10 dicas para não engordar no verão

Agora que chega o momento de fazer muitas cervejas com os amigos, tenha em conta estas 10 dicas para não engordar no verão.

cervejas-verão

O calor aperta esses dias. Além disso, começamos a sair mais do que o habitual e tomar as típicas tapas e cervecitas com os amigos. Assim, o verão está cheio de tentações em forma de comida e queremos poder desfrutar, ao mesmo tempo em que não queremos perder tudo o que conquistamos, à base de muito esforço durante o ano. Precisamente por isso, deixo algumas dicas para que você desfrute com a cabeça nesta época do ano e conseguir voltar de férias sem ter ganho peso.

1. Monitora com o álcool: as bebidas alcoólicas nos proporcionam uma alta quantidade de calorias e poucos nutrientes. Um copo de whisky com gelo pode ter 140kcal, um rum com cauda atinge as 220kcal, um copo de calimocho soma 155 kcal, uma cana-de-cerveja de 200ml se eleva até as 90kcal e uma taça de vinho de 150ml seriam umas 125kcal.

A maioria das pessoas bebe mais nas refeições sociais ou quando está com os amigos, e estas são tiradas na época de verão. Você pode tomar alguma cerveja ou uma taça de vinho, mas não é sempre que você sair, você tem que beber. Escolhe outras bebidas, como cerveja sem álcool, sumos, infusão com gelo ou água. Sim, você também pode pedir água em bares! Não digo que o faças sempre, mas vigia, não dê bebidas alcoólicas em cada refeição ou saída com os amigos. Comece a somar e você verá a quantidade de calorias semanais que você pode chegar a economizar!

2. Prioriza os produtos hortícolas, como primeiro prato: se vai de churrasco ou sais a fazer uma paella com amigo, é iniciar a refeição com uma boa salada ou com um prato de gaspacho. Isso fará com que então esteja mais cheio e não abuses de outras refeições muito calóricas. Continuará a ter, mas não precisa de grandes pratos.

3. Entre as refeições, escolha frutas: com tanto tempo livre em férias, a vontade de petiscar aumentam. Se você é alguém que precisa repor as forças horas extras, escolha frutas frescas que tiver na geladeira. Eu recomendo tirá-los um pouco antes para que sentisse mais sabor. É uma maneira saudável e ideal de beliscar entre as refeições para não ir somando quilos.

4. Faça gelados caseiros: às vezes nos sentimos como um sorvete ou um granizado mantenha o frescor quando o calor aperta. Eu sugiro duas opções. Em primeiro lugar, granizados de fruta feitos com frutas congeladas. Quando a fruta já está madura pélala, cortala e congélala. Em seguida, você terá em seu freezer para um perfeito aperitivo bem fresco para o meio da tarde. Você pode, por exemplo, pique-os em um liquidificador 1 copo pêssego com um pouco de água, 5-6 framboesas e o suco de um limão. O resultado será um super granizado home sem nada de açúcar.

Por outro lado, você também pode bater a fruta e colocá-la em moldes para sorvete. Por exemplo, faça um batido de banana com iogurte e o chocolate em pó; se a banana não está muito maduro, você pode adicionar um pouco de adoçante. Você terá um snack perfeito para desfrutar entre horas.

5. Nos buffets livres, come em casa: se você está de férias e em seu hotel oferecem buffet livre, seja cauteloso e tenta comer como se estivesse em casa. Muitas vezes penso que não somos conscientes de tudo o que chegamos a comer em um buffet livre. De fato, se um dia em tua casa se pusessem diante de tudo o que se você chegou a comer no buffet diria que tornaram-se loucos e que dificilmente se zamparías tudo isso.

Come como você faria em sua casa. Junte-não significa atiborrarte. Escolha o que você mais gosta e coloque em um prato, mas evita o fato de levantar-se uma e outra vez para repetir. Se você tem vários dias de férias por diante, você poderá experimentar tudo o que há no buffet. Não há falta acapararlo todo o primeiro dia.

6. Escolha tops pouco calóricas: se você vai de petiscos com os amigos, certamente, acima da mesa serão abundantes as bravas e os fritos. Se quiser que os petiscos são menos calóricos, pede também algumas tampas de amêijoas, mexilhões, camarão ou em conserva (picles, cebolinha, etc.). Estas são muito menos calóricas e evitar que abuses do resto. Não se trata de comer nem uma brava, trata-se de que você tenha várias opções e que nem todas sejam uma bomba de calorias.

7. Pensa no resto da semana: diante das tentações de verão, tenha em conta o que você fez ou o que farás o resto da semana. Este é um dos pontos básicos para não aumentar de peso. Se ontem você saiu com seus amigos e se você comeu uma pizza, hoje pela manhã, você vai tomar um heladito, antes de comer umas cervejas e umas tapas e depois uma paella, por si mesmo, verá que manter o seu peso será impossível. Se ontem você saiu e hoje você ficou, novamente, escolha desta vez algo menos calórico para comer. Não é questão de que esteja pendente todo o dia, o que você comeu ou do que você vai comer, simplesmente trata-se de agir com um pouco de cabeça e não desmadrarse gastronomicamente falando, dia sim, dia também.

8. Ouça seu corpo, não para a sua cabeça: mmmm batatas, sou um sorvete, sou uma morcela de churrasco…e assim se pode passar a sua cabeça o dia inteiro. Mas se você fizer um pouco de caso para o seu corpo, você verá que já está cheio. Se o que mais lhe apetece para não notar aquela sensação constante de cansaço, escolha algo mais leve e faça um grande favor a seu corpo (não a sua cabeça), que pede a gritos que você deixe de dar comida de forma constante. Estamos constantemente expostos a tentações alimentares, e mais ainda no verão, mas se você escutar um pouco mais o que diz o seu corpo, algo que nunca nos ensinaram, tudo seria muito melhor.

9. Mexa-se: se durante o ano a treinar todos os dias e no verão se vai tomar com um pouco mais de calma, tenta reduzir a sua ingestão de alimentos. Os primeiros dias vai ser difícil, mas depois seu corpo se acostumar com ele a comer um pouco menos. Não comer pouco, mas comer o que você precisa em relação ao exercício que você fizer. De qualquer forma, eu recomendo seguir praticando algum esporte ou atividade física, como uma caminhada pela montanha ou um mergulho na piscina ou no mar, para manter um hábito de atividade física saudável.

Se, pelo contrário, vai fazer um pouco mais do esporte, ecuerda que isso não tem que ser a desculpa para comer pior. Comer mais quantidade mas não empeores por isso a qualidade.

10.- Não faça dieta: esqueça-se de fazer dieta nas férias. Não há nada pior do que estar pendente de comida o dia todo. Comportamentos demasiado rigorosos têm como consequência, normalmente, excessos com a comida quando passamos “do outro lado”. Mantenha hábitos de alimentação saudável, mas permita-se sair com os amigos e desfrutar de vez em quando.

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