A ligação mental é a chave para alcançar o físico desejado

Já são mais de 10 anos trabalhando como personal trainer, assessor esportivo, e colaborando/convivendo com diferentes entidades esportivas e de saúde. E me aventuro a dizer…

Já são mais de 10 anos trabalhando como personal trainer, assessor esportivo, e colaborando/convivendo com diferentes entidades esportivas e de saúde. E me aventuro a dizer que o objetivo principal das pessoas (em geral) quando se iniciam em um programa esportivo é melhorar a sua estética corporal.

Eu Considero que ter uma melhor aparência física é um fator que pode influenciar positivamente o desenvolvimento de diferentes facetas de nossas vidas, mas não deve ser o principal objetivo.

Para que a estética corporal é um fator realmente importante em diferentes áreas de sua vida e, portanto, ajudá-lo a ser feliz tem que estar muito bem relacionado e equilibrado com outro conceito importantíssimo: o autoconcepto físico (a avaliação que você faz sobre o seu próprio físico)

Este critério sobre si mesmo se cimenta sobre os 4 elementos: a força, a resistência, a aparência física e a competição esportiva. De acordo com a própria experiência que já teve com esses elementos e como você percebido construirás o autoconcepto. Também as novas tendências, a opinião do ambiente, redes sociais, etc., podem ter grande influência.

A força de uma boa relação entre a imagem corporal e o autoconcepto

A imagem corporal é muito mais do que esse maior ou menor tônus muscular que você vê quando você se olha no espelho, é um conceito muito mais amplo e difícil de definir, e que desempenha um papel-chave na promoção de seu autoconcepto físico, já que tem uma importante repercussão no desenvolvimento da sua identidade pessoal.

Há três elementos fundamentais para entender isso que eu vou explicar: a sua percepção sobre seu físico (como você avalia o seu tamanho e aparência corporal); sua atitude (como você se sente com o seu corpo) e seu comportamento (de acordo como se sente com o seu corpo actuaras de uma forma ou de outra).

Ou seja, invertirás seu tempo, seu esforço e também o seu dinheiro para conseguir seu objetivo, e ele o fará partir-se se você acha que sua musculatura é maior ou menor; se você se sinta mais ou menos atraente: de acordo com o grau de força e resistência que tiver e, talvez, de como sentir que se percebem os outros. Esta última, embora possa haver algum grau de influência tem que ser a que menos ou nenhuma importância que lhe dar.

Te aviso, se bases de seu treino, nutrição e dia-a-dia apenas e exclusivamente em alcançar um corpo mais forte, definido, mais simétrico e mais grande, como objetivo permanente deve saber que existe o perigo demonstrado de ter uma tendência a ficar obcecado com a estética, distorcer a realidade e até mesmo pôr em perigo a saúde para alcançar o objetivo. Nesta situação, não existiria uma saudável e realista conexão entre autoconcepto e imagem corporal.

Em suma, durante todo este complexo processo, eu recomendo que você tenha em mente o seguinte para alcançar o objetivo real, desejado e importante para ti:

  • Seu objetivo é estético e melhorar isso pode ajudá-lo a ter mais confiança e melhor conceito de ti mesmo, mas também que marcarte objectivos de desempenho: a treinar para ser mais forte, mais ágil, mais resistente, mais flexível, etc., Em suma, mais saudável, eficiente e se, também mais atraente.
  • Treina em grupo e no exterior. O treinamento com cargas externas (halteres, barras, etc) é muito interessante para gerar estímulos musculares notáveis e melhorar a sua composição corporal, mas pode gerar estímulos também interessantes e, sobretudo, diferentes, tanto a nível físico como a nível mental treinando no exterior e acompanhado.
  • Reflita profundamente sobre isso: se o que mais importa é atingir um certo status social ou reconhecimento do seu ambiente, e realmente é, por isso, se você quer melhorar a sua imagem através do treinamento estas indo no sentido contrário. Embora as boas palavras do ambiente sintam bem, o caminho é melhorar a estética com práticas saudáveis, que possam ser incorporadas no seu dia-a-dia, que a maioria delas se divirtam e, portanto, se sinta melhor no geral, consigo mesmo primeiro, e depois com o seu ambiente.
  • Anote tudo para verificar: perímetros corporais; massa muscular; peso gordo; peso que movilizas durante a sessão; tempos de carreira, etc., Esta é a parte objetiva e demonstrável do processo. Sua percepção pode ser mais ou menos positiva, mas os números demonstram uma realidade objetiva.

BIBLIOGRAFIA:

Castro-Lopes, R., Molera, D., Cachón-Zagalaz, J. e Zagalaz-Sánchez, M. (2014). Fatores de personalidade e de musculação: Indicadores associados à vigorexia. Extraído de Revista de Psicologia do Esporte 2014. Vol. 23, número 2, pp. 295-300, 25 de setembro de 2017.

González-Calvo, G. e Fernández-Rio, F. (2017). Perspectiva qualitativa e quantitativa do autoconcepto físico e a imagem corporal dos diferentes profissionais da atividade física e do esporte. Extraído de Revista de Psicologia do Esporte 2017 Vol. 26, núm 2 pp.105-111, 25 de setembro de 2017.

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