draft da NFL, 14 deles na primeira rodada. A verdade é que cada vez que vejo a sala de um dos principais ginásios de este país não posso evitar de pensar na quantidade de coisas que poderia fazer com todo esse espaço, mas, claro, não são máquinas tão fáceis de usar e já não se pode controlar a 50 pessoas, com um único monitor.

Também é justo dizer que haveria uma quantidade significativa de usuários regulares de ginásios e centros esportivos, como, por exemplo, homens e mulheres a partir de certa idade, que se sentiriam intimidados por este tipo de máquinas, mas isso é outro assunto e neste blog fala-se de resultados.

Se você gostou deste artigo também será interessante o restante das regras que todo treinamento deve seguir. Meu conselho é que você comece por a primeira, e mais importante, clicando no seguinte link http://blogs.menshealth.es/fitness/2011/11/23/la-regla-1-que-todo-entrenamiento-debe-seguir/

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