A gordura como aliada – Diário de um ex-gordo

Hoje em dia é muito comum consumir alimentos livres de gordura, eliminar todo o tipo de gordura de nossa dieta ou comer alimentos com densidade calórica elevada devido ao seu teor em gordura, por medo de ganhar peso e engordar. Duramente muitos anos, os alimentos com alto teor de gordura foram demonizados, tanto por meios de comunicação como por coletivos como os formadores/nutricionistas. Mas hoje sabemos que este é um conceito errado e o que não…

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Hoje em dia é muito comum consumir alimentos livres de gordura, eliminar todo o tipo de gordura de nossa dieta ou comer alimentos com densidade calórica elevada devido ao seu teor em gordura, por medo de ganhar peso e engordar. Duramente muitos anos, os alimentos com alto teor de gordura foram demonizados, tanto por meios de comunicação como por coletivos como os formadores/nutricionistas.

Mas hoje sabemos que este é um conceito errado e o que não o saiba ainda no mundo da nutrição anda muito perdido.

Conceitos como que a gordura animal é uma fonte super perigoso de gordura para o nosso sistema cardiovascular, que geram câncer, como se o demônio se tratasse, continuam em vigor hoje em dia quando, e me desculpe pelos detratores de gordura animal, as moléculas são formadas estas gorduras animais são as mesmas que as provenientes de fontes vegetais ou que a própria gordura que armazenamos em nosso corpo. Com isto não quero dizer que é o mesmo que comer banha de porco que nozes, obviamente. Mas quase todos teremos ouvido falar dos diferentes tipos de gordura que existem e que dentro de gorduras saturadas, por exemplo, não existe tanta diferença, sejam da origem que forem.

De fato, sabemos hoje que o demonizado ovo agora parece não ser tão ruim, já que o colesterol dietético não afeta o colesterol sanguíneo. Isto quer dizer que, se a sua dieta permite comer a quantidade de gordura suficiente para que se vírgulas meia dúzia de ovos por dia, o colesterol que inclua através desses ovos, não tem que ser um problema em suas análises, o problema simplesmente pode ser que seja uma quantidade excessiva de gordura… De fato, o ovo é um alimento maravilhoso como te explicarei mais adiante por vários motivos.

Vou dar-lhe uma série de motivos por que você incluir uma certa quantidade de gordura na dieta, porque, Atenção!, falamos que a gordura é nossa amiga, mas isso não quer dizer que devamos passar de branco para preto.

  1. Uma produção hormonal e desenvolvimento corretos. Para mim, a razão mais importante. Sem gordura ou colesterol da dieta, nosso sistema hormonal não poderá funcionar de forma adequada, já que os hormônios, e uma fundamental em concreto, a sua testosterona, tão importante para a perda de gordura e aumento de massa muscular, não pode ser criado se não existe um mínimo de ingestão de gordura e colesterol em nossa dieta. Um dos alimentos essenciais neste ponto é o ovo, e não a clara apenas, mas o ovo inteiro, já que é um alimento excelente por sua contribuição em proteína e vitaminas, além do aporte de gorduras muito valiosas para o desenvolvimento muscular.
  1. A gordura ajuda na absorção de vitaminas lipossolúveis. Sem ela, vitaminas como a A,D,E E K não absorveriam corretamente e são fundamentais para o correto desenvolvimento de uma boa saúde.
  1. A gordura é muito saciante. Alimentos com alto teor de gordura e sentir-se cheio antes. Também significa que se você seguir uma dieta para ganhar massa muscular e você está muito saturado de comida, mas você precisa aumentar o volume calórico de sua dieta, o que você pode fazer é incluir algum alimento de alto teor de gordura que lhe permita em um pequeno volume de comida, aumentar grande quantidade de calorias.
  1. As gorduras têm baixo impacto sobre a resposta da insulina, a qual está envolvida diretamente na maioria dos processos de obesidade tanto em crianças como em adultos, além de ter certa relação com processos de deterioração cognitiva decorrente da resistência à insulina causada pelo consumo de dietas ricas em carboidratos simples durante tempo prolongado.
  1. Há que ter em conta que a tão demonizada gordura saturada da carne vermelha e alimentos de origem animal é muito semelhante ao tão na moda agora óleo de coco, que basicamente contém gordura saturada, além de triglicerídeos de cadeia média). Às vezes você se coloca à ingestão de alimentos e parar de tomar outros sem nenhum critério mais do que seguir tendências e é aí onde vêm muitos dos problemas nutricionais que se cometem… Esta visto que a gordura saturada não é causador de doenças consumida em quantidade razoável. O que que é essa quantidade? Hoje é difícil dizer com exatidão, mas não necessariamente o menos do que 10% do que está estabelecido pela legislação de saúde…
  1. Existem evidências científicas de que há muitos nutrientes envolvidos na proteção contra o câncer em alimentos de origem animal. Depois de muitos anos ouvindo falar sobre as frutas e os vegetais como alimentos protetores, foram encontrados nutrientes como o selênio ou o zinco, o mais abundante e biodisponíveis em alimentos de origem animal.

Não falo de incluir a gordura de forma indiscriminada, a partir de agora em sua dieta, mas se você perder o medo alimentos, como os frutos secos, abacate, ovos, salmão e um longo etc, que favorecerão uma melhora tanto física como psicológica.

Espero que gostem e tenham um ótimo fim de semana.

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