10 métodos de treinamento que funcionam

10 métodos de treinamento

fitoMeu objetivo como especialista em Ciências do Exercício Físico e do Esporte, não é mais do que incentivar a prática de atividade física. Sei de boa mão que o método “não método” é o melhor. Ou seja, eu posso explicar que o melhor é variar os tipos de exercícios, que os progressos são graduais e devem respeitar as adaptações de seu corpo, que fazer exercício e alimentarte bem é um hábito de vida e não um fim para obter rapidamente resultados.

Mas para a grande maioria das pessoas gostam de aderir a métodos de treino que prometem resultados rápidos, mas que são rígidos em muitas de suas partes. Sei de boa mão que esses resultados não chegam rapidamente, mas… que porra! Se tomadas as medidas preventivas adequadas, se um profissional da saúde se dá o ok antes de realizar qualquer método, se um método se motiva por o que quer que seja…. Em qualquer caso, prefiro usar esses métodos para que você aprenda diferentes recursos e faça exercício físico. Prefiro isso a que não faça nada.

Te proponho diferentes métodos de treino que você pode usar, combinar ou até mesmo você pode somar com o que já sabe:

Método Dr Cánovas

Método de treino que se baseia a medicina e, mais especificamente, no da fisiologia do exercício físico. O método Cánovas baseia-se em ir ao ginásio uma vez por semana, 20 minutos ativos. Em várias fontes consultadas, o autor defende que com 20 minutos intensos (é importante que sejam intensos) o seu corpo pode mantê-lo saudável em qualquer idade. Ele fala de saúde e não de desempenho esportivo. Defende também que a intensidade do exercício, bem como o tipo de exercícios, está adaptado a cada pessoa que vai ao seu centro. Com seu método, explica que é possível corrigir hábitos posturais, recuperar de algumas lesões, retardar o declínio físico progressivo e obter uma condição física saudável.

Crossfit

É um método criado nos EUA, atualmente, instaurado em muitos locais de Portugal. É um método centrado na intensidade, não apenas para o gasto calórico durante e após as sessões, mas a resposta hormonal ao treino intenso. Crossfit foge da especialização e nunca pretende-se melhorar a qualidade física específica. Concentra-Se em trabalhar todas as capacidades físicas básicas em função do que é o ser humano, com movimentos globais (que abracan muitas articulações de cada vez). Desta forma melhorar a força, potência, coordenação, equilíbrio, resistência e da mobilidade articular em movimentos absolutamente funcionais. O Crossfit promove a superação contra si mesmo, e não contra ninguém, apesar de que ele treina em grupo para criar esse sentimento de grupo, de grupo, de tribo e, em definitiva, de filosofia de vida.

Tac-Fit

É um método de preparação física criado por Scott Sonnon e amplamente desenvolvido, com algumas diferenças, por Alberto Gallazzi (“guarda-costas”, especialista em segurança). Ele nos propõe um programa de treinamento que trata militares, corpos e forças de segurança e bombeiros, como atletas de elite, apostando na eficácia e eficiência em seus exercícios, para que possam ser levados a cabo durante um longo período de tempo sem lesões e com uma intensidade elevada. Um militar, policial ou bombeiro pode-se encontrar diante de qualquer situação imprevista que o obrigue a estar em dias com um esforço físico e mental considerável. Estes profissionais devem ser capazes de salvar a vida de pessoas, cumprir um objetivo militar em território inimigo ou apagar um fogo sem paralisar-se por uma situação de estresse máxima e sem se lesionar. Além disso, devem suportar esforços muito intensos em momentos pontuais e recuperar-se rapidamente, porque, talvez, dentro de 2 minutos tenham que voltar a repeti-lo e, assim, tantas vezes como for necessário. Tac-fit satisfaz todas estas necessidades. Esta filosofia de trabalho é denominaS.T. (Circular Strength Training), que utiliza os protocolos (grupo de exercícios) de TAC-FIT para preparar especificamente para seus praticantes. C. S. T. trabalha em 3 círculos: a) Fluência, ritmo, harmonia e máximo da escala de mobilidade articular em todas as partes do corpo, baseado no INTU-FLOW (Método russo milenar modernizado que defende a saúde e longevidade). (Aquecimento). b)Trabalha a força com exercícios funcionais dinâmicos e estáticos com autocargas (Próprio peso do corpo). Também combina exercícios com clubbells, objeto de treinamento patenteado por Scott Sonnon em 2003, que deriva do “clube” (ferramenta de treinamento e para a guerra mais antiga do mundo, usada na Antiga Rússia, Pérsia e Índia). c)Trabalho de compensação, utilizando técnicas do Prasara Yoga.

Tábata

É um método que combina pausas completas, com exercícios globais, realizados a uma intensidade alta. O método consiste em 8 séries de 20 segundos, devendo fazer o máximo número de repetições, com 10 segundos de descanso absoluto entre elas. Se você fizer a soma, você vai perceber que dura apenas 4 minutos. Você pode usar um timer em forma de app, como Seconds Free em sua versão gratuita. Na série, você pode escolher praticamente qualquer exercício como burpees, flexões, saltos, flexões de braços, passos, entre muitos outros. O importante é que os exercícios sejam globais, envolvendo todo o seu corpo ou a um grande número de articulações) e são realizadas de forma intensa. Como é um método intenso, antes de começar por sua conta, vá fazer um exame médico e informa aos médicos o que você vai fazer.

Mov Nat

MovNat ou “Movimento Natural” é um método de treinamento não convencional baseado em habilidades básicas que deveria desenvolver o corpo humano, através de movimentos naturais: habilidades locomotoras, como caminhar, correr, saltar, rastejar, subir e escalar, nadar e manter o equilíbrio, Habilidades manipulativas como jogar, carregar, levantar, e combativo, como lutar e defender-se. Tudo isso sem materiais especiais, como os de um centro de fitness. MovNat é duro e exigente, mas com níveis para todos, com realismo e praticidade, para ser aplicado em qualquer área da vida real. É progressivo e seguro. Sempre se busca a utilidade e a eficiência dos movimentos. Não fazemos repetições, mas que nos adaptamos às demandas contextuais do terreno, o clima, o stress, a visibilidade, as limitações, o peso, as superfícies irregulares. Em Mov Nat treina para a vida real.

Insanity

Shaun T criou este sistema de treinamento focado na alta intensidade. Em suma, um método de treino HIIT (High Intensity Interval Training). Este método propõe um programa de treinamento com auto-teste para avaliar o seu nível de condição física e algumas dicas nutricionais que completam o plano de exercício físico. Este é um outro método que é vendido no formato de DVD’s e, portanto, recorre a um profissional de saúde antes de fazê-lo. O programa Insanity se propõe um treinamento de dois meses de duração, eu te proponho que você implementa o exercício físico em progressão durante toda a vida. Isso sim, se este método lhe motiva e começa por aí, para depois passar a outra coisa que te motiva e assim por diante até o final de seus dias perfeito. Sempre buscando profissionais de saúde, repito, antes de ir em qualquer sistema de treinamento, inofensivo e divertido que pareça, a priori.

App Freeletics

Embora eu não sou amigo das apps para treinar, pois nada é melhor que um grupo multidisciplinar de especialistas em exercício físico e saúde, devo reconhecer que esta app tem causado furor e por isso vos apresentamos em que consiste. A partir daí, juntamente com a informação que reviravolta em todos os meus posts, que cada qual escolha a sua melhor opção. Esta aplicação integra-programado de treinamento criado por alguns formadores de München (Alemanha). Você pode praticar em qualquer lugar, já que utiliza a calistenia (do próprio corpo) como ferramenta de treinamento. Os programas criados pelos autores deste app centram-se na intensidade, defendendo a resposta hormonal e gasto calórico durante e depois do exercício. Esta app conta com uma comunidade para medir-se com pessoas de todo o mundo e conta com o envio, via e-mail, de conselhos em forma de posts sobre exercício físico e saúde. Os programas duram entre 5 e 45′ muito intensos.

Tap Out

Método intenso com programas de exercícios baseados na preparação física de MMA (Artes Marciais Mistas). Este método, que é vendido em DVD’s, te permite treinar em sua casa, utilizando golpes explosivos (golpes com o punho, chutes, cotoveladas, joelhadas,…), e de saltar à corda, entre outros. Seu objetivo é trabalhar todas as qualidades físicas básicas (Força, Flexibilidade, Resistência e Velocidade), além da coordenação e equilíbrio em qualquer lugar onde você possa reproduzir o que está em seus vídeos. Tenha em conta para qualquer sistema de treinamento em formato de DVD ou aplicativo ou qualquer um deste tipo, que você deve sempre informar aos profissionais de saúde especialistas em exercício físico para saber se pode ou não seguir estes sistemas de treinamento por sua conta.

Paleotraining

O paleotraining é uma forma de treinar que se inspira na vida cotidiana e os movimentos que fazia o ‘Homo sapiens’. Partindo das habilidades motoras heranças do período paleolítico e ancoradas nos genes do homem atual, o método baseia-se na reprodução dos movimentos realizados por nossos antepassados para sobreviver, com o fim de recuperar e desenvolver as capacidades físicas originárias do ser humano que o homem atual perdeu a forma em que vivemos. O método procura desta forma de restabelecer o estado de saúde físico que teve o homem em suas origens. O método procura estimular os genes e provocar uma melhoria na saúde, silhueta, postura, proporção corporal e desempenho físico.

Método Magalí

Este método, que é realizado emsala Magalí, uma sala de treinamento de Barcelona, que se concentra em sessões intensas de 30′. Este sistema defende que os benefícios que você vai encontrar são os seguintes: Maior concentração, reduzir o stress, ao excluí-lo, prevenir lesões, otimiza seu tempo, aumentar o seu metabolismo basal, durante e depois dos treinos e se adapta aos seus horários, já que têm aulas durante todo o dia.

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