6 motivos pelos quais é importante ter massa muscular

Não paramos de ler artigos e posts sobre como ganhar massa muscular ou como hipertrofiar (ampliar) a nossa musculatura esquelética, com que métodos e que…

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Não paramos de ler artigos e posts sobre como ganhar massa muscular ou como hipertrofiar (ampliar) a nossa musculatura esquelética, com que métodos e que imagem conseguiremos ter com um determinado tipo de treinamento. Mas antes de mais nada e acima de tudo, convém entender por que devemos trabalhar a musculatura e, em seguida, entraremos em como fazê-lo.

1.Pelo papel fundamental que

  • Podemos Nos mover (Caminhar, pegar coisas,…) graças a eles. Os músculos produzem energia mecânica dos substratos energéticos que lhes abastecem (transformam energia química em movimento).
  • Manter a postura e dar estabilidade às articulações com a ajuda de ligamentos, tendões e fáscias. Ter uma boa postura é a melhor forma de lutar contra a força insuperável da Terra, chamada gravidade.
  • Protegem partes vitais do corpo.
  • Junto ao tecido conjuntivo (fáscias, tendões e ligamentos), possuem sensores que nos permitem perceber a posição do corpo no espaço (propriocepção).
  • Ajudam a regular a temperatura do corpo (que produzem grande parte do calor total do corpo) e geram calor pelas seguintes razões:O consumo de substratos energéticos resulta energia calórica (Ação catabólica).Por fricção quando se ativam.O sangue que chega a eles e a grande irrigação que têm por função que têm.
  • Para que o sangue venoso, sangue não oxigenado, retorne ao coração contra a força da gravidade da musculatura esquelética, junto a outras estruturas, como as válvulas semilunares das veias, tem um grande papel ao contrair-relaxar-se contrair. Embora os músculos não são os únicos que participam no retorno venoso. Por exemplo, o coração funciona como uma bomba de sucção por si só.

2. Músculo é sinônimo de qualidade de vida

Ter uma massa e tônus muscular adequado é ter qualidade de vida e, de forma mais geral e mais importante, é sinônimo de vida. De fato, à medida que nos tornamos mais velhos, uns antes outros (depende da genética e ESTILO DE VIDA), vamos perdendo massa muscular e força, vamos nos transformando em gordura. Portanto, o trabalho da força é de vital importância.

3. Trabalha a tua força

O trabalho da força para ganhar massa muscular é importante para ter uma boa qualidade de vida. Associações de grande prestígio mundial como a OMS (Organização Mundial de Saúde (oms), a BMJ (British Medical Jorunal) e o ACSM (American College of Sports Medicine), entre muitas outras, o aconselham. O problema vem quando prescrevem o tipo de treinamento. Nenhum protocolo de todas as associações de prestígio coincidem em variáveis de treinamento, tais como densidade (descanso entre os exercícios, a Intensidade, volume e frequência.

Quantos dias e horas da semana? Quantas séries e repetições? Qual é o tempo de execução e em que intensidade, exatamente? Quais são os exercícios e métodos de treino, exatamente? Lamento dizer-vos que todas estas questões correspondem a aspectos multifactoriales e que, portanto, a dia de hoje ninguém tem a resposta concreta. E quando algo depende de tantas coisas, internas e externas ao corpo humano, dificilmente se pode padronizar ou assegurar a 100%.

Mas também é verdade que a tendência de um tipo de trabalho (treinamento, estímulo) bem ordenado e executado acabam gerando adaptações positivas. E o que está claro é que os estudos em cada arquivo de prestígio dão resultados diferentes para agir de uma maneira ou de outra. Mas têm mostrado, cada uma delas com uma amostra grande (número de pessoas estudadas), que o treinamento de força (Intenso) é importante. Eu mantenha a sua musculatura em forma!

4. Mantém afastados da gordura

Ter massa muscular faz com que o corpo consuma mais energia em repouso (eleva o metabolismo basal) e mantenha a ralla seu % de gordura, ou, em qualquer caso, que o seu % de gordura seja mais baixo do que seria, mas trabalhou sua musculatura com um bom trabalho de força. Bom trabalho de força não significa trabalhá-la em excesso, pois passaria a ser prejudicial para si. Em um futuro post falo-te sobre a dose adequada do treinamento de força, como fazer, com que os exercícios com quantas séries, repetições, etc.

5. Retarda seu envelhecimento

Como disse Percy B Shelley, “morrer jovem o mais tarde possível”. Para atrasar o máximo possível o processo de sarcopenia. Em essência, a sarcopenia faz referência à perda de massa muscular e força, fruto do envelhecimento e/ou sedentarismo (Bosco & Komi, 1980; Young, 1987; Rosenberg 1989). Embora Evan e Campbell (1993) foram os que ampliaram o conceito e, apesar do muito que nos resta saber, pode ter que ver também com conceitos como a redução do gasto basal, aumento de gordura corporal, maus hábitos nutricionais, menor tolerância à glicose, entre outros, com o passar dos anos. Portanto, pode-se imaginar o que pode acontecer se juntas vários fatores de risco como fumar, beber álcool em excesso, sedentarismo, excesso de peso ou obesidade, uma vez que está cumprindo anos, sobretudo a partir dos 30 anos. E o cumprimento anos, não pode impedir, mas para evitar os últimos fatores que te acabo de citar si. Em tuas mãos está, estimula a musculatura e o resto dos sistemas do corpo trabalhando a força, resistência e flexibilidade dinâmica e estática.

6. Protege o seu corpo

Porque seu corpo termoregulará melhor a sua temperatura. Você terá menos frio no inverno e menos calor no verão, com a ajuda de outros sistemas e estruturas do corpo. Além disso, você também estará mais protegido contra impactos ou movimentos imprevistos que podem ocorrer em sua vida diária como, por exemplo, receber um golpe contra alguma coisa, mudar radicalmente de posição de forma rápida quando cai um objeto no chão ou se resbalas e tenta se manter em pé.

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