6 passos para deixar de sentir-se ultrapassado

Em um mundo cada vez mais exigente, cheio de responsabilidades, é cada vez mais frequente sentir-se ultrapassado. Supera essa sensação aplicando 6 etapas simples

stop-ansiedade

Quem não tem sentido essa sensação alguma vez? Uma agenda apertada, um imprevisto que te obriga a mudar o rumo de sua jornada, ou a simples acumulação de problemas, podem levá-lo a sentir-se ultrapassado pelas circunstâncias.

Pessoalmente, acho que o melhor para evitar este tipo de situações é contar com um sistema de produtividade pessoal, como pode ser GTD e alguns hábitos básicos bem cimentados no âmbito da autogestão. Não eliminados estas situações, mas garanto-vos que passaram de frequentes”.

No entanto, esses momentos de desassossego continuam a existir. Precisamente por isso, eu gostaria de propor-lhe alguns passos, ou pontos de apoio, se preferir, para atenuar essa sensação de falta de ar , que às vezes se prolonga para além de um momento pontual e te impede de se concentrar para dar o melhor de si.

1. Respira

Nesse momento pontual no que tudo venha abaixo, em o que terás um estresse intenso ou até mesmo ansiedade, ter praticado exercícios de relaxamento e até mesmo meditação permite ‘esfriar’ a situação, graças à regulação da respiração e da renovação de seu foco de atenção.

2. Concentre-se no horizonte de perspectiva mais imediato

Uma vez passados os primeiros momentos de movimentos, tem que seguir a pé até poder chegar a um local ideal para reorganizarte. Por exemplo, se você está trabalhando, você terá que terminar a sua jornada.

Fixa sua atenção em assuntos mais imediatos e tenta esquecer o resto. Se você está em seu escritório, mergulha no trabalho, em suas ações mais imediatas para tentar tirar as emoções negativas e navegar até a margem.

3. Para e restea seus assuntos

Acredite em mim, por mais livre que esteja, pode levar 30 minutos ou uma hora para reorganizar toda a sua atividade. Detém-se nesse momento para inventariar seus assuntos, dar mais atenção a um por um e tomar decisões sobre queé fazer a respeito de cada um deles.

Eu recomendo-te que confeccionaras uma lista com todas as suas questões e processá-los para transformá-los em atividades concretas que possa realizar com a intenção de passar à acção, adoptando um papel proativo em vez de ficar a vê-las vir

  1. Redige com algum detalhe as questões a resolver.
  2. Processa cada uma delas. Converte esse assunto em uma atividade. Às vezes pode ser difícil transformá-los em uma única ação ou definir a totalidade da atividade. Nesses casos, define, o mais evidente e escolha a primeira ação a ser realizada.
  3. Pergunte a si mesmo quais você pode renegociar para demorarlas ou fixar uma entrega mais espaçadas. Funciona no profissional e no pessoal.
  4. Escolha as primeiras acções a realizar e põe-te a isso com toda a naturalidade.

4. Torna-o mais importante

Eu sei que parece incrível, mas há coisas que podem esperar. Há coisas que você pode deixar a um lado, não fazer e sua vida pode melhorar.

Depois de inventariar toda a sua atividade e classificar para sair deste estado de saturação, deixa de lado tudo aquilo que não te ajude a voltar ao normal. Tanto atividades de lazer que não ajudá-lo a relaxar, como temas de trabalho que possa adiar ou delegar em outras pessoas, ou simplesmente a perceber que há atividades que não lhe acrescentam nada e que você faz para mantê-lo ocupado. Apártalas de sua vida durante alguns dias, ou semanas, até se recuperar.

5. Saia

Aparta-te de todas as fontes de notícias, sites, vídeos online que você usa com frequência. Evita a sobrecarga cognitiva. O excesso de informações e de inputs artigo já é ruim por si só, satura a sua capacidade de atenção, mas quando você tentar inverter uma situação de sobrecarga é um reator que não lhe permite concentrar seu foco no que é importante.

6. Pede ajuda

Aos seus companheiro de trabalho e a sua família. Distribuição da carga e receber apoio não apenas reduz a sua lista de temas pendentes, mas que também te ajuda a entender que você tem apoios. Vale a pena falar com os outros deste tipo de problemas, mesmo que seja apenas para tirá-lo de dentro e tirar umas palavras de apoio.

Se a sensação persistir e não vão a tensão, a ansiedade, o estresse, procure um profissional. Um dia eu cheguei a um psicólogo para que me ajudasse a entender o por que do estresse sofrido sob certas tensões e a geri-la melhor. Sem dúvida, uma das melhores decisões que tomei nunca.

Chegados a este ponto, lembre-se: os seis conselhos que te dei são um resetado parcial para tentar criar as condições ideais para voltar a normalizar e corrigir essa sensação tão desagradável de descontrole e vital que emerge em determinados momentos de sua vida.

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