Aprenda a avaliar e comparar a sua força

O homem é um ser peculiar. Se analisarmos o seu comportamento, veremos que ainda mantemos alguns instintos cavernarios. Mesmo quando já passaram centenas de milhares…

calcule sua forçaO homem é um ser peculiar. Se analisarmos o seu comportamento, veremos que ainda mantemos alguns instintos cavernarios. Mesmo quando já passaram centenas de milhares de anos de evolução, continuamos tendo essa necessidade imperiosa de nos comparar com o outro em um orgulho desse instinto de rebanho tão comum em outras espécies. Se bem que isso pode-se vislumbrar sutilmente no dia-a-dia, torna-se evidente nada mais entrar em qualquer ginásio ou instalação esportiva. Talvez a característica que mais nos interessa comparar é a força, mas, fazemo-lo bem?Nós Sabemos que tipo de força deveríamos comparar para ser objectivas e realistas?

É aqui que entra a força relativa, o peso que você é capaz de mover-se em cada um dos exercícios por quilo de peso corporal. A mais importante de todas e a que menos se tem em conta.

Nossa, por um momento, um indivíduo de 100kg que é capaz de mover uma repetição máxima com 110Kg, enquanto que um outro indivíduo de 70Kg é capaz de mover 90Kg para 1 RM. Quem está mais forte? Pessoalmente, nunca, eu olho para o peso total movimentado em termos absolutos, mas o peso mudou-se para os principais exercícios por quilo de peso corporal. Neste aspecto, o primeiro indivíduo teria de 1 rm 1,1 Kg/Kg de peso corporal, enquanto que o segundo teria 1,3 Kg por quilo de peso corporal, sendo o seu desempenho substancialmente superior.

De que me serve a mim que alguém seja capaz de mover 90Kg em jalón com polia se pesa mais de 100Kg? Apenas será capaz de fazer uma única barra. Ou será que alguém seja capaz de mover-se no agachamento apenas o seu peso corporal, se depois não vai poder saltar mais de 30cm ou vai passar apuros cada vez que você subir escadas com os sacos de compras?

Talvez vos interesse saber que eu tenho uma tabela que eu gosto de aplicar no meu trabalho. Em um supino o objetivo rondará de 1,5 Kg por quilo de peso corporal para uma repetição máxima, o mesmo para pulles verticais, embora, neste caso, pode ser medido pelo número de flexões realizadas com a mais rigorosa técnica e sem qualquer tipo de impulso. Quanto aos membros inferiores teríamos agachamento, onde o objetivo tenho 2Kg por quilo de peso corporal, assim como peso morto. Neste último caso, a maioria de vocês pensa que é uma loucura.

A realidade é que estamos em um país onde, em seus ginásios não há tradição de peso morto. Bom, na verdade, de nenhum exercício de membros inferiores, de forma que o desempenho deste exercício é muito básico. Em outros países como EUA, Inglaterra ou Alemanha, onde o treinamento de força é mais arraigado, o peso morto é um exercício indispensável e principal indicador do desempenho em matéria de força de um atleta. Um dos poucos exercícios que apenas é geralmente periodizar em diferentes planos de treinamento.

Por último, para calcular a repetição máxima não é necessário aproveita ao máximo subindo peso até não poder mais. Este sistema não é o mais inteligente, uma vez que, ainda quando a recuperação for suficiente, sempre fica algo de fadiga no sistema nervoso central que pode condicionar o resultado. Em seu lugar, para calcular o peso máximo que você é capaz de mover (1 RM) teste com um peso que lhe permita fazer entre 3 e 5 repetições. Se você pode fazer 3RM divide o peso entre 0,93, no caso de que sejam 4RM faça o mesmo com 0,90 e se são 5RM entre 0,87.

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