7 erros que te impedem de perder peso

Às vezes queremos perder peso e não sabemos porque não o conseguimos. Neste artigo, revisamos 7 possíveis razões que te impedem de perder peso.

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Pode levar tempo a tentar perder peso e você está me perguntando o porquê de não conseguir, ou porque esse michelin abdominal é impossível de eliminar. Quando isso ocorre muitas vezes procuramos a opção mais fácil e pensamos que “deve ser porque eu não encontrei o suplemento adequado, que me ajude a perder gordura” ou “será que, como muita fruta que tem açúcar”. Mas antes de ficar louco e começar a culpar até ao apontador rever estes aspectos:

Consumir álcool no fim de semana

As bebidas alcoólicas, além de não ser nada recomendáveis para a sua saúde, adicionam calorias extras que você não fornecem nenhum nutriente interessante. Se quiser baixar o seu peso e a sua percentagem de gordura estas calorias extras de forma líquida, e portanto pouco de satisfação, não te vão ajudar. Quanto menos álcool, melhor.

A solução: visa realmente o álcool que consome, não apenas durante a semana, mas também se encerrar o fim de semana. Mude as bebidas alcoólicas mais fortes por vinho ou cerveja e proponte fazer uma redução, à metade, pelo menos, se o início se parece muito removê-lo totalmente. Mas, se quiser acabar de convencê-lo, eu recomendo deixá-lo totalmente por 2 semanas e ver sua evolução. Ver os efeitos que tem deixar o álcool é suficiente para motivador para deixar de consumir.

Você come muito depressa

Comer depressa demais pode fazer com que seu cérebro não receba a tempo os sinais de hormônios de saciedade que o seu estômago está enviando, por isso que você acaba comendo mais do que a conta. Comer devagar pode reduzir a sua ingestão de energia e fazer você se sentir mais saciado ao terminar. Além disso, comer devagar influencia o número de vezes que masticamos. Ao mastigar, aumentamos o nosso nível de saciedade e, portanto, reduzimos as calorias que ingerimos.

A solução: se você estiver habituado a comer mais rápido, você deve prestar atenção a sua forma de comer por um tempo até que comer mais lento se torne algo automático para você. Alguns truques são deixar o garfo na mesa entre lanche e lanche para não ir pegar comida quando você não está mastigando o anterior mordida. Outras pessoas conseguem comer mais lento usando varetas. Sim, soa a loucura! Mas funciona, já que muitos não temos tanta habilidade comer com pauzinhos que com um garfo e nos faz reduzir a velocidade de forma inconsciente.

Por último, confira que sua comida não seja muito líquida. Pode ser que no lugar de um creme precisar tomar uma salada ou uma legumes refogados ou no lugar do suco, o que tem lhe tirado toda a fibra e não se enche, deve tirar uma peça de fruta.

Pouco saudáveis do fim de semana

Te portas como um anjo durante toda a semana, mas o fim de semana chega e dá rédea solta a todos os seus desejos. De acordo com um estudo publicado em 2003, no Obesity Society, dos adultos americanos consomem 115 kcal/dia mais nos fins de semana, principalmente através de gordura e álcool. Mas o problema, acima de tudo, é daqueles que ultrapassam a média de forma abismal, os que passam do branco ao negro o fim-de-semana. Você se sente identificado? Não se preocupe porque há solução.

A solução: normalmente, isto ocorre porque estamos sendo muito rigorosos durante a semana. E a comida que nos incomoda tanto de segunda a sexta-feira que, a partir de sexta-feira à noite, damos o pontapé de saída para a comida lixo. Uma solução pode ser fazer mais atrativos seus pratos de semana. A dieta saudável é muito mais do que comer salada e frango grelhado. Você pode pegar ideias no meu Instagram ou no blog de Truque ou Prato. Se ainda assim você não consegue conter a compulsão o fim-de-semana, aqui eu explico como você pode evitá-los.

Não é você verificar os marcados

Pode ser que confie em que se colocam em letra grande para os produtos que se vendem no supermercado, mas eu aconselho você a começar a olhar para a letra pequena. Por muito que se vendam algo como light ou como 0% de gorduras ou 0% de açúcares, você deve saber o que você está vendendo. Uma sobremesa 0% gorduras certamente este cheio de açúcares e um alimento light pode nos dar a impressão de ser pouco calórico, por vezes, comemos mais do que realmente deveria.

A solução: evite ao máximo os produtos processados e começa a comer alimentos que não traga embalagem. As frutas, verduras, legumes, carnes e peixes frescos ou legumes não costumam trazer muitos problemas. E quando vírgulas embalados aprende a ler e saber o que realmente se está vendendo.

Não comer bastante verdura

Pode comer à vontade e pode até saber identificar seus sinais de fome e saciedade, mas se não comer o suficiente legumes, você estará consumindo muito possivelmente mais calorias do que as que necessita. Se quiser perder peso (ou simplesmente comer de forma saudável) sua dieta deve fornecer alimentos de baixa densidade energética e alta densidade nutricional. Isso quer dizer alimentos que te forneçam volume e nutrientes de qualidade e não muitas calorias. Existe algo melhor do que os vegetais ou de produtos hortícolas para isso?

A solução: come verduras e legumes de época e inclúyelas em todas as suas refeições e jantares como prato principal. A recomendação é que as verduras e hostalizas devem ocupar mais ou menos a metade do que se está comendo. Aprenda pratos novos à base de legumes e descobrirá um mundo delicioso além de feijão com batata e brócolis no vapor.

Esse consumo ocasional não é tão ocasional

“De vez em quando eu tomo uma cerveja”, “de vez em quando como algum croissant”, “de vez em quando como alguma pizza”. Se formos somando estes “de vez em quando”, não é que às vezes você faça alguma transgressão, mas todos os dias há algo em sua dieta que não te ajuda a chegar ao seu objetivo. Às vezes é complicado perceber porque o nosso cérebro é especialista em ignorar certas coisas sem importância, para não saturar-e certamente não lembrará que você comeu na quarta-feira.

A solução: registra, durante uma semana, tudo o que você come e check-out no fim da semana para detectar as diretrizes que você deve mudar. Simplesmente apontar o que comemos em ocasiões altera nossa alimentação e tornar-nos mais conscientes do que realmente estamos consumindo o que acabamos comendo melhor.

Você está estressado ou não dorme o suficiente

O estresse crônico, os problemas de sono e as poucas horas que passamos de descanso fazem com que nossos hormônios ficam em alerta. A elevação do cortisol, a hormona do stress, ou o aumento das sensações de fome (por diminuição da leptina) podem levar, entre outros motivos, a ganhar peso ou a impedir que podemos perdê-lo. Além disso, tanto o estresse quanto a não dormir de forma adequada podem ser um perigo não só para o peso, mas para a saúde em geral.

A solução: procura métodos para reduzir ou gerir o stress como podem ser técnicas de relaxamento, yoga ou de gestão do tempo. No que diz respeito às horas de sono, estabeleça horários para dormir e diminui a ativação reduzindo a luz em casa e a exposição a telas, como a televisão ou o telefone de uma hora antes de ir dormir.

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